Mostrar mensagens com a etiqueta articulação instituições parceiras. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta articulação instituições parceiras. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Festival da Leitura

Decorreu no dia 19 de maio o Festival de Leitura - ler BEM (Bibliotecas Escolares de Matosinhos), organizado pelos professores bibliotecários dos Agrupamentos e Escolas públicas do concelho. O Festival decorreu no auditório da Escola Básica de Matosinhos, entre as 9h30m e as 17h30m, e constou da apresentação de leituras – ditas, dramatizadas, encenadas, musicadas – feitas por alunos do Pré-Escolar ao 12.º ano de todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas do concelho.
O nosso agrupamento fez duas atuações. 
Apresentou uma leitura encenada do poema "Cantiga do Soldado Ladrão" de António Torrado, realizada por alunos do 7º ano que frequentam o Clube de Leitura "Viagens a Ler" no âmbito do projeto Leituras que Unem da Biblioteca Escolar e da Rede de Bibliotecas Escolares. Os alunos que apresentaram esta leitura foram a Lara Pereira,o Rodrigo Maria e a Maria Eduarda.
E também uma leitura dramatizada do texto dramático "A matéria dos sonhos" de Fábio Brandi Torres. A encenação foi interpretada por três alunos do Clube de Teatro da EB Eng. Fernando Pinto de Oliveira: a Gabriela Gil Rodrigues e a Carolina Lopes ambas do 6º2 e o Rodrigo Castro do 8ºA. Os alunos foram encenados pelo ator/encenador e professor William Gavião em articulação com a Biblioteca Escolar e a Associação de Pais desta escola.
Os nossos alunos representaram brilhantemente o agrupamento e foi uma verdadeira Festa da Leitura, graças à qualidade dos trabalhos apresentados, à alegria com que os alunos participaram, ao envolvimento e empenho dos professores/educadores e das Direções dos Agrupamentos e Escolas. 





















domingo, 2 de abril de 2017

Festa da Leitura

Para encerrar a Semana da Leitura, realizamos a cerimónia de entrega de prémios aos alunos que venceram os concursos dinamizados pela biblioteca escolar nos dois últimos períodos escolares.
A festa da Leitura iniciou-se com a mensagem de boas-vindas aos presentes, proferida pelo diretor do agrupamento Dr. Jorge Sequeira.


Foram os alunos do 4ºano da T8, orientados pelas professoras Beatriz Urbano e Catarina Marques, que deram início ao programa cultural deste fim de tarde, com a dramatização do conto "A menina do mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen.



A primeira entrega de prémios desta cerimónia foi para as vencedoras dos concursos “Pontapés da Gramática do 2ºCEB e 3ºCEB” (1º e 2º períodos) e “Viagens no Espaço e no Tempo” (1º e 2º períodos). Os prémios foram entregues pela professora bibliotecária Helena Sampaio e pela professora de português Antónia Santos.


De seguida tivemos oportunidade de assistir à encenação do poema “Brincar com as palavras de Luísa Ducla Soares pelos alunos da oficina de teatro dirigidos pelo ator e encenador William Gavião.


Após esta bela interpretação pelos alunos que frequentam a oficina de teatro, fizemos a entrega dos prémios ao “Melhor Leitor do 1º período” e ao “Melhor Leitor do 2º período” – 1º CEB e 2º e 3º CEB e aos alunos vencedores dos concursos “Á Descoberta da Biblioteca” e “Ler por Prazer”. Os prémios foram entregues pela professora bibliotecária Ana Paula Gaspar e pela presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 2º e 3º ciclo da EB Eng. Fernando Pinto de Oliveira, Elisabete Martins e Castro.


Esta cerimónia continuou com um momento musical: Kumbaya e Rock my Soul - Espirituais Negros pelo coro de alunos do 9°ano, dirigido pela professora Sara Amorim e acompanhados pelo professor Duarte Cardoso.


Já quase no fim desta Festa da Leitura procedemos à entrega de Diplomas aos alunos finalistas do Concurso Nacional de Leitura, 1ª Fase – Escolas e à Entrega de Prémios às três vencedoras do Concurso Nacional de Leitura, 1ª Fase – Escolas.



Para terminarmos da melhor forma a  Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 2,3 de Leça da Palmeira surpreendeu com uma atividade onde os pais/encarregados de educação foram desafiados a demonstrarem os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa... digamos que as equipas ficaram quase, quase empatadas... :) 


E, com muitas gargalhadas e alegria terminamos mais uma edição da Semana da Leitura 2017.