Mostrar mensagens com a etiqueta atividades 3ºperíodo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta atividades 3ºperíodo. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Teatro de Fantoches "A que sabe a Lua"

No âmbito do projeto Articulação e Sequencialidade e numa parceria entre a biblioteca, o pré-escolar e as turmas do 1ºano do 1ºciclo do ensino básico, foi apresentado no dia 4 de junho, na biblioteca, o teatro de fantoches da história "A que sabe a Lua" baseado no conto de Michael Grejniec. Os fantoches foram realizados pelos alunos de 5 anos das turmas do pré-escolar com a colaboração dos alunos do 1ºano de escolaridade e o teatro foi apresentado por alguns alunos do 1ºano de escolaridade com a orientação da professora bibliotecária.
Foi um momento de alegria e aprendizagem para todos.



terça-feira, 8 de maio de 2018

Visita da escritora Carla Maia de Almeida

No âmbito da visita da escritora Carla Maia de Almeida à nossa escola, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico vieram à biblioteca para ouvirem os contos "Não quero usar óculos" e "Onde Moram as casas".



No dia 8 de maio, recebemos a escritora matosinhense que falou com os alunos sobre o processo de construção de um livro e sobre os factos que lhe serviram de inspiração às suas histórias. 



Os alunos realizaram trabalhos decorrentes das histórias ouvidas.







segunda-feira, 26 de junho de 2017

Visita do escritor José Fanha


No dia 12 de junho, a EB1 da Amorosa recebeu a visita do escritor José Fanha que foi recebido entusiasticamente pelos alunos. Foram organizadas duas sessões, uma para o Pré-escolar, 1º e 2º anos e outra para os alunos do 3º e 4º anos. Todos os alunos tinham lido e preparado a história “O dia em que o mar desapareceu”, cujo tema foi também articulado com o Dia do Ambiente, 5 de junho. Os alunos realizaram trabalhos em três dimensões dos Bisnaus, personagens do livro. 
O escritor esteve no mesmo dia na EB Eng. Fernando Pinto de Oliveira onde conversou com os alunos do pré-escolar e 1ºano.
No dia 22 de junho foi a vez da Escola da Praia receber o escritor. Este teve oportunidade de observar vários trabalhos que os alunos realizaram no âmbito da exploração dos seus livros pelos alunos.
Os alunos tiveram oportunidade de verem os seus livros autografados e dialogar de forma divertida e informal com o autor.


terça-feira, 30 de maio de 2017

Concurso "Língua divertida"

Nos dias 22, 23 e 24 de maio decorreu na biblioteca o concurso "Língua divertida". Este concurso, dirigido aos alunos do 5º ano de escolaridade, teve como objetivos: alargar o vocabulário dos alunos e divulgar as expressões idiomáticas portuguesas e foi dinamizado pela professora Isabel Neto com a colaboração da professora Ana Ester.
 Para serem apurados, os concorrentes tiveram que responder acertadamente a cada uma das questões colocadas nos três dias deste concurso.

Os alunos apurados foram: Catarina, nº4 do 5º1, Sara Monteiro, nº28 do 5º2, Leonor Pereira, nº11 do 5º3, Mafalda, nº14 do 5º3, Margarida Oliveira, nº 15 do 5º3, Rafael Magalhães, nº18 do 5º4, Raquel, nº19 do 5º4, Mafalda Nunes, nº10 do 5º5 e Lucas, nº13 do 5º8.

   👍         As alunas vencedoras foram:
                           - Catarina, nº4 do 5º1;
                           - Mafalda, nº14 do 5º3;
                           - Margarida Oliveira, nº 15 do 5º3.



quinta-feira, 11 de maio de 2017

Concurso Nacional de Leitura

No dia 10 de maio a EB Eng. Fernando Pinto de Oliveira participou na fase regional da 11ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu, mais uma vez na biblioteca municipal Almeida Garrett, no Porto.
Estiveram presentes mais de 500 alunos de 128 escolas. 
Sob o tema "Esperança", os participantes do 3º ciclo leram as obras "O pintor debaixo do lava-loiças" de Afonso Cruz e "Bicicleta à chuva" de Margarida Fonseca Santos.
As alunas que representaram a nossa escola foram a Rita Ruano do 7ºB, a Ana Luísa Guedes do 9ºB e a Maria Angélica Pereira do 9ºG.
Parabéns às alunas, que mais uma vez desempenharam o seu papel de forma eficaz e empenhada.


terça-feira, 9 de maio de 2017

Encontro com... Manuela Bacelar

Hoje, de manhã, a biblioteca encheu-se de alunos e professores para participarem no "Encontro com..." a grande ilustradora Manuela Bacelar. A ilustradora, com mais de 160 livros ilustrados, partilhou connosco a sua longa experiência de "escrever" através dos desenhos.

Os alunos das turmas 5º1 e 6º2  e fizeram perguntas muito pertinentes e esclarecedoras a que a ilustradora/escritora respondeu de forma calorosa e descontraída. 



À tarde, a autora visitou a EB da Viscondessa, onde manteve uma conversa muito animada com os alunos do 4ºano. Explicou como surgiram as personagens dos seus livros, que técnicas utiliza e em que consiste o trabalho de criar histórias e de as contar por palavras e por imagens.