quinta-feira, 5 de março de 2020

Internet Segura


Durante o mês de março, a equipa da biblioteca escolar, em parceria com a Polícia Municipal, estão a promover sessões de sensibilização sobre a segurança na internet, destinadas às turmas do 4º ano do agrupamento.

Comunicar em segurança pretende alertar a comunidade educativa para a utilização correta e segura das tecnologias de informação, designadamente Internet e telemóvel, através de sessões de sensibilização em sala de aula. As novas Tecnologias de Informação e Comunicação oferecem hoje em dia um mundo fantástico de novas oportunidades de aprendizagem e de relacionamento, que exigem um conhecimento profundo das suas vantagens mas também dos seus riscos.
A interatividade dos novos meios de comunicação não só abre portas, como também, e tal como em outros aspetos da vida do dia-a-dia, requer cuidados que preservem a segurança de cada um, dos seus dados pessoais e das informações ou conteúdos a que, cada um, quiser aceder ou partilhar com os outros. 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

O que eu quero ser...


No contexto da temática do Carnaval/Semana da Leitura, têm sido explorados alguns poemas do livro O que eu quero ser... de José Jorge Letria, alguns complementados com canções infantis sobre as profissões. 
No final, são apresentadas várias propostas de trabalho: alfabeto das profissões e pesquisa de profissões.

.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Receita para o dia de S. Valentim

Deixamos uma sugestão para o jantar...





















O Cuquedo e um Amor que Mete Medo



Ao longo da semana foi trabalhado o livro O Cuquedo e um Amor que Mete Medo  da dupla Cara Cunha e Paulo Galindro,  que causou furor entre a pequenada.
No final da sessão, os mais novos puseram as mãos ao trabalho e fizeram uns assustadores e fofinhos cuquedos.


Projeto aLer+ - Doces Leituras de S. Valentim

No âmbito do projeto aLer+, alguns alunos, utilizadores assíduos da biblioteca, escolheram quadras de Fernando Pessoa para serem impressas em marcadores de livros que foram distribuídos nos cafés junto à escola sede para serem oferecidos aos clientes, neste dia em que se comemora o S. Valentim.



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Projeto Articulação e Sequencialidade na EB Eng. Fernando Pinto de Oliveira

No âmbito do projeto Articulação e Sequencialidade os alunos do pré-escolar e do 1ºano foram à biblioteca para ouvir o conto O Monstro das Cores de  Anna Llenas. Um conto que explica às crianças as emoções através das cores. A personagem principal é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. Ele não percebe porque muda de cor e a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.
Foi uma sessão muito animada e participada!



Canção dos abraços


Para assinalar o dia 14 de fevereiro, é apresentado o poema exposto. Depois os alunos ouvem a música de Sérgio Godinho e visualizam um vídeo com o poema. Este momento permite abordar o tema dos afetos e até completar oralmente a árvore dos afetos. Momentos ternurentos em que cada aluno abraça um amigo especial. No final, os mais novos cantam a música.

Plantar Afetos



No âmbito da comemoração do dia dos afetos, foi lido e explorado o livro Plantar Um Beijinho de Amy Krouse Rosenthal e de Peter H. Reynolds que aborda a vida, a generosidade e a partilha.





Articulação e Sequencialidade na Amorosa


As duas salas da pré e a turma do 1º ano foram à biblioteca para assistirem à leitura e exploração do livro A que sabe a lua? de Michael Grejniec.
Como motivação para a leitura, foram expostos alguns animais que participavam na história e, ainda, tortitas de milho que despertaram a curiosidade dos presentes para a história. O texto permite refletir sobre valores, como a solidariedade, a força da união, animais, sabores, distâncias, astros.
Há já muito tempo que os animais desejavam averiguar a que sabia a Lua. Seria doce ou salgada? Só queriam provar um pedacinho. À noite, olhavam ansiosos para o céu. Esticavam-se e estendiam os pescoços, as pernas e os braços, tentando alcançá-la...
No final da sessão, os alunos provaram também um pedacito da lua e, na verdade, tinha vários sabores!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

CNL

Na sexta-feira dia 7 de fevereiro realizou-se na Biblioteca Municipal Florbela Espanca a fase municipal da 14.ª edição do concurso Nacional de Leitura com a presença de alunos das escolas do concelho de Matosinhos.

Participaram nesta edição 34 alunos de todos os níveis de ensino e que vão representar Matosinhos na fase intermunicipal onde vão estar presentes todos os municípios da área metropolitana do Porto.

Os alunos apurados são oriundos dos Agrupamentos de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira; Dr. José Domingues dos Santos; Padrão da Légua e Perafita.

Uma manhã descontraída e de convívio onde ainda houve tempo para visitar a biblioteca e a galeria municipal de Matosinhos.

Dos nove alunos que o nosso agrupamento levou a esta fase, seis deles passaram à fase intermunicipal:

1º CEB
 -Ema Azevedo 
 - Maria João Gomes de Almeida
 - Íris Sofia da Silva Soares 

2ºCEB
- João Luís Gomes de Almeida, nº 10, 5º1;
- João Martins, nº 11, 5º8.

3ºCEB
- Joana Borges, nº15, 8ºB.

Parabéns a todos alunos e seus familiares e aos professores que os acompanharam nesta aventura de leitura!

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé, sapatos e interiores


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Exposição de livros


Para fomentar o gosto pela leitura, livro e escrita, as professoras bibliotecárias vão, frequentemente, atualizando as montras de livros de acordo com as comemorações de cada mês. Uma das estratégias para a seleção dos livros para a requisição domiciliária.

Parceria PNL2027 e Pingo Doce



O Plano Nacional de Leitura 2027 e o Pingo Doce criaram sinergias para oferecer às escolas do Ensino Básico, que integram a Rede de Bibliotecas Escolares, a coleção completa dos livros vencedores das várias edições do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce. 
Promover o gosto pela leitura nas crianças e incentivar a leitura diária pode fazer a diferença no futuro do país, pois a leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano, das principais condições de autonomia e sucesso na vida pessoal, escolar e profissional.
As nossas bibliotecas já receberam as ofertas.
Boas leituras!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Visão Júnior – PNL

Com os alunos do 3.º e alguns do 4º anos, as professoras bibliotecárias estão a trabalhar, em simultâneo, diferentes literacias - leitura, informação e media.
A turma é dividida em grupos e os alunos vão folhear, explorar um exemplar da revista. Num primeiro momento, a pesquisa é feita em formato papel, posteriormente recolhem a informação no computador.
No final são apresentados, oralmente, os dados da pesquisa, sendo uma partilha interessante. Uma atividade diferente que desperta e alarga a visão dos mais novos.

Um bocadinho de inverno…


As professoras bibliotecárias levaram Um bocadinho de inverno para os alunos da pré e 1º ano, levando também as personagens – o coelho e o ouriço. Como diz o livro «É quase Inverno, e está a chegar a altura do sono anual do Ouriço. O Ouriço pede ao Coelho que lhe guarde um bocadinho de Inverno, para quando acordar saber como é. Mas o Coelho é muito esquecido. Será capaz de se lembrar da promessa?» O escritor Paul Stewart e o ilustrador Chris Riddell criaram duas personagens animais cuja amizade é enternecedora e ao mesmo tempo cheia de humor.
No final da sessão, os alunos ouvem uma música de inverno e ficam com a proposta para agasalhar um menino e uma menina de acordo com a respetiva estação de ano.

Uma vez por mês…



Decorrendo o mês de janeiro, nada melhor que ler e explorar o poema “Inverno” de Eugénio de Andrade.

Oficina de escrita colorida



As turmas do 2º ano estão a realizar oficinas de escrita criativa nas sessões da biblioteca. Após a apresentação das dicas para planificar, estruturar e redigir um texto, cada grupo de trabalho vai planear o seu texto, pintando os elementos selecionados no guião apresentado.
Saber trabalhar em grupo, desenvolver a imaginação e articular são algumas das competências postas em prática.
No final, algumas turmas redigiram os textos no computador.


sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Corre, Corre Cabacinha de Alice Vieira

Os alunos do 1ºano de escolaridade divertiram-se com o conto Corre, Corre Cabacinha de Alice Vieira.
Depois de ouvirem a história, na qual participaram entoando o refrão "Não vi velha nem velhinha/ Não vi velha nem velhão/ Corre, corre cabacinha/ Corre, corre cabação!", completaram com as vogais já aprendidas palavras relacionadas com o conto.
Para finalizar a atividade desenharam a velhinha dentro de uma cabaça.




quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Rubrica: Sabias Que ...

Neste mês de janeiro publicamos uma curiosidade sobre a hibernação dos ursos.
Também a podes consultar na tua biblioteca.



quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Concurso Nacional de Leitura - 1ª Fase

A 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre o dia 4 de outubro de 2019, data oficial de abertura, e o dia 6 de junho de 2020, dia da grande final, em Oeiras.

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

Ontem, dia 8 de janeiro, realizaram-se no nosso agrupamento as provas escritas relativas à 1ª Fase deste concurso que é da responsabilidade das escolas. Para fazerem as provas os alunos do 1º ciclo leram o livro A Noite de Natal, os alunos do 2º ciclo, A Floresta e os alunos do 3º ciclo Histórias da Terra e do Mar. Estas obras são da autora Sophia de Mello Breyner Andresen.

Participaram nestas provas 200 alunos do 4ºano de escolaridade, 59 alunos do 2º ciclo e 34 do 3º ciclo.






quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Pordata Kids



A 6 e 7 de janeiro, as turmas do 4º ano da EB da Amorosa, Corpo Santo, Praia e Nogueira Pinto estiveram presentes numa atividade da Pordata Kids, um projeto destinado aos mais jovens.
Na sessão, alunos ficam a saber que as estatísticas não devem ser pensadas como um assunto exclusivo dos crescidos e é nas idades mais jovens que tudo começa. A formadora apresentou e explorou a cidade PORDATA para as turmas descobrirem o país em números.
A Pordata KIDS inclui 10 temas: Ambiente, Educação, Emprego, Famílias, Justiça, Saúde, Turismo, Desporto, População, Ciência e Tecnologia , onde os dados foram apresentados em forma de pergunta.
 Os professores e alunos avaliaram como muito positiva a iniciativa e conheceram um site  que pode ser uma ferramenta útil na aprendizagem da Matemática, Estudo do Meio, História e Geografia e muito mais.

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

OS TRÊS REIS DO ORIENTE





No dia de Reis, 6 de janeiro, foi lido o poema “OS TRÊS REIS DO ORIENTE” do livro Histórias de Natal contadas em verso de Alexandre Perafita, para algumas turmas da EB de Corpo Santo.

Na turma 8º F, foram lidos e explorados, além do poema de Alexandre Perafita, alguns textos de Maria Alberta Menéres da obra O Livro do Natal:

. “No Dia de Reis”
. “O cestinho de romãs”

Boas leituras para 2020!

domingo, 5 de janeiro de 2020

Bom recomeço!

A equipa da biblioteca deseja a toda a comunidade educativa um excelente recomeço com muita energia e boas leituras!