sexta-feira, 10 de maio de 2019

Escritora Raquel Patriarca

No dia 10 de maio, no âmbito da 13ª edição do festival Literatura em Viagem (LEV), promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos recebemos, na biblioteca da escola sede, a escritora Raquel Patriarca.
Raquel Patriarca (Benguela, 1974), historiadora da escola da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e autora de livros para crianças, doutorou-se com uma tese sobre a história do livro infantojuvenil em Portugal entre 1870 e 1940. Bibliotecária, documentalista e investigadora, é também praticante assídua da mediação de leitura para o público mais jovem.
Numa sessão para as turmas 5º10 e 6º9 a escritora, através de personagens criados por si, levou os alunos a viajar por diferentes países e a conhecer algumas particularidades sobre estes mesmos países.
A partir desta "viagem" falou-se das inúmeras relações que se estabelecem entre a viagem e a literatura.








Encontro com Luís Portugal - Dia das Ciências/Experimentar!/Eco-Escolas

Hoje dia 10 de maio, comemora-se no nosso agrupamento o dia das Ciências, do projeto Experimentar! e Eco-escolas.
Entre as inúmeras atividades planificadas, recebemos na biblioteca da escola sede, o autor, compositor e intérprete Luís Portugal para apresentar o seu livro "As canções da minha escola".
Nas duas sessões que dinamizou, o compositor encantou com as suas canções e encenações os alunos do 1º e 2º anos de escolaridade e os alunos do pré-escolar.






quarta-feira, 8 de maio de 2019

Oficina de dramaturgia no âmbito do LEV

No dia 8 de maio, no âmbito da 13ª edição do festival Literatura em Viagem (LEV), promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos recebemos, na biblioteca da escola sede, os dramaturgos Fábio Brandi Torres e Immaculada Avelar. 
Estes, dinamizaram uma oficina de introdução à dramaturgia contemporânea para alunos do 9ºano. Foi uma oficina dinâmica onde se apresentou a arte da dramaturgia a partir do ponto de vista particular dos dramaturgos, originando a criação de um espaço de reflexão e análise crítica da dramaturgia.



segunda-feira, 29 de abril de 2019

Concurso Nacional de Leitura

No dia 26 de abril, pelas 13h30 o Fórum da Maia recebeu a fase intermunicipal do concurso Nacional de Leitura, onde estiveram representados 17 Concelhos através de 193 participantes.

Os alunos que representaram o nosso agrupamento foram:
do 1ºCEB:
- João Luís Gomes de Almeida, EB da Praia, 4ºano
- Salvador Madureira Pinhal, EB da Praia, 4ºano
- Sofia Sagadães Silva, EB da Praia, 4ºano
do 2ºCEB
- Inês Bahia Pereira Seco, 5º2
do 3ºCEB
- Rita Ruano Macedo, 9ºB, nº 26
Os alunos efeturam uma prova escrita constituída por questões de escolha múltipla e por uma breve pergunta de desenvolvimento. Daqui foram apurados 4 participantes de cada nível de ensino para a prova oral.
Os nossos alunos João Luís Almeida, do 1ºCEB e a Rita Ruano do 3ºCEB foram apurados para a prova oral na qual fizeram a leitura de um excerto escolhido por eles, da obra selecionada a concurso, e fundamentaram a escolha com argumentação clara e coerente. Evidenciaram uma boa aptidão na leitura e facilidade no discurso e argumentação e assim, foram selecionados para a Fase Nacional que irá decorrer no dia 25 de maio em Braga. Para esta fase apenas são apurados 2 alunos por cada nível de ensino.
PARABÉNS para eles!!!






terça-feira, 23 de abril de 2019

Dia Mundial do Livro 2019


Comemora-se a 23 de abril o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, instituído pela UNESCO em 1995.
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Pretende anualmente promover o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores.​
Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os homens oferecem às suas «damas» uma rosa vermelha de S. Jorge e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Garcilaso de la Vega, falecidos em abril de 1616.
Este ano, a DGLAB divulga novamente um dos cartazes mais icónicos do Dia Mundial do Livro. Da autoria do ilustrador Pierre Pratt, o cartaz cruza os dois elementos que simbolizam este dia de forma notável.



segunda-feira, 22 de abril de 2019

ManiFESTA-te pela Leitura

Porque a “leitura é uma boa causa”, porque “não ler não é opção” e porque “não se pode dar a democracia por adquirida”, a comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, Teresa Calçada, convida “todos os que gostam de livros, leitura e palavras” a manifestarem-se no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se comemora a 23 de Abril.
“ManiFESTA-te pela leitura” foi o nome dado ao desfile, em que se destaca propositadamente a palavra “festa”, e que partirá, às 14h30 desta terça-feira, da Praça Luís de Camões rumo aos Armazéns do Chiado, com a participação de artistas e músicos do Chapitô. Na divulgação, fala-se num “momento festivo de celebração do livro, dos autores e dos leitores”.
A marcha irá contar com a presença de alunos e professores já mobilizados, mas não se resume aos estudantes e ao ensino, “é uma causa de todos nós”.


segunda-feira, 8 de abril de 2019

Festa da Leitura

Para encerrar da melhor forma a Semana da Leitura, nada melhor que uma Festa da Leitura. Esta decorreu no auditório da escola sede com momentos diversificados, divertidos recheados com música, teatro, dança... onde a leitura foi a star. E, como não podia deixar de ser, foram premiados os alunos vencedores dos diferentes concursos e desafios lançados pela biblioteca, no 1.º e 2º períodos. Destacam-se:
- Concursos internos: Bibliopaper - À descoberta da biblioteca; Heróis made in Portugal; Quiz desporto; Pontapés na gramática
- Os melhores leitores de cada ciclo e escola do agrupamento
- Concurso Nacional de Leitura - alunos do 1.º, 2º e 3º ciclos da 1ª fase.



Camilo, o Camelo da selva




No final da semana da leitura, os meninos da pré deliciaram-se com a contadora de histórias Inácia Cruz que contou a história Camilo, o Camelo da Selva, levando-os numa viagem interativa do deserto à selva. Inácia Cruz interagiu de uma forma muito divertida com crianças e adultos.

No final, todos ficaram entusiasmados e receberam uma dedicatória personalizada.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Encontro com Miguel Borges





Na semana da leitura, de 1 a 5 de abril, o agrupamento acolheu o escritor Miguel Borges, proporcionando momentos especiais aos alunos.
Os encontros decorreram nas bibliotecas, onde o escritor respondeu às questões apresentadas pelos alunos. De seguida, todos viajamos, através da imaginação, com a história contada e mimada pelo nosso convidado.
No final de cada sessão, decorreu a tradicional sessão de autógrafos.


terça-feira, 2 de abril de 2019

Workshop de ilustração em Corpo Santo




No dia 2 de abril, a escola abriu as portas para receber a Sofia Lima ilustradora do livro Lian e a Lagarta Zen da autoria de Luz Ferreira.
Realizaram-se 2 sessões, na biblioteca escolar, e todos os alunos participaram ativamente, numa dinâmica de trabalho de grupo. Cada aluno recebeu uma folha A3 e iniciou um desenho. A folha era dobrada, ficando apenas algumas linhas para outro elemento dar continuidade ao trabalho e assim sucessivamente.

Com as orientações e dicas da ilustradora, sempre muito próxima dos alunos, foi, ainda, criado um mural com os desenhos dos alunos. 
As paredes da biblioteca e do recreio encheram-se de cor e magia.

segunda-feira, 1 de abril de 2019

As aventuras da Cuscas


A Cuscas visitou as EB1 da Viscondessa e da Portela para nos contar as suas aventuras, alertar para a importância das abelhas e para a necessidade da sua proteção.
Obrigada Paulo Santos pela fantástica apresentação e lição!

Momento aLer+

Para dar início à  Semana da Leitura no agrupamento, teve lugar o Momento aLer+ com textos alusivos ao tema Super Heróis que aconteceu na sala de aula, pelas 10:30. O textos escolhidos foram:
  • pré - Canção de embalar, de Teresa Martinho Marques
  • 1.º ciclo - Heróis, de Luísa Ducla Soares
  • 2.ºciclo - A Ulisses, de José Jorge Letria
  • 3.º ciclo - Ao principezinho, de José Jorge Letria.
Esta atividade marca o arranque da Semana da Leitura em que toda a comunidade escolar participa em simultâneo.

Programa de atividades da biblioteca da EB Eng. Fernando Pinto de Oliveira

PROGRAMA


segunda-feira, 25 de março de 2019

A casa da Mosca Fosca


Num trabalho de articulação entre a pré e o 1.º ano, na EB Nogueira Pinto, foi lido e dinamizado o livro A Casa da Mosca Fosca de Eva Mejuto, que é uma adapatação  de um conto popular russo . As personagens introduzem os pequenos leitores num atraente jogo de números, tamanhos, rimas, repetições e ritmos, que são elementos próprios da tradição oral. 

Cuscas visita Sta Cruz do Bispo


As EB da Portela e da Viscondessa irão receber o autor do livro Cuscas no Castelo de Guimarães.
Este livro conta a história da abelhinha Cuscas que, enquanto andava a apanhar pólen nas flores, descobriu um grupo de crianças a entrar no Castelo de Guimarães. Curiosa como só ela, foi atrás das crianças, descobrindo todos os mistérios deste monumento.
Paulo Santos é apicultor e dará a conhecer às crianças como funciona o mundo das abelhas e a sua importância  na nossa vida.

Foge, rato!



Na semana da leitura, que irá decorrer na última semana do período, realizar-se-ão vários encontros com o escritor Miguel Borges. Neste sentido, está a ser dinamizado o livro Foge, rato! Uma história alegre e divertida que nos mostra a importância de estar atento e a sorte de ter segundas oportunidades.

terça-feira, 19 de março de 2019

O Meu Pai

Para celebrar o Dia do Pai, as professoras bibliotecárias leram o poema O meu pai, de Inês Pupo,  que vos deixamos.

segunda-feira, 18 de março de 2019

Quem é o meu herói?

No ãmbito da Semana da Leitura e, na temática dos Super Heróis, foi trabalhado com os mais pequeninos o livro Quem é o meu herói? de Michael Schober.  É um livro muito interativo e divertido que, através de rimas e adivinhas, aborda várias profissões. No final, as crianças têm uma grande surpresa  e descobrem quem é de todos o maior herói!  

“Tem nariz vermelho, o meu amor. Que trapalhão, está sempre a cair! Toca muito alto o seu tambor, faz maluquices e põe-nos a rir. Sim, ele é todo giraço, é um divertido …” Não, não vamos  revelar! 

As repostas às adivinhas estão sempre ao virar de cada página desdobrável deste divertido livro. 

Literacia da Informação


De forma a dotar os alunos mais velhos com competências na literacia da comunicação e informação, as professoras bibliotecárias apresentaram o modelo BIG6 tendo como suporte a história da Ave Brilhante.
As práticas de literacia da informação pretendem que os alunos adquiram conhecimentos que os capacitem para o acesso, produção e uso crítico da informação e para uma comunicação eficaz, ética e socialmente responsável.

Para dar os primeiros passos neste domínio, a equipa da BE lançou um breve desafio de pesquisa, para ser desenvolvido no âmbito de Estudo do Meio.

Porque é que os animais não conduzem?


Apesar do encontro com o escritor/ilustrador Pedro Seromenho ter sido cancelado, as professoras bibliotecárias leram e exploraram alguns livros do escritor, nomeadamente Porque é que os animais não conduzem?, em articulação com os conteúdos de Estudo do Meio.

Embora seja um livro sobre animais, que parecem pessoas reais, alerta-nos de uma forma divertida sobre as regras de trânsito.
Sem regras nem sinais as estradas são uma selva e os perigos muitos mais.

Boa viagem... em segurança!

O meu avô consegue voar!





No âmbito da temática da Semana da Leitura, foi trabalhado o livro O meu avô consegue voar! de Pedro Seromenho. Este livro tão do agrado dos alunos transporta-nos para o mundo dos super heróis na figura do avô, permitindo partilhas de recordações e experiências vividas com os nossos Avós que foram, posteriormente, ilustradas.

Quando crescer, quero ser



Um livro para ler e observar com atenção, pois é ao mesmo tempo um jogo de adivinhas cuja solução se descobre através de pistas que o texto vai dando e através de pormenores de cada uma das ilustrações que se vão revelando. Este livro foi lido e complementado com um jogo de associação de imagens sobre as profissões.

sexta-feira, 1 de março de 2019

Pontapés na Gramática – 3º Ciclo 2ª Fase Questão nº 6

Questão nº 6 – 3º Ciclo
2ª Fase – 2018/19


O QUE ESTÁ CORRETO?


A) Estiveste desapercebido e por isso não sabes o que eu perguntei.

OU

B) Estiveste despercebido e por isso não sabes o que eu perguntei.

Solução:
A) Estiveste desapercebido e por isso não sabes o que eu perguntei.

Repara:
Desapercebido significa desatento.

Despercebido significa sem ser notado.
Ex. Entrou despercebido. (sem ser notado)

Pontapés na Gramática – 2º Ciclo 2ª Fase Questão nº 6

Questão nº 6 – 2º Ciclo
2ª Fase – 2018/19


O QUE ESTÁ CORRETO?

A) Tenho de trocar a minha nota de 20 euros.

OU

B) Tenho de destrocar a minha nota de 20 euros

Solução:

A) Tenho de trocar a minha nota de 20 euros.

Repara:

Trocar
Ex: - Trocas-me esta nota por moedas?

Destrocar – desfazer a troca
Ex: - Vou destrocar esta compra. (Anular a troca anterior)


Pontapés na Gramática – 2º Ciclo 2ª Fase Questão nº 5

Questão nº 5 – 2º Ciclo

2ª Fase – 2018/19


O QUE ESTÁ CORRETO?

A) Eles hão de dar-nos razão um dia!

OU

B) Eles há dem dar-nos razão um dia!

Solução:
A) Eles hão de dar-nos razão um dia!

Repara:
Ø A forma verbal correspondente à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo do verbo haver (auxiliar) é hão de.


Pontapés na Gramática – 3º Ciclo 2ª Fase Questão nº 5

Questão nº 5 – 2º Ciclo

2ª Fase – 2018/19


O QUE ESTÁ CORRETO?
A) Ela pára para cumprimentar as amigas.

OU

B) Ela para para cumprimentar as amigas.

Solução:

B) Ela para para cumprimentar as amigas.

Repara:
A forma correta de escrita do verbo parar é para, sem acento agudo. A palavra pára passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009.
Assim, a distinção entre a forma verbal para e a preposição para não é feita pela acentuação, mas sim pelo contexto em que as palavras ocorrem.