sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Dia das Bibliotecas Escolares

O mês de outubro é o mês Internacional das Bibliotecas Escolares definido pelo Internacional Association of School Libraries (IASL). 
Este ano o lema definido é "Eu gosto da biblioteca escolar".
Na segunda-feira, dia 22 de outubro, celebra-se em Portugal o Dia das Bibliotecas Escolares. 
Para assinalar esta data realizaremos a atividade "Parar Para Ler".
Assim, na segunda-feira, dia 22 de outubro, às 10:25, nas salas de aula será lido o poema:

As árvores e os livros

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.
VAMOS TODOS PARAR PARA LER durante 10 minutos.

Saudação da Doutora Teresa Calçada

Saudação da Dra. Teresa Calçada a todos os agentes que trabalham nas Bibliotecas Escolares e aos docentes que com ela articulam e colaboram, enviada a propósito do MIBE/ DNBE-22 de outubro.

A biblioteca escolar destaca-se pela sua centralidade física e simbólica, constitui-se como um espaço físico e digital aberto, onde todos são bem-vindos, incrementando a ideia de uma cultura de leitura e escrita nas escolas.

Aprender a ler e ler para aprender são processos fundadores indissociáveis da ideia de educação. É necessário que na escola se leia de todas as maneiras, de forma autónoma e orientada, individualmente, a par e em grupo, em voz alta e silenciosamente, de forma extensiva e intensiva, sempre e em todo o lado, para aprender a manejar a informação de forma ética e crítica, estruturar o conhecimento, melhorar a aprendizagem e aumentar o sucesso educativo.

Com o objetivo de dar resposta a esta necessidade, o Plano Nacional de Leitura e as bibliotecas escolares juntam esforços para, colaborativamente, promoverem:

- a inclusão de períodos diários para a prática individual da leitura pelos alunos, com a iniciativa "10 minutos a ler";

- a gestão e o empréstimo às turmas de caixas com conjuntos de livros iguais para serem lidos sob a orientação do professor;

- a celebração de contratos de leitura autónoma com os alunos, tendo em conta as recomendações e as sugestões do Plano Nacional de Leitura 2027;

- o empréstimo e a circulação de livros entre a escola e a casa dos alunos para a leitura em familia;

- concursos, projetos, iniciativas várias que contribuem para fazer leitores.

1. É essencial que existam espaços, tempos e oportunidades nas escolas para estimular o prazer de ler. A aquisição de hábitos de leitura e do prazer de ler exige uma prática regular da leitura, o envolvimento emocional e a motivação pessoal dos leitores através de um exercício livre e voluntário. O acesso facilitado a um espaço de liberdade, de leitura independente, de iniciativas diversificadas de caráter informal concorre para estimular o prazer de ler e formar leitores para a vida. Sendo também um espaço para brincar e aprender de forma recreativa, a biblioteca escolar desenvolve, através dessa diversão em grupo, as capacidades intelectuais, linguísticas e socioafetivas dos alunos.


2. Hoje não basta saber ler. É necessário ler muito bem, independentemente do que lemos, das razões por que lemos, das linguagens, dos textos, dos meios, dos suportes e dos lugares físicos ou virtuais em que nos encontramos, e para isso é exigida uma competência muito sólida em leitura e escrita. Esta exigência de aquisição de uma nova competência leitora e de novas literacias implica repensar os ambientes e os modos de aprendizagem atuais. As bibliotecas escolares têm, neste contexto, um papel catalisador.


3. A biblioteca escolar é um espaço de leitura funcional e informativa, autónoma, onde se descobre e se sustenta o gosto pelo saber, onde é possível ler, investigar e usar de forma livre e com segurança todo o tipo de recursos, impressos e digitais, independentemente do seu formato e da forma de acesso, presencial ou online.


4. Como não só de literacia verbal se faz hoje a leitura, é também possível na biblioteca desenvolver muitas outras formas multissensoriais que se combinam cada vez mais com a palavra escrita e oral, dando lugar a uma nova multialfabetização ou transalfabetização que também a biblioteca deve acolher.

5. A escrita hoje, induzida por novos ambientes digitais e dispositivos móveis, faz-se maioritariamente em ecrãs, associando-se cada vez mais à oralidade e a outras linguagens e formas gráficas e visuais de comunicar, através do Facebook, do Youtube, do Instagram e de outras redes sociais. Por exemplo, como estratégia de motivação e pretexto para o exercício criativo da leitura e da escrita, pode recorrer-se às práticas correntes de escrita dos jovens em plataformas de Fanfic, grupos de leitura e escrita no GoodReads e Wattpad, produção de booktrailers, aplicações de storytelling, etc.

6. Hoje em dia, não só consumimos mas também produzimos informação. As bibliotecas são um espaço de produção e comunicação da imagem e da palavra, onde é possível aprender a trabalhar com tecnologias, plataformas e ferramentas digitais para a criação, a representação e a partilha da informação e do saber, independentemente da sua natureza, suporte ou formato.

7. A leitura é uma atividade social e as bibliotecas, um espaço público comunitário de encontro, empatia e inclusão, onde é possível socializarmo-nos e abrirmo-nos a outros olhares, realidades e modos de viver, ler e sentir.

8. As bibliotecas escolares são, igualmente, um espaço performativo de fruição estética e expressão cultural, onde se pode participar em atividades festivas, eventos artísticos e experiências vivas de leitura explorando a dimensão ostensiva, cénica e pragmática da leitura e dos textos.

Aos professores bibliotecários, aos coordenadores interconcelhios, aos docentes e a todos aqueles que, todos os dias, constroem leitores nas e com as bibliotecas escolares, uma saudação especial no Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.


Abecedário dos Animais

A turma do 3º ano, da Profª Beatriz, construiu um "Abecedário dos Animais"no seguimento da exploração do livro "Quem dá asas às palavras" pela professora bibliotecária numa sessão na biblioteca escolar no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.


segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Dia da Alimentação

16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação

Esta comemoração, que teve início em 1981, é atualmente celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

Esta data corresponde também à fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

Na biblioteca, encontrarás livros sobre alimentação e poderás fazer palavras cruzadas e sopas de letras sobre este tema.


domingo, 14 de outubro de 2018

Programa de Atividades do Mês da Biblioteca Escolar



Mês da Biblioteca Escolar 2018

O mês de outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o International School Library Month (ISLM) em 2018, foi "Why I love my school library".


A RBE procurou uma formulação que melhor traduzisse para a língua portuguesa a ideia transmitida, optando-se por uma linguagem híbrida em que todas as gerações se reveem: “Eu ♥ biblioteca escolar”.

Como habitualmente, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar será assinalado na quarta segunda-feira de outubro, dia 22.


sexta-feira, 5 de outubro de 2018

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Bem-Vindos de volta!

A biblioteca espera-te para te proporcionar atividades fascinantes e aventuras fantásticas neste novo ano escolar!

Deseja-te um ano letivo repleto de sucesso e BOAS LEITURAS!


segunda-feira, 23 de julho de 2018

A equipa da biblioteca deseja a toda a comunidade educativa umas BOAS FÉRIAS,  com muito descanso e recuperação de energias.
Boas Leituras!

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Teatro de Fantoches "A que sabe a Lua"

No âmbito do projeto Articulação e Sequencialidade e numa parceria entre a biblioteca, o pré-escolar e as turmas do 1ºano do 1ºciclo do ensino básico, foi apresentado no dia 4 de junho, na biblioteca, o teatro de fantoches da história "A que sabe a Lua" baseado no conto de Michael Grejniec. Os fantoches foram realizados pelos alunos de 5 anos das turmas do pré-escolar com a colaboração dos alunos do 1ºano de escolaridade e o teatro foi apresentado por alguns alunos do 1ºano de escolaridade com a orientação da professora bibliotecária.
Foi um momento de alegria e aprendizagem para todos.



BRINCAR AOS DESAFIOS - 1º Ciclo

Desafio nº 6 – 1º Ciclo
3ª Fase – 2017/18

1.º CEB

Cada semana um desafio diferente…

Nº de participantes: 8
Respostas corretas: 2
Respostas anuladas: 5 (por falta de identificação, letra pouco legível e/ou identificação incorreta)
             
RESPOSTA CORRETA: A
O plinto é um material de apoio para ginástica. É um aparelho para saltos.

ESTÃO DE PARABÉNS OS CONCORRENTES:

1.º Ano

2.º Ano

3.º Ano

4.º Ano




4.º8
N.º12-Martim Gomes
N.º17-Sara Azevedo

Não PERCAM O PRÓXIMO DESAFIO!

PALAVRAS COM MÚSICA


DESAFIO nº6
3ª FASE 2017/2018
2º e 3º Ciclo

Nº de participantes: 56
Respostas corretas: 18
Respostas anuladas: 2 (por falta de identificação, letra pouco legível e/ou identificação incorreta)

RESPOSTA CORRETA: C

O termo Tenor significa, uma voz masculina aguda .                  


ESTÃO DE PARABÉNS OS CONCORRENTES:

2º CICLO

5.º Ano

6.º Ano

5.º9
Nº20- Tiago Pereira

6º2
Nº14- Inês Ferraz
Nº20- Luna Silva


6º3
Nº4- Carolina Conceição
Nº14- Mafalda


6.º10
Nº21- Rita Frade



3º CICLO
7.º Ano
8.º Ano
9.º Ano
7.ºB
Nº2- António Cameira
Nº4- Beatriz Pina
Nº6- Cláudia Gonçalves
Nº11- Francisco Lobo
Nº13- Gabriela Rodrigues
Nº19- Mª Eduarda Torres
Nº21- Matilde Pinto
Nº26- Sofia Trindade

                              9.ºB
Nº2- Beatriz Sousa
Nº10- Beatriz Sampaio
Nº19- Sofia Morgado

9ºC
Nº6- Diogo Fernandes












  Não PERCAM O PRÓXIMO DESAFIO!

PONTAPÉS NA GRAMÁTICA - 3º Ciclo


DESAFIO nº 6 – 3º Ciclo
3ª FASE 2017/2018

Nº de participantes: 30
Respostas corretas: 17
Respostas anuladas: 9 (por falta de identificação, letra pouco legível e/ou identificação incorreta)
RESPOSTA CORRETA: B
Com certeza ele gostou do trabalho!                         


ESTÃO DE PARABÉNS OS CONCORRENTES:

3º CICLO
                  7.º Ano
8.º Ano
9.º Ano

7.ºB
N.º1-Ana Sofia Silva
N.º6-Cláudia Gonçalves
N.º11-Francisco Lobo
N.º13-Gabriela Rodrigues
N.º19-M.ª Eduarda Torres
N.º21-Matide Pinto
8.ºB
N.º4-Beatriz Kerrigan

9.ºA
N.º15- Guilherme Duarte


7.ºC
N.º3-Carolina Martins
N.º6-Francisca Maio
8.ºC
N.º11-Lara Pereira
9.ºB
N.º2-Beatriz Sousa
N.º10-Beatriz Sampaio
7.ºD
N.º9-Filipe Dias

8.ºD
N.º10-David Araújo


8.ºF
N.º9-Guilherme Vieira
N.º18-Rafael Calheiros


Não PERCAM O PRÓXIMO DESAFIO!

PONTAPÉS NA GRAMÁTICA - 2º Ciclo







DESAFIO nº 6 – 2º Ciclo
3ª FASE 2017/2018
N.º de participantes: 67 
Respostas corretas: 40      
Respostas anuladas: (por falta de identificação, letra pouco legível e/ou identificação incorreta)
RESPOSTA CORRETA: B
Essa enciclopédia contém todas as informações que precisas para o teu trabalho.
ESTÃO DE PARABÉNS OS CONCORRENTES:

2º CICLO
5.º Ano

6.º Ano
      5.º1            
N.º5-Diogo Castro
N.º8-Lara Neves
N.º21-Mariana Araújo

6.º1    
N.º12-Lúcia Melim
N.º13-Mafalda Carvalho
N.º15-Mª Eduarda
N.º20-Maria Rita Ribeiro
N.º25-Raquel Mota
      5.º2
N.º8-Constança Pinto
N.º11-Helena Fonseca
N.º13-Joana Pinho
N.º16-Leonor Leite
N.º22-Matilde Fernandes
N.º25-Petra Machado
6.º3
N.º1-António Pedro
N.º4-Carolina Conceição
N.º11-Leonor Pereira
N.º14-Mafalda Martins

5.º3
N.º3-Beatriz Carvalho
6.º5
N.º6-Carolina Fonseca
N.º9-Maria Pereira
N.º20-Tamára Prado
5.º4
N.º8-Francisca Lançós

6.º6
N.º4-Beatriz Esteves
N.º16-M.ª Francisca Lopes

5.º5
N.º3-Bárbara Lopes
6.º8
N.º6-Daniela Mendes
N.º13-Mariana Soares
N.º21-Tomás Pacheco
5.º8
N.º1-Afonso Neto
N.º7- Francisco Cerqueira
N.º16- Nicole Barbosa
N.º17-Nuno Ferreira
N.º25-Valter Barbosa
N.º27-Yolanda Vonzo
6.º9
N.º2-Ana Lucas

      5.º9           
N.º13-Laila Silva
6.º10
N.º16-M.ª Miguel Sampaio
N.º17-Mariana Garrido
N.º21-Rita Frade

Não PERCAM O PRÓXIMO DESAFIO