terça-feira, 14 de outubro de 2025
Livros que alimentam...
As bibliotecas escolares apresentam montras de livros para o dia da alimentação para serem lidos e explorados com os alunos.
Bom apetite!
quarta-feira, 8 de outubro de 2025
Comemorámos o 5 de Outubro na nossa Biblioteca!
No dia 3 de outubro, a Biblioteca da Escola Eng. Fernando Pinto de Oliveira assinalou a Implantação da República Portuguesa com uma atividade educativa.
Os alunos assistiram a um vídeo explicativo, exploraram um mural informativo e participaram num quiz interativo, aprofundando de forma divertida os seus conhecimentos sobre este marco histórico.
Fiquem atentos às próximas atividades da biblioteca ao longo do ano letivo!
terça-feira, 7 de outubro de 2025
Dona Linguaruda
Para contextualizar o encontro
com o escritor, ilustrador e contador de histórias Pedro Seromenho, que terá
lugar no final de outubro, as professoras bibliotecárias estão a realizar
sessões para apresentar a biografia e bibliografia do autor.
Para os alunos mais velhos do 1º
ciclo, é lida e explorada a obra Dona Linguaruda, uma história repleta de
humor, onde os alunos podem aprender a ortografia de uma forma divertida, pois
é uma numa narrativa envolvente pelo poder das palavras e da ortografia.
A Dona Linguaruda pode ter sempre as palavras na ponta da língua, mas a lição mais importante deste livro é a de podermos aprender com os erros, nomeadamente um conjunto de palavras que suscitam habitualmente dúvidas: concerto/conserto; comprimento/cumprimento; conselho/concelho.
Este livro aborda também várias
expressões idiomáticas, uma expressão com um significado figurado, ou seja, o
sentido das palavras não é o seu significado literal. Essas expressões são
características de uma língua e de uma cultura, e para compreendê-las, é
necessário entender o seu sentido global, pois a tradução das palavras
individualmente não faz sentido.
No final da atividade, os alunos
realizam algumas atividades de ortografia e fica, ainda, uma sugestão explorarem
com a família – expressões idiomáticas.
Dia do Animal - "Ninguém"
No dia 4 de outubro celebrou-se o
dia do animal. Atendendo ao encontro com o escritor e ilustrador Pedro
Seromenho, no mês das bibliotecas escolares, os mais novos ouviram a
história do livro “Ninguém”, após uma breve apresentação da vida e obra do
autor.
“Ninguém é um gato vadio que vive
aconchegado no coração de um menino. Só que, um dia, ele chega a casa e
encontra a mãe com a cara arranhada. E quando lhe pergunta quem fez aquilo, ela
responde: — Ninguém.”
Após a leitura e exploração do livro, ficaram algumas propostas de atividades para o animal desta história.
quinta-feira, 2 de outubro de 2025
Hora do Conto na Biblioteca Escolar
A escola, para além de ser um
local de ensino, é também um espaço de escuta e construção de sentido. As
bibliotecas escolares assumem um papel central nesta missão, promovendo o
bem-estar físico, emocional, social, cognitivo, digital e ambiental dos alunos.
Ao aliarem o acesso à informação,
mediação humana e relações positivas, estes espaços tornam-se ambientes
seguros, inclusivos e estimulantes, onde cada aluno encontra o seu ritmo, a sua
voz e o seu lugar.
Para as bibliotecas se tornarem
protagonistas de uma escola mais humana, empática e participativa, as
professoras bibliotecárias apelaram aos professores para usarem com mais
regularidade este espaço. Em algumas escolas, os professores realizam a hora do
conto na biblioteca escola, um espaço do agrado dos alunos.
The Sun Thief
O mês de outubro é sempre rico e variado
em atividades. Assim, para arrancar o mês das bibliotecas escolares, realizam-se as
leituras bilingues para as turmas de 3º e 4º anos, em articulação com as
professoras de inglês do 1º ciclo.
Dando continuidade aos livros desta
coleção sobre as inevitáveis mudanças de estações do ano, iniciada no ano
transato, “O Ladrão de Folhas”, “O Ladrão da Neve”, “Essa Flor é minha!” de
Alice Hemming e Nicola Slater, foi escolhido o livro “O Ladrão de Sol”.
Este conjunto de livros foi e continua a ser um sucesso junto dos nossos alunos que já conhecem tão bem o esquilo e o pássaro.
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Outubro é o Mês Internacional da
Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em
todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem
e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas
escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School
Librarianship).
Em Portugal, o Dia da Biblioteca
Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2025, dia
27/10.
O mote para este ano já está lançado: Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias.
terça-feira, 30 de setembro de 2025
Quero levar este livro!
Os alunos 1º ciclo já iniciaram as
visitas à biblioteca escolar para conhecer o fundo documental, a sua
organização, com o intuito de requisitarem os livros para levarem para casa.
Após algumas orientações sobre a
importância da leitura e os cuidados a ter com os livros requisitados, cada
aluno seleciona o seu livro.
Para os alunos da pré, a professora bibliotecária organiza algumas mesas com livros variados dispostos de forma atrativa, para os mais novos também escolherem o seu livro. Com esta iniciativa pretende-se estimular o gosto pela requisição de livros, conhecer e manusear livros e, ainda, fazer previsões acerca do conteúdo dos livros a partir da capa.
Boas Leituras!
Formação de Utilizadores – 5º ano
No final de setembro e durante o
mês de outubro, estão a ser realizadas sessões de formação de utilizadores para
as turmas de 5º ano.
A atividade pretende dar a conhecer as regras, espaços e dinâmica da BE. No final, os alunos percorrem a BE para aprender a organização do fundo documental e conhecer, de forma mais detalhada, os livros e coleções existentes, neste espaço, para requisitarem para levar para casa.
segunda-feira, 15 de setembro de 2025
Receção aos alunos e EE
No dia 12 de setembro, a biblioteca da EBEFPO e da EB da Praia abriram as portas para os alunos e encarregados de educação conhecerem a biblioteca escolar e obterem algumas informações sobre o funcionamento da BE.
Na EB Nogueira Pinto, a professora biblioteca esteve em todas as salas de aula para dar a conhecer algumas dinâmicas da biblioteca e motivar os presentes para a importância da leitura.
terça-feira, 29 de julho de 2025
quarta-feira, 23 de julho de 2025
"Camões, Engenho e Arte"
A iniciativa "Camões, Engenho e Arte” teve como propósito sublinhar o valor da obra de Camões, através de ações que
segunda-feira, 7 de julho de 2025
Um Livro, um Amigo - Amorosa
A sala 1 do pré-escolar da EB
Amorosa realizou um livro digital "A Música que Somos", no âmbito do
Projeto “ALer+ e Melhor”, e em particular na iniciativa “Um Livro, um Amigo”.
Vamos espreitar:
https://www.calameo.com/read/007986347a0cb269e1f71?authid=D0ELZwmdK0Kl
quarta-feira, 2 de julho de 2025
3º ano ALer mais e melhor
No âmbito do Projeto aLer mais e melhor, as turmas de 3º ano deram o seu contributo com a iniciativa "Repórteres Juniores".
Ao longo do ano letivo, os alunos leram e pesquisaram a revista "Visão Júnior" online, recomendada pelo PNL, realizando diferentes atividades e, posteriormente, compilaram os trabalhos num Padlet.
O link para consulta:
https://padlet.com/Parabéns!
Projeto de Articulação e Sequencialidade
O Projeto de Articulação e Sequencialidade realiza-se entre os alunos finalistas da pré e os alunos do 1º ano. A temática deste ano foi a "Leitura a ligar Comunidades" e foi desenvolvido ao longo do ano letivo, sendo o livro o ponto de partida para a realização de várias atividades de diferentes áreas do saber.
![]() |
| EB EFPO |
![]() |
| EB Amorosa e JI Monte Espinho |
![]() |
| EB Viscondessa |
![]() |
| EB Nogueira Pinto e EB Corpo Santo |
![]() |
| EB Praia |
Leituras à solta
No encerramento do ano letivo, as professoras bibliotecárias deslocaram-se ao estabelecimento prisional feminino de Santa Cruz do Bispo para motivar as alunas para a leitura e para a escrita.
A sessão começou com a leitura e exploração do livro "Os Dois Corvos" que as alunas muito apreciaram, seguindo-se uma reflexão sobre a moral da história. Trabalhado o livro, realizaram um exercício de palavras cruzadas e um quiz sobre a história.
Foi uma sessão interativa, emotiva, permitindo a participação de todas.
segunda-feira, 30 de junho de 2025
4º ano a Ler Mais e Melhor
No âmbito do Projeto aLer mais e melhor, as turmas de 4º ano deram o seu contributo com a iniciativa "Exploração de Obras Literárias".
Ao longo do ano letivo, os alunos trabalharam várias obras ("A menina gotinha de água", "O Silêncio da Água", "O Lápis Mágico de Malala"), recorrendo a livros e a conjuntos de livros das bibliotecas para realizarem diferentes atividades e, posteriormente, compilaram os trabalhos num Padlet.
O link para consultar:
https://padlet.com/110brunomaia/4-ano-a-ler-mais-e-melhor-8p83v54h5vgr1nnw
Parabéns pelo trabalho desenvolvido!
domingo, 22 de junho de 2025
Numa parceria entre o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), foi implementado nas escolas com o 2.º ano de escolaridade o Diagnóstico da Fluência Leitora (DFL), que consta como prioridade do Plano Aprender Mais Agora, apresentado em setembro de 2024, focado na melhoria da aprendizagem de todos os alunos.
As bibliotecas escolares foram chamadas a colaborar no processo, organizando e implementando atividades de leitura com os alunos do 2.º ano, que decorreram em simultâneo com o diagnóstico de fluência leitora.
A atividade teve início com a descoberta de quem foi Camões e da sua importância para a língua e cultura portuguesas, com recurso a um vídeo e a um artigo da revista Visão Júnior. Seguiu-se um quiz “À descoberta de Camões”. Após uma breve contextualização do V Centenário do nascimento de Camões, foi realizada uma abordagem interativa e criativa ao poema "Descalça vai para a fonte" de Luís de Camões.
quarta-feira, 18 de junho de 2025
“Como nascem as histórias"
Com o aproximar do final do ano
letivo, as turmas do 4º ano do agrupamento visitaram a EB EFPO para realizarem
uma visita guiada, com o intuito de ajudar a integração dos alunos no 5º ano.
Os alunos conheceram a biblioteca
escolar, nomeadamente o seu espaço, dinâmicas e ouviram a história A Princesa
do Dia e o Príncipe da Noite ou “Como nascem as
histórias” de Lisbeth
Renardy, Adeline Yzac. Após a sua exploração, foi realizado um quiz
sobre o livro que mostra que o amor pode ajudar a ultrapassar todas as
barreiras temporais e espaciais.
No final, os alunos ficam a
conhecer melhor a disciplina de EMRC com a visualização de um vídeo e recebem uma pulseira, para sensibilizar
para a inscrição nesta disciplina.
That'S My Flower!
As leituras bilingues para o 3º e
4º anos tiveram presentes os livros de Alice Hemming e Nicola Slater, ao longo
do ano letivo. No primeiro período, a grande preocupação do esquilo foi o
ladrão das folhas, no segundo período foi o ladrão da neve e, agora, para
terminar temos o livro “Essa Flor é Minha!” O esquilo contou sempre com a ajuda
do pássaro, o seu precioso amigo.
Uma parceria de sucesso entre as
professoras bibliotecárias e as professoras de inglês de 1º ciclo que os alunos
muito apreciam.
segunda-feira, 16 de junho de 2025
V Centenário do Nascimento de Camões
Em articulação com os diferentes
serviços do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, a Rede de Bibliotecas
Escolares promove as comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões com a
iniciativa “Camões, Engenho e Arte”.
Neste contexto, o agrupamento
aderiu a esta comemoração com o intuito de sublinhar o valor da obra de Camões,
através de diferentes ações, tendo as várias áreas curriculares e diferentes
estruturas da escola trabalhado em articulação. Assim, no dia 23 de maio, foi
assinalado o V Centenário de Camões com a leitura de textos, exposições de
trabalhos, músicas e colocação de um poema, selecionado pelas professoras
bibliotecárias, nas escadas da escola do poeta Luís de Camões.
domingo, 15 de junho de 2025
Livro-objeto
No âmbito do projeto aLer mais e melhor, as turmas da pré
leram e trabalharam um livro para depois lhe darem uma nova vida, criando um
livro-objeto. Este livro distingue-se por romper com o formato tradicional,
mantendo, contudo, elementos da materialidade do livro - formato, papel,
encadernação, acessórios, dimensão, impressão...-, mas interagindo com o leitor
de uma forma mais lúdica, dinâmica, apelando à curiosidade, descoberta,
manipulação e permitindo ao leitor um papel mais ativo.














































