Como é habitual a escola EB Eng. Fernando Pinto de Oliveira participou na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura que decorreu ontem, dia 21 de abril na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto. As alunas que participaram: Leonor Justo Fernandes do 7º A e Ana Luís Marinheiro e Maria Teresa Alves ambas do 8ºA representaram com muita dignidade a nossa escola, tendo obtido pontuações bastantes altas na prova escrita.
Uma das nossas alunas foi selecionada para o grupo dos cinco alunos finalistas do 3º ciclo que passaram à prova oral e, como tal, a Ana Luís Marinheiro do 8ºA está duplamente de PARABÉNS.
Durante o 2º período, a professora bibliotecária deu continuidade às leituras enquadradas
nas Metas da Educação Literária. Na EB1 de Corpo Santo e da Praia
foram abordadas as seguintes obras: "Aquela
Nuvem e Outras" de
Eugénio de Andrade, "Bichos,
Bichinhos e Bicharocos" de
Sidónio Muralha, "Têpluquê"
de
Manuel António Pina, "João
Pateta"
de Guerra Junqueiro, "A
Arca do Tesouro"
de Alice Vieira, "O
Beijo da Palavrinha" de
Mia Couto.
Após
a audição da história "A
Arca do Tesouro" foi
lançado, aos alunos do 3º ano, o desafio de construírem a sua
própria arca com o seu conteúdo preferido.
Na
abordagem da obra de Eugénio de Andrade "Aquela
Nuvem e Outras", os
alunos do 1º ano escolheram uma personagem dos poemas lidos e
desenharam-na numa nuvem.
A biblioteca escolar é
o cenário ideal para aprender e desenvolver as competências das literacias.
Integrar a biblioteca escolar nas práticas letivas, articulando-a com o
currículo e colocando-a ao serviço do processo formativo e das aprendizagens é
imprescindível para a formação de alunos aos quais se exige um conjunto de
literacias associadas à aprendizagem e ao sucesso educativo.
Nesta
perspetiva, a biblioteca escolar desenvolveu um projeto de colaboração com os
docentes de português do 6ºano de escolaridade.
As turmas do 6º3, 6º4,
6º5, 6º6, 6º10 e 6º11 foram à biblioteca ouvir ler o conto “Jorinda e
Joringuel” dos irmãos Grimm. Tiveram oportunidade de visualizar outras versões
do mesmo conto e de analisar e debater semelhanças e diferenças entre todas
elas. Identificaram-se alguns elementos das narrativas do
fantástico/maravilhoso e para finalizar, os alunos ouviram a canção de Jorinda.
Posteriormente
propôs-se aos alunos que através de uma pesquisa baseada no modelo de pesquisa
Big 6 apresentassem a biografia dos irmãos Grimm.
Os alunos do 2º ano de escolaridade, no âmbito
do Estudo do Meio, ouviram a história “O Panda e o tesouro dos cinco sentidos”
escrito por Isabel Zambujal e ilustrado por Helena Nogueira. Os alunos ficaram
a conhecer a importância de todos os sentidos e órgãos associados através da
sua leitura e da aprendizagem da canção “Os cinco sentidos”. Tiveram, ainda, a
oportunidade de se divertirem com “O jogo do tato” no qual os alunos tinham de
adivinhar o objeto utilizando apenas as mãos. Os alunos adoraram!
Através do texto
introdutório do livro “Robertices”, a autora Luísa Dacosta
partilhou as saudades do seu tempo de infância, quando assistia ao espetáculo
dos robertos que “…debruçados do varandim
de estopa da barraquinha faziam momices com as suas cabeças de pau, sem rosto,
vestidos com balandrauzinhos de chita…”. Os alunos do 3º. ano de
escolaridade observaram fotografias antigas da barraquinha de estopa do Teatro
dos Robertos rodeada por crianças e viram uma gravação da peça o “Freguês Caloteiro”.
Depois da leitura da
peça da “Carochinha” do mesmo livro e
reflexão sobre o enredo, os alunos recontaram a história através do teatro de
fantoches partilhando com entusiasmo as emoções do texto.
Dando continuidade à atividade colaborativa entre os
docentes e as professoras bibliotecárias, foi privilegiada a dinamização de
leituras enquadradas nas Metas Curriculares de Português no âmbito da Educação
Literária.
Na EB1 de Corpo Santo foram abordadas as seguintes obras: "O
Príncipe Feliz", "O Coelhinho Branco", "Uma Flor chamada
Maria", "O Senhor do Seu Nariz e Outras Histórias", "Corre,
Corre, Cabacinha", "Versos de Caracacá", "Ou Isto ou
Aquilo", "Robertices", "Teatro às Três Pancadas",
"A Girafa que Comia Estrelas" e "As Fadas Verdes". Na
EB1 da Praia foram exploradas as seguintes obras: "O Príncipe
Feliz", "O Senhor do Seu Nariz e Outras Histórias",
"História da Carochinha", "Corre, Corre, Cabacinha" e "Vem
aí o Zé das Moscas".
As turmas do pré e do 1º
ano das escolas abordaram “O Coelhinho
Branco”, de António Torrado. Os alunos ouviram o conto e depois
recontaram a história usando as máscaras de cada uma das personagens. Num
segundo momento recortaram e construíram uma máscara de coelhinho.
Embora a leitura induzida pelo trabalho
escolar seja muito importante, não se revela suficiente para que cada pessoa
venha a atingir um elevado nível de literacia, sendo essencial que os docentes
estimulem sistematicamente a leitura por iniciativa própria.
Foi no mês de outubro que a biblioteca iniciou a dinamização desta
atividade que está a cargo das professoras Isabel Neto e Antónia Santos.
Os livros apresentados foram “Hipopótimos,
uma história de amor” de Álvaro Magalhães (5ºano), “Alex Ponto Com”, de José
Fanha (6ºano), “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” de Luís
Sepúlveda (7ºano) e “Diário secreto de Adrian Mole aos 13 anos e ¾” de Sue
Townsend (8ºano). Esta atividade deu oportunidade aos alunos de encontrarem
nestes livros motivos de interesse e envolvimento e de contactarem com obras
que a biblioteca escolar disponibiliza para empréstimo domiciliário.
Para
comemorar o
Dia de Reis,
e integrada na temática de "Palavras do Mundo" foi lida a
lenda italiana "A Bruxa Befana e os Três Reis Magos", do
livro de contos tradicionais de Natal adaptados por Denise
Despeyroux. Trata-se de uma lenda italiana, pelo que a tradição de
oferecer doces neste dia foi explicada aos alunos, num powerpoint com
fotografias de Itália e dos festejos, em que surgem várias pessoas
vestidas de bruxa Befana nas ruas. A lenda aborda a temática da
mentira e do arrependimento, o que suscitou alguma reflexão nos
alunos.
Na
biblioteca divulgamos a Lenda de S. Martinho e apresentamos aos
alunos alguns provérbios relacionados com os costumes associados a
esta comemoração.
No
dia de S. Martinho, recebemos os alunos da educação especial que
apresentaram, para algumas turmas do 1º ciclo do ensino básico, a
dramatização da “Lenda de S. Martinho” utilizando adereços e
personagens em cartolina realizados por eles mesmo.
Para terminar em grande
o mês de outubro, “vestimos” a biblioteca com uma decoração arrepiante e divertimos
os alunos com a dinamização de histórias relacionadas com o Halloween.
Estiveram
em exposição na biblioteca escolar alguns dos trabalhos da turma 5º7
resultantes da sua participação no Projeto Anual com Escolas, dedicado à
Fundação de Serralves, com o tema “Serralves no Bolso”. Os alunos tiveram
oportunidade de conhecer a arquitetura, a arte e o parque do museu, sendo
posteriormente desafiados a refletir, imaginar e representar, nos seus
trabalhos, estas experiências vividas. A realização destes trabalhos foi
orientada pela professora Lúcia Ferreira.
A literacia de informação é um conjunto de competências de
aprendizagem e pensamento crítico necessárias para aceder, avaliar, e usar a
informação de forma eficiente.
A Biblioteca ofereceu aos alunos sessões de formação ao nível
da pesquisa, localização, seleção e utilização da informação. Estas sessões de formação forneceram
competências práticas e conhecimentos sobre a temática “Como fazer um trabalho
de pesquisa”.
Através de uma formação eficiente em literacia de informação,
o risco de plágio diminui e a confiança dos alunos nas suas capacidades de
utilizar recursos de informação aumenta. O
resultado? Trabalhos de maior qualidade e uma participação mais ativa nas
aulas, assim como uma melhor integração entre os materiais das aulas e as
várias fontes de informação.
Foi com o conto “O INCRÍVEL RAPAZ QUE COMIA LIVROS”de Oliver Jeffers que as professoras
bibliotecárias despertaram nos alunos do Jardim de Infância e 1º ciclo o
apetite para saborearem o prazer de ouvir uma excelente história.
Este livro
conta a suculenta história de um rapaz com um apetite
insaciável por livros.
O Henrique adorava livros… mas não exatamente
como nós adoramos livros. O Henrique adorava comer livros! Primeiro uma
palavra, depois uma frase, e não tardou já se empanturrava com três ou quatro
livros de uma vez só. Quanto mais livros comia, mais esperto ficava. Até que um
dia as coisas começaram a correr mal…
Um livro tão tentador que já houve quem não
resistisse a dar uma dentada na contracapa!
No âmbito da comemoração do Mês Internacional das
Bibliotecas Escolares (MIBE), os alunos da EB1 da Praia escutaram a
história "O Meu Livro" de Pedro Reisinho. Ao visualizarem um
powerpoint com as ilustrações, os alunos ficaram mais motivados para a leitura,
partilhando ideias sobre a definição de livro e opiniões sobre os seus livros
favoritos.
Os alunos que requisitam gostam de sugerir aos colegas as
suas leituras favoritas; para este efeito foi criado um espaço apropriado mural
tanto na EB1 de Corpo Santo como na EB1 da Praia.
Na biblioteca escolar da escola sede
os alunos também têm à sua disposição os impressos para registarem a sua
opinião sobre os livros requisitados para leitura domiciliária.
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.
Mensagem para o Dia Mundial do Professor 2014 dos representantes da UNESCO, OIT, UNICEF, PNUD e Education International:
O dia 5 de outubro de 2014 marca o 20º aniversário do Dia Mundial do Professor.
Um sistema educacional somente pode ser tão bom quanto seus professores. Os professores são essenciais para uma educação universal e de qualidade para todos: eles são fundamentais na formação das mentes e das atitudes das próximas gerações, para lidar com os novos desafios e oportunidades mundiais. Um ensino inovador, inclusivo e com foco nos resultados é essencial para 2015 e além, se desejarmos oferecer as melhores oportunidades possíveis para milhões de crianças, jovens e adultos em todo o mundo.
Em muitos países, a qualidade da educação é reduzida por um déficit de professores. É necessário um acréscimo de 1,4 milhão de professores nas salas de aula de todo o mundo, para que se consiga alcançar a educação primária universal até 2015, e mais 3,4 milhões desses profissionais serão necessários até 2030, de acordo com o Instituto de Estatística da UNESCO.
Além do desafio dos números, existe a questão da qualidade. Com muita frequência, os professores trabalham sem recursos ou sem formação adequada. Os desafios atuais são enormes: nós enfrentamos uma crise mundial da aprendizagem, com 250 milhões de crianças que não aprendem o básico, mesmo que mais da metade delas tenha passado quatro anos na escola.
Portanto, capacitar os professores para que tenham sucesso é uma prioridade. Isso significa formação rigorosa, melhores condições de trabalho, treinamento com base na qualidade, desenvolvimento de carreira bem planejado e atração de novos professores e novos talentos, especialmente jovens e mulheres de comunidades sub-representadas.
Neste 5 de Outubro de 2014, Dia Mundial do Professor queremos dar os parabéns a todos os que continuam heroicamente a ser professores.
"O dia dos professores que, de formas tão diferentes, foram decisivos para dizermos alguns dos “sins” e dos “nãos” que nos fizeram ser as pessoas que somos. O dia dos professores que hoje, em condições difíceis e desgastantes, procuram fazer das crianças e dos jovens deste país os cidadãos daquele país que temos de continuar a sonhar. O dia dos professores que apesar deste presente desencorajador continuam a ser os artesãos do futuro, as pessoas que nunca se conformam com os que os seus alunos são mas sempre os procuram acompanhar para se transcenderem, para serem melhores."
A Biblioteca Escolar (BE) da escola sede realizou, a partir de uma apresentação multimédia, uma formação ao utilizador para todas as turmas do 5º ano de escolaridade intitulada "À Descoberta da Biblioteca Escolar".
Esta atividade teve como objetivo, apresentar os serviços e recursos disponíveis, informar sobre o modo como os documentos estão organizados, sensibilizar para a utilização da biblioteca quer no âmbito do desenvolvimentos curricular, quer na ocupação dos tempos livres e dar a conhecer as diferentes áreas e principais regras de funcionamento. Esta visita à biblioteca decorreu nas últimas semanas de setembro e está inserida nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares que se comemora em outubro.