Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens

domingo, 2 de abril de 2017

Festa da Leitura

Para encerrar a Semana da Leitura, realizamos a cerimónia de entrega de prémios aos alunos que venceram os concursos dinamizados pela biblioteca escolar nos dois últimos períodos escolares.
A festa da Leitura iniciou-se com a mensagem de boas-vindas aos presentes, proferida pelo diretor do agrupamento Dr. Jorge Sequeira.


Foram os alunos do 4ºano da T8, orientados pelas professoras Beatriz Urbano e Catarina Marques, que deram início ao programa cultural deste fim de tarde, com a dramatização do conto "A menina do mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen.



A primeira entrega de prémios desta cerimónia foi para as vencedoras dos concursos “Pontapés da Gramática do 2ºCEB e 3ºCEB” (1º e 2º períodos) e “Viagens no Espaço e no Tempo” (1º e 2º períodos). Os prémios foram entregues pela professora bibliotecária Helena Sampaio e pela professora de português Antónia Santos.


De seguida tivemos oportunidade de assistir à encenação do poema “Brincar com as palavras de Luísa Ducla Soares pelos alunos da oficina de teatro dirigidos pelo ator e encenador William Gavião.


Após esta bela interpretação pelos alunos que frequentam a oficina de teatro, fizemos a entrega dos prémios ao “Melhor Leitor do 1º período” e ao “Melhor Leitor do 2º período” – 1º CEB e 2º e 3º CEB e aos alunos vencedores dos concursos “Á Descoberta da Biblioteca” e “Ler por Prazer”. Os prémios foram entregues pela professora bibliotecária Ana Paula Gaspar e pela presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 2º e 3º ciclo da EB Eng. Fernando Pinto de Oliveira, Elisabete Martins e Castro.


Esta cerimónia continuou com um momento musical: Kumbaya e Rock my Soul - Espirituais Negros pelo coro de alunos do 9°ano, dirigido pela professora Sara Amorim e acompanhados pelo professor Duarte Cardoso.


Já quase no fim desta Festa da Leitura procedemos à entrega de Diplomas aos alunos finalistas do Concurso Nacional de Leitura, 1ª Fase – Escolas e à Entrega de Prémios às três vencedoras do Concurso Nacional de Leitura, 1ª Fase – Escolas.



Para terminarmos da melhor forma a  Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 2,3 de Leça da Palmeira surpreendeu com uma atividade onde os pais/encarregados de educação foram desafiados a demonstrarem os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa... digamos que as equipas ficaram quase, quase empatadas... :) 


E, com muitas gargalhadas e alegria terminamos mais uma edição da Semana da Leitura 2017.
  













domingo, 13 de março de 2016

Programa da Semana da Leitura 2016

A Semana da Leitura no agrupamento de escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira é sempre repleta de atividades.

Aqui fica o programa da 10ª edição.



quinta-feira, 19 de abril de 2012

segunda-feira, 12 de março de 2012

Festa da Leitura na EB de Leça da Palmeira

Na passada sexta-feira, dia 9 de março, na EB de Leça da Palmeira a “Festa da Leitura” marcou, mais uma vez, o encerramento da Semana da Leitura. O diretor, Dr Jorge Sequeira, e a coordenadora das bibliotecas escolares do Agrupamento, professora Ana Paula Gaspar, deram as boas-vindas a todos os presentes, alunos, pais e encarregados de educação, professores e convidados. Esta sessão de encerramento decorreu no ambiente acolhedor da biblioteca, perante um público atento, interessado e motivado.  

Assistiu-se a bons momentos de poesia, entremeados por música, muita música, muito bem interpretada por alunos do 2º e 3ºciclos que integram as turmas de Ensino Articulado da Música. Leitura expressiva de poemas ligados à temática da solidariedade/cooperação e do ato de ler, leituras encenadas de alguns poemas, extraídos de “O Pequeno Livro de Desmatemática", de Manuel António Pina, assim como a leitura dramatizada de duas cenas do 1º ato de “Leandro, Rei da Helíria", de Alice Vieira, cativaram de forma especial a atenção de todos.

Procedeu-se também à entrega de diplomas e prémios aos alunos que participaram nos vários concursos realizados desde o início do ano letivo: "Pontapés na Gramática"; “À Boleia pela Europa”; “Um Mergulho na História”; “Veste-te com o livro da tua vida”; “O Natal dos 27”; “Um, dois, três… agora é a tua vez” e “Concurso Nacional de Leitura – 1ª Fase”. Foram ainda destacados os "Leitores do Mês" e “O Leitor mais do 1º Período”. A Associação de Pais patrocinou todos os prémios que foram entregues, cheques FNAC e livros.

A coordenadora da biblioteca anunciou ainda que a escola tinha sido uma das vencedoras do Concurso Uma Aventura Literária… 2012, na modalidade de Teatro, com a adaptação de um capítulo da obra “Uma Aventura na Casa Assombrada” apresentada a concurso pela aluna Ana Margarida Magalhães, do 8º ano. . De realçar que, no ano transato, a mesma aluna integrou a equipa vencedora do Concurso “Uma Aventura Literária… 2011”.
É a 3ª vez que a escola participa na modalidade de Teatro, tendo sido sempre selecionada e, consequentemente, convidada a estar presente na entrega de prémios, em Lisboa, levando à cena a adaptação teatral premiada.
Esta notícia foi "a cereja em cima do bolo", reservada para o final desta semana já tão recheada de momentos marcantes.

No final da sessão, foram distribuídos poemas e marcadores.
VIVA A LEITURA!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Flash Mob "Ler a Dançar" foi um sucesso

« Um flash mob, com cerca de 600 alunos, coloriu, esta quarta-feira, o jardim em frente à Câmara Municipal de Matosinhos, com o principal intuito de motivar para a leitura.
Angelina Pereira, organizadora do evento e coordenadora regional da rede de bibliotecas escolares, explicou que a «ideia de organizar um flash mob deste género surgiu da necessidade de criar incentivos para os jovens lerem». «A adesão foi enorme e tiveram que ficar muitos jovens de fora por falta de espaço. Foi um sucesso», afirmou.» Ler mais »

Veja uma pequena amostra do que aconteceu, através do vídeo divulgado no "BIBLIOTECAR".

Veja também mais notícias e fotos relacionadas com o evento.

PARABÉNS aos dinamizadores, à Academia de Dança de Matosinhos, aos professores bibliotecários diretamente envolvidos, aos alunos participantes e a todos quantos, de uma forma ou de outra,  contribuíram para dar visibilidade à LEITURA.
Matosinhos é um concelho aLeR+.

SURPRESA... na Biblioteca

Divulgamos, neste momento, o último Passatempo em Linha que preparámos para a Semana da Leitura 2012: SURPRESA

Na realidade, foi uma surpresa o que encontrámos na biblioteca, logo de manhãzinha:
Durante a noite, um «trasgo» divertiu-se a fazer as suas judiarias prediletas, na biblioteca. Reina agora, aqui, uma grande agitação: histórias baralhadas procuram os respetivos donos, personagens desnorteadas não encontram a casa onde moravam, páginas e páginas soltas por todo o lado…
(Sabe o que são trasgos? Uma pista: é uma figurinha rebelde, um "menino de vermelho", um autêntico diabrete, que faz perder a paciência a um santo. Entra em contos e lendas muito antigas, sobretudo no Norte, especialmente na região de Trás-os-Montes.
O escritor Alexandre Parafita, que em breve virá à nossa escola, terá mais informações para nos dar sobre estas criaturinhas tão traquinas).
Ilustração de André Letria

Amigo leitor, ajude-nos a restabelecer a ordem na nossa querida biblioteca e pôr um ponto final a todas estas travessuras.
A equipa da biblioteca conta consigo.
Entre diretamente no passatempo "SURPRESA"!

VIVAM AS BOAS LEITURAS!


terça-feira, 6 de março de 2012

Programa - Semana da Leitura 2012

Consulte o programa da Semana da Leitura 2012 da biblioteca da EB de Leça da Palmeira e participe nas atividades propostas.


Passatempos em Linha: Adivinhas

A equipa da biblioteca apresenta um novo desafio  que esperamos que seja do agrado de todos: ADIVINHAS.

Alunos, pais e encarregados de educação, professores, assistentes operacionais da Escola/Agrupamento, amigos e seguidores do blogue, em geral, participem. 

Acesso direto ao formulário aqui.

segunda-feira, 5 de março de 2012

"Caça-Provérbios 2"


A partir de hoje já se encontra disponível o passatempo "Caça-Provérbios 2".

A equipa da biblioteca da EB de Leça da Palmeira convida-o a participar neste desafio.

Não hesite! Pode aceder diretamente ao formulário, clicando aqui.

Amanhã será lançado outro passatempo: "Adivinhas".

Semana da Leitura 2012 - 6ª edição

Inicia-se hoje a Semana da Leitura 2012.

Às 10h30, em todas as escolas do nosso Agrupamento, haverá mais um Momento aLeR+. À hora marcada, toda a comunidade escolar vai interromper as atividades em curso para ler um poema.

Na biblioteca da EB de Leça da Palmeira aproveita-se o momento para, oficialmente, se inaugurar à 6ª edição da Semana da Leitura, em parceria com a Escola  de Música (alunos do ensino articulado).

 VAMOS CELEBRAR A LEITURA! TODOS. EM TODO O LADO.

O programa integra  atividades muito diversas, ao longo da semana:
  - Histórias à solta
  - No Tapete Mágico
  - Leituras Partilhadas
  - Exposições
  - Momentos de poesia
  - Música e Leitura de mãos dadas
  - Sugestão de Leituras
  - Flash Mob
  - Doces Leituras
  - Eco-Leituras
  - "Para quê esconder?" - sensibilização para o bullying  (dia 7 de março, manhã).
  - Concursos:
  • "Passatempos em Linha" (Caça Provérbios 2; Adivinhas e Outras Surpresas)
  • (Na biblioteca haverá computadores disponíveis para que possam aceder diretamente aos formulários)
  • "1, 2 ,3...  AGORA É A TUA VEZ" - 5ª feira, 8 de março, às 10h00.
  • (Inscrição  prévia até 7 de março)
    E, para finalizar, a FESTA DA LEITURA, dia 9 de março, às 18h45.
    Contamos com TODOS! 

quinta-feira, 1 de março de 2012

Flash Mob “Ler a Dançar”

No âmbito da Semana da Leitura 2012, o nosso Agrupamento estará representado no Flash Mob "Ler a Dançar", que vai ter lugar no dia 7 de março, quarta-feira, pelas 11h00, no Jardim Basílio Teles, em frente à Câmara de Matosinhos.

Trata-se de uma parceria entre as bibliotecas escolares de Matosinhos e a Academia de Dança de Matosinhos.

Este evento conta com a participação de cerca de 500 alunos das escolas do concelho, registando-se ainda uma mostra de dança clássica e contemporânea pelos alunos da Academia de Dança de Matosinhos. Haverá também uma sessão de leitura de poesia e distribuição de poemas de vários autores.

A Biblioteca Escolar convida toda a comunidade educativa a associar-se a esta iniciativa.
Traga um livro e venha dançar. (Música M.I.A., Pull up the People)

Todos juntos vamos comemorar a Semana da Leitura!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SEMANA DA LEITURA 2012

A celebração da Semana da Leitura, que vai decorrer entre 5 e 9 de março, centra-se na temática «Cooperação/Solidariedade», juntando-se à proposta pela ONU para o presente ano.

À semelhança de anos anteriores, no Agrupamento Vertical de Leça da Palmeira/Santa Cruz do Bispo, ultimam-se os preparativos para a comemoração desta 6ª edição da SEMANA DA LEITURA.


VAMOS LER COM TODOS EM TODO O LADO!

Informa-te na biblioteca. O programa definitivo será divulgado brevemente.

domingo, 19 de junho de 2011

NOVA ONDA 4 - Edição Especial da Semana da Leitura 2011

Como já foi divulgado, de 28 de Fevereiro a 4 de Março de 2011, decorreu a 5ª edição da Semana da Leitura, no nosso Agrupamento.

Este ano, seguindo as orientações do Plano Nacional de Leitura, conjugou-se a celebração da leitura com a comemoração do Ano Internacional das Florestas.

O resultado está, bem visível, aqui:



No entanto, tratando-se de um Agrupamento aLeR+, a Semana da Leitura prolonga-se no tempo... há ainda Florestas e Florestas a preservar, a fazer crescer, a conhecer…

Na sala de aula, na biblioteca e noutros espaços, fora ou dentro da escola, a comunidade educativa deste Agrupamento, no dia-a-dia, esforça-se por garantir a sustentabilidade do Projecto "SEMEAR LEITURAS".

VIVA A LEITURA!

terça-feira, 1 de março de 2011

Sessão de Abertura da Semana da Leitura

Às 9h30, nas Escolas e Jardins de Infância do Agrupamento, ocorreu mais um Momento aLeR+.

Este ano, seleccionámos o poema Livros, de João Pedro Mésseder.
Nas turmas de 3º Ciclo, leu-se também o poema As Árvores e os Livros, de Jorge Sousa Braga. 

Às 10h30, os alunos do 6º4, turma com Ensino Articulado da Música, dirigidos pela professora Alexandra Madeira, apresentararam o poema inédito, musicado, "O Livro é um Amigo", que mereceu os calorosos aplausos do público presente.

De seguida, os alunos do 9ºA divulgaram o audiolivro "O Principezinho", realizado em Área de Projecto, sob a orientação da professora Anabela Silva. Este trabalho, que contou com a participação de todos os alunos, foi muito apreciado pela sua qualidade e criatividade.

O Director, Dr Jorge Sequeira, felicitou os alunos e professores, que intervieram nestas actividades, e referiu-se à importância da Semana da Leitura, que hoje se iniciou em todo o Agrupamento. Incentivou também os alunos do 9ºA a partilharem e divulgarem o trabalho apresentado nas EB1 do Agrupamento.

Encontram-se também em exposição os trabalhos dos alunos do 2º Ciclo- 5º Ano, inspirados na leitura do livro "Estranhões e Bizarrocos", de José Agualusa, assim como "As Árvores" do 6º1, elaboradas nas aulas de EVT, com materiais reciclados.

"Os livros que não podem morrer", resgatados por alunos de diferentes anos, do 2º e 3º Ciclos, correspondendo ao apelo lançado pela Equipa da Biblioteca, foram também divulgados nas folhas da  árvore que se encontra à entrada da Biblioteca.

Quanto à decoração da Biblioteca... esperamos que vos agrade.



Visitem a Biblioteca.
Participem nas actividades

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Programa da Semana da Leitura 2011

O Programa da Semana da Leitura pode ser consultado aqui:

Open publication - Free http://www.blogger.com/%3CA

Aguardamos ainda a confirmação de algumas actividades que, por esse motivo, ainda não estão inseridas.


PARTICIPEM!


BOAS LEITURAS!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SEMANA DA LEITURA 2011

Este ano, a Semana da Leitura, no nosso Agrupamento, vai decorrer de 28 de Fevereiro a 4 de Março.
Todas as  Escolas e Jardins ultimam os preparativos, preparam leituras e surpresas para que, mais uma vez, esta semana seja um marco importante, em prol da promoção da leitura e com o envolvimento de toda a comunidade.
Sendo 2011 o Ano Internacional da Floresta, a Semana da Leitura vai procurar centrar-se na relação LEITURA – ENERGIA – FLORESTA.

Ler + Verde
                      Ler + é + Vida
                                                Florestas de Livros

Nas salas de aula, na Biblioteca e/ou outros espaços da Escola/do Jardim de Infância vão ser dinamizadas actividades muito diversificadas:
  • Abertura da Semana da Leitura
  • Momento aLeR+ 
  • O Sopro do Leitor - leituras partilhadas entre turmas, entre ciclos, entre escolas
  • Leituras partilhadas com Encarregados de Educação, familiares de alunos, convidados...
  • Leituras, Mimos e doçuras com avós
  • Leituras na Floresta
  • Encontro com... escritores - Visita do escritor José Vaz
  • Exposição de trabalhos de alunos, inspirados nas leituras realizadas
  • Música e Poesia de mãos dadas
  • Leituras encenadas
  • Eco-leituras
  • Leituras em linha
  • Concursos: "Às contas com os contos"; "Página perdida à procura de Autor"
  • Fórum de Leitura
  • Festa da Leitura
PARTICIPEM!



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Concurso "O CARTAZ DA MINHA ESCOLA"

A Semana da Leitura 2011 conjuga a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a promoção da leitura e dos livros, contribuindo para estimular o prazer de ler, abordando-se questões tão relevantes e actuais como o ambiente e a sustentabilidade.

Neste contexto, o PNL convida todas as escolas não agrupadas/agrupamentos a participarem no concurso O cartaz da minha escola que, este ano, vai premiar a criatividade, a imaginação, a capacidade de comunicação e de mobilização de todos em torno da relação Leitura – Energia – Floresta.

O cartaz a apresentar a concurso deverá ser enviado entre os dias 25 e 31 de Março de 2011, conforme disposto no Regulamento do Concurso (A inscrição do Agrupamento no Sistema de Informação do PNL, entre 10 e 18 de Fevereiro, ficará a cargo do professor bibliotecário).

O cartaz deve incluir obrigatoriamente um breve texto e pode ser elaborado com recurso a diversos materiais e técnicas gráficas.

Os elementos a utilizar na composição do cartaz devem estar obrigatoriamente relacionados com LEITURA e FLORESTA.

Cada agrupamento/ escola não agrupada pode concorrer a um ou aos vários níveis de educação e de ensino em funcionamento naquele estabelecimento de educação ou de ensino.

Os cartazes serão seleccionados pelo próprio agrupamento ou escola não agrupada, que terá que escolher um único cartaz por cada cartaz por cada nível de educação e de ensino (educação pré-escolar/ 1º ciclo do ensino básico/ 2º ciclo do ensino básico/ 3º ciclo do ensino básico/ ensino secundário).

Cada cartaz seleccionado deve ser enviado num único ficheiro digital, gravado com extensão JPEG ou PDF e que não exceda os 5 MB.

São admitidos a concurso trabalhos realizados por uma turma ou por grupos de três alunos.

Consultar o Regulamento aqui.