terça-feira, 7 de outubro de 2025

Dona Linguaruda

Para contextualizar o encontro com o escritor, ilustrador e contador de histórias Pedro Seromenho, que terá lugar no final de outubro, as professoras bibliotecárias estão a realizar sessões para apresentar a biografia e bibliografia do autor.

Para os alunos mais velhos do 1º ciclo, é lida e explorada a obra Dona Linguaruda, uma história repleta de humor, onde os alunos podem aprender a ortografia de uma forma divertida, pois é uma numa narrativa envolvente pelo poder das palavras e da ortografia.

A Dona Linguaruda pode ter sempre as palavras na ponta da língua, mas a lição mais importante deste livro é a de podermos aprender com os erros, nomeadamente um conjunto de palavras que suscitam habitualmente dúvidas: concerto/conserto; comprimento/cumprimento; conselho/concelho.

Este livro aborda também várias expressões idiomáticas, uma expressão com um significado figurado, ou seja, o sentido das palavras não é o seu significado literal. Essas expressões são características de uma língua e de uma cultura, e para compreendê-las, é necessário entender o seu sentido global, pois a tradução das palavras individualmente não faz sentido.

No final da atividade, os alunos realizam algumas atividades de ortografia e fica, ainda, uma sugestão explorarem com a família – expressões idiomáticas.

Dia do Animal - "Ninguém"

No dia 4 de outubro celebrou-se o dia do animal. Atendendo ao encontro com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho, no mês das bibliotecas escolares, os mais novos ouviram a história do livro “Ninguém”, após uma breve apresentação da vida e obra do autor.

“Ninguém é um gato vadio que vive aconchegado no coração de um menino. Só que, um dia, ele chega a casa e encontra a mãe com a cara arranhada. E quando lhe pergunta quem fez aquilo, ela responde: — Ninguém.”

Após a leitura e exploração do livro, ficaram algumas propostas de atividades para o animal desta história.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Hora do Conto na Biblioteca Escolar

 

A escola, para além de ser um local de ensino, é também um espaço de escuta e construção de sentido. As bibliotecas escolares assumem um papel central nesta missão, promovendo o bem-estar físico, emocional, social, cognitivo, digital e ambiental dos alunos.

Ao aliarem o acesso à informação, mediação humana e relações positivas, estes espaços tornam-se ambientes seguros, inclusivos e estimulantes, onde cada aluno encontra o seu ritmo, a sua voz e o seu lugar.

Para as bibliotecas se tornarem protagonistas de uma escola mais humana, empática e participativa, as professoras bibliotecárias apelaram aos professores para usarem com mais regularidade este espaço. Em algumas escolas, os professores realizam a hora do conto na biblioteca escola, um espaço do agrado dos alunos.

The Sun Thief


O mês de outubro é sempre rico e variado em atividades. Assim, para arrancar o mês das bibliotecas escolares, realizam-se as leituras bilingues para as turmas de 3º e 4º anos, em articulação com as professoras de inglês do 1º ciclo.

Dando continuidade aos livros desta coleção sobre as inevitáveis mudanças de estações do ano, iniciada no ano transato, “O Ladrão de Folhas”, “O Ladrão da Neve”, “Essa Flor é minha!” de Alice Hemming e Nicola Slater, foi escolhido o livro “O Ladrão de Sol”.

Este conjunto de livros foi e continua a ser um sucesso junto dos nossos alunos que já conhecem tão bem o esquilo e o pássaro. 


Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

 


Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).

Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2025, dia 27/10.

O mote para este ano já está lançado: Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias.

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Quero levar este livro!

Os alunos 1º ciclo já iniciaram as visitas à biblioteca escolar para conhecer o fundo documental, a sua organização, com o intuito de requisitarem os livros para levarem para casa.

Após algumas orientações sobre a importância da leitura e os cuidados a ter com os livros requisitados, cada aluno seleciona o seu livro.

Para os alunos da pré, a professora bibliotecária organiza algumas mesas com livros variados dispostos de forma atrativa, para os mais novos também escolherem o seu livro. Com esta iniciativa pretende-se estimular o gosto pela requisição de livros, conhecer e manusear livros e, ainda, fazer previsões acerca do conteúdo dos livros a partir da capa.

Boas Leituras!

Os mais novos procuram, com entusiasmo, o livro que pretendem levar para lerem em família e depois colocam-no no respetivo saco.

Prioridades 2025 - 26


Formação de Utilizadores – 5º ano

 

No final de setembro e durante o mês de outubro, estão a ser realizadas sessões de formação de utilizadores para as turmas de 5º ano.

A atividade pretende dar a conhecer as regras, espaços e dinâmica da BE. No final, os alunos percorrem a BE para aprender a organização do fundo documental e conhecer, de forma mais detalhada, os livros e coleções existentes, neste espaço, para requisitarem para levar para casa.


segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Receção aos alunos e EE

No dia 12 de setembro, a biblioteca da EBEFPO e da EB da Praia abriram as portas para os alunos e encarregados de educação conhecerem a biblioteca escolar e obterem algumas informações sobre o funcionamento da BE.

Na EB Nogueira Pinto, a professora biblioteca esteve em todas as salas de aula para dar a conhecer algumas dinâmicas da biblioteca e motivar os presentes para a importância da leitura.

Bom Ano 2025-26!



A Biblioteca Escolar deseja um bom ano a toda a comunidade, recheado de boas leituras!

quarta-feira, 23 de julho de 2025

"Camões, Engenho e Arte"




O agrupamento aderiu à proposta da Rede de Bibliotecas Escolares de promoveer atividades, no âmbito das comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões, desenvolvendo diversas  iniciativas, tendo cada departamento dado o seu contributo.

A iniciativa "Camões, Engenho e Arte” teve como propósito sublinhar o valor da obra de Camões, através de ações que

- convidem a (re)descobri-la;
- promovam a compreensão do seu impacto a nível histórico, literário, linguístico, cultural, social…
- convoquem para a reflexão, partindo das suas linhas temáticas e em diálogo com o presente;
- incentivem a criação estética e cultural.

Os trabalhos foram reunidos e compilados numa apresentação cujo link se encontra abaixo:

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Um Livro, um Amigo - Amorosa

A sala 1 do pré-escolar da EB Amorosa realizou um livro digital "A Música que Somos", no âmbito do Projeto “ALer+ e Melhor”, e em particular na iniciativa “Um Livro, um Amigo”.

Vamos espreitar: 

https://www.calameo.com/read/007986347a0cb269e1f71?authid=D0ELZwmdK0Kl

quarta-feira, 2 de julho de 2025

3º ano ALer mais e melhor

No âmbito do Projeto aLer mais e melhor, as turmas de 3º ano deram o seu contributo com a iniciativa "Repórteres Juniores".

Ao longo do ano letivo, os alunos leram e pesquisaram a revista "Visão Júnior" online, recomendada pelo PNL, realizando diferentes atividades e, posteriormente, compilaram os trabalhos num Padlet.

O link para consulta: 

https://padlet.com/110nunofernandes/ler-mais-e-melhor-6ou8ksdi60h3ciga

Parabéns!

Projeto de Articulação e Sequencialidade

O Projeto de Articulação e Sequencialidade realiza-se entre os alunos finalistas da pré e os alunos do 1º ano. A temática deste ano foi a "Leitura a ligar Comunidades" e foi desenvolvido ao longo do ano letivo, sendo o livro o ponto de partida para a realização de várias atividades de diferentes áreas do saber.

EB EFPO

EB Amorosa e JI Monte Espinho

EB Viscondessa

EB Nogueira Pinto e EB Corpo Santo

EB Praia

Leituras à solta

No encerramento do ano letivo, as professoras bibliotecárias deslocaram-se ao estabelecimento prisional feminino de Santa Cruz do Bispo para motivar as alunas para a leitura e para a escrita.

A sessão começou com a leitura e exploração do livro "Os Dois Corvos" que as alunas muito apreciaram, seguindo-se uma reflexão sobre a moral da história. Trabalhado o livro, realizaram um exercício de palavras cruzadas e um quiz sobre a história.

Foi uma sessão interativa, emotiva, permitindo a participação de todas.

segunda-feira, 30 de junho de 2025

4º ano a Ler Mais e Melhor

No âmbito do Projeto aLer mais e melhor, as turmas de 4º ano deram o seu contributo com a iniciativa "Exploração de Obras Literárias".

Ao longo do ano letivo, os alunos trabalharam várias obras ("A menina gotinha de água", "O Silêncio da Água", "O Lápis Mágico de Malala"), recorrendo a livros e a conjuntos de livros das bibliotecas para realizarem diferentes atividades e, posteriormente, compilaram os trabalhos num Padlet.

O link para consultar: 

https://padlet.com/110brunomaia/4-ano-a-ler-mais-e-melhor-8p83v54h5vgr1nnw

Parabéns pelo trabalho desenvolvido!

domingo, 22 de junho de 2025

Numa parceria entre o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), foi implementado nas escolas com o 2.º ano de escolaridade o Diagnóstico da Fluência Leitora (DFL), que consta como prioridade do Plano Aprender Mais Agora, apresentado em setembro de 2024, focado na melhoria da aprendizagem de todos os alunos. 

As bibliotecas escolares foram chamadas a colaborar no processo, organizando e implementando atividades de leitura com os alunos do 2.º ano, que decorreram em simultâneo com o diagnóstico de fluência leitora. 

A atividade teve início com a descoberta de quem foi Camões e da sua importância para a língua e cultura portuguesas, com recurso a um vídeo e a um artigo da revista Visão Júnior. Seguiu-se um quiz “À descoberta de Camões”. Após uma breve contextualização do V Centenário do nascimento de Camões, foi realizada uma abordagem interativa e criativa ao poema "Descalça vai para a fonte" de Luís de Camões.

quarta-feira, 18 de junho de 2025

“Como nascem as histórias"

Com o aproximar do final do ano letivo, as turmas do 4º ano do agrupamento visitaram a EB EFPO para realizarem uma visita guiada, com o intuito de ajudar a integração dos alunos no 5º ano.

Os alunos conheceram a biblioteca escolar, nomeadamente o seu espaço, dinâmicas e ouviram a história A Princesa do Dia e o Príncipe da Noite ou “Como nascem as histórias” de Lisbeth RenardyAdeline Yzac.  Após a sua exploração, foi realizado um quiz sobre o livro que mostra que o amor pode ajudar a ultrapassar todas as barreiras temporais e espaciais.

No final, os alunos ficam a conhecer melhor a disciplina de EMRC com a visualização de um vídeo e recebem uma pulseira, para sensibilizar para a inscrição nesta disciplina.

That'S My Flower!

As leituras bilingues para o 3º e 4º anos tiveram presentes os livros de Alice Hemming e Nicola Slater, ao longo do ano letivo. No primeiro período, a grande preocupação do esquilo foi o ladrão das folhas, no segundo período foi o ladrão da neve e, agora, para terminar temos o livro “Essa Flor é Minha!” O esquilo contou sempre com a ajuda do pássaro, o seu precioso amigo.

Uma parceria de sucesso entre as professoras bibliotecárias e as professoras de inglês de 1º ciclo que os alunos muito apreciam.



segunda-feira, 16 de junho de 2025

V Centenário do Nascimento de Camões

 

Em articulação com os diferentes serviços do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, a Rede de Bibliotecas Escolares promove as comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões com a iniciativa “Camões, Engenho e Arte”.

Neste contexto, o agrupamento aderiu a esta comemoração com o intuito de sublinhar o valor da obra de Camões, através de diferentes ações, tendo as várias áreas curriculares e diferentes estruturas da escola trabalhado em articulação. Assim, no dia 23 de maio, foi assinalado o V Centenário de Camões com a leitura de textos, exposições de trabalhos, músicas e colocação de um poema, selecionado pelas professoras bibliotecárias, nas escadas da escola do poeta Luís de Camões.


domingo, 15 de junho de 2025

Livro-objeto

No âmbito do projeto aLer mais e melhor, as turmas da pré leram e trabalharam um livro para depois lhe darem uma nova vida, criando um livro-objeto. Este livro distingue-se por romper com o formato tradicional, mantendo, contudo, elementos da materialidade do livro - formato, papel, encadernação, acessórios, dimensão, impressão...-, mas interagindo com o leitor de uma forma mais lúdica, dinâmica, apelando à curiosidade, descoberta, manipulação e permitindo ao leitor um papel mais ativo.



sábado, 14 de junho de 2025

O Ouriço no Verão

O verão está a chegar e o nosso amigo ouriço ajuda-nos a conhecer mais sobre esta estação do ano e o que acontece nesta época do ano

Os amigos do ouriço receberam presentes da Natureza, mas onde estará o presente do Ouriço?

Após a leitura e exploração da história, fica uma proposta de trabalho e uma atividade muito divertida que as crianças adoram – como fazer bolhinhas de sabão. O ouriço diz o que é necessário, como fazer e, ainda, ensina a fazer uma varinha de bolhinhas caseira, tornando os alunos em verdadeiros cientistas.

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Aventuras de escrita

 Hoje aconteceu mais uma entusiasmante aventura de criatividade e  escrita, na EB da Praia, na turma do 2.ºano. Os alunos adoraram e prometeram "grandes" histórias com as suas personagens preferidas da "Vila Mamoko".

quarta-feira, 4 de junho de 2025

“Oceano sempre na Onda”

 


A turma do 3º ano da EB Nogueira Pinto teve sempre um conjunto de livros na sala de aula de assuntos diversos para serem lidos e explorados na sala de aula. O último livro lido e explorado foi “Oceano sempre na Onda” que permitiu abordar diferentes conteúdos, nomeadamente o surf, tão do agrado dos alunos.

O trabalho ainda não está concluído, mas ficamos já com uma ideia do resultado final! De facto, os oceanos a ligar comunidades vai ao encontro do tema das bibliotecas escolares.

terça-feira, 3 de junho de 2025

“O reino dos mandriões” - 4º ano

 


Nas turmas do 4º ano foi escolhido para leitura orientada o conto “O reino dos mandriões” do livro “Seis histórias às avessas” de Luísa Ducla Soares.

Após a exploração do título e da ilustração do conto, foi trabalhado o conto que surpreendeu os alunos. Seguiu-se a realização de um guião de leitura sobre a história.