domingo, 3 de abril de 2022

A lagartinha muito comilona

Para o projeto de articulação e sequencialidade da EB Nogueira Pinto, foi escolhido o livro “A lagartinha muito comilona” para ser explorado com as turmas do pré-escolar e 1º ano. A primavera chegou e a professora bibliotecária leu e explorou esta história que conquistou os mais novos.

Este livro, um dos clássicos contemporâneos, com o design inovador e as brilhantes ilustrações que têm o cunho inconfundível de Eric Carle, relata a história um pequenino ovo que, à luz da lua, descansava numa folha. Num domingo de manhã, o sol quente chegou e PLOC!..., de dentro do ovo saiu uma lagartinha magra e esfomeada.

A alegria da história culminou com música e dança. 

Seguir-se-ão novas atividades nas salas de aula que irão surpreender todos.




Poesia com alimentos

 A docente Carla Almeida, no âmbito das DAC, construiu com os alunos das turmas 5º5, 5º6 e 5º7 poemas e acrósticos sobre a sustentabilidade alimentar e a alimentação saudável. 
Os trabalhos realizados deram origem a uma árvore fantástica exposta na biblioteca escolar, enquadrando-se também na semana da leitura.

Parabéns!

sexta-feira, 1 de abril de 2022

À conversa com os alunos do 2º ciclo…


Para celebrar a leitura decorreu um encontro online com a Ana Maria Magalhães e a Isabel Alçada no dia 28 de março e a 1 de abril para as turmas do 2º ciclo. Para tal foi divulgada a bio e bibliografia das autoras com uma exposição de livros na biblioteca.

As sessões foram dinâmicas e os alunos participaram ativamente colocando questões pertinentes às escritoras.

No final, a opinião foi unânime, todos gostaram muito!!

Mentira??


 Luísa Ducla Soares, Livro das Datas

Parece que o costume de contar mentiras surgiu em França, no século XVI. Durante muito tempo festejou-se o início do ano no dia 1 de abril, mas o rei resolveu adotar outra calendário, o gregoriano, pelo qual o ano começava a 1 de janeiro.
Muitas pessoas não se conformaram e continuaram a mandar convites para festas e votos de feliz ano novo em abril. Então, alguns brincalhões passaram a divertir-se, anunciando celebrações que não se realizavam. Daí até dizerem outras mentirolas foi um passo.
Hoje, até os jornais, a rádio e a televisão inventam as suas mentiras.

quinta-feira, 31 de março de 2022

Leitura digit@l

Para motivar os alunos para a leitura e contextualizar o encontro com as escritoras Ana Maria Magalhães e a Isabel Alçada, as turmas do 2º ciclo têm ido à biblioteca para uma sessão de leitura e exploração do conto “A cegonha e a tartaruga” da obra “As Três Fábulas”. Na atividade, a biblioteca disponibiliza tablets, permitindo aos alunos a leitura digital.

No final, realizam um quis no Wordwall e umas palavras cruzadas para verificar os conhecimentos adquiridos.





quarta-feira, 30 de março de 2022

SEMANA DA LEITURA de 4 a 8 de abril de 2022

Entre 4 e 8 de abril de 2022, realiza-se a Semana da Leitura do nosso agrupamento, centrada no tema "Ler Sempre! Ler em qualquer lugar!"

Mais uma vez celebramos a leitura, o prazer de ler, os livros.

Novamente em versão semipresencial, as atividades planificadas traduzem a imaginação e a criatividade do nosso corpo docente e alunos. Estas atividades fazem o cruzamento com projetos em desenvolvimento no agrupamento e com as áreas curriculares.


terça-feira, 29 de março de 2022

“1º Concurso Poesia de Cor”

A Junta de Freguesia assinalará o Dia Mundial da Criança com um concurso de Poesia destinado a todos os alunos do 1º Ciclo de Matosinhos e Leça da Palmeira.

Este concurso será promovido em parceria com Sarah Luz, natural de Leça da Palmeira, aluna do nosso agrupamento e autora do canal de Youtube Poesia de Cor.

O tema será “Os Direitos das Crianças”. Os participantes terão entre dia 28 de março e 29 de Maio para redigirem os seus poemas. O concurso contará com prémios para os vencedores. 

Mais informações podem ser consultadas no website da Junta de Freguesia

(www.jf-matosinhoslecapalmeira.pt) 


Descarregue aqui os documentos necessários para participar:



domingo, 27 de março de 2022

Concursos Semanais

Caros alunos, 
Nesta semana, de 28 de março a 1 de abril não serão lançados novos desafios dos nossos concursos semanais.

No decorrer desta semana serão divulgados os resultados do desafio nº11 e os nomes dos alunos com maior número de respostas certas em cada desafio destes concursos. 
Informaremos também se houver necessidade da realização de provas de desempate!

Na Semana da Leitura, de 4 a 8 de abril, serão publicados os nomes dos alunos vencedores e entregues os respetivos prémios! 

Estejam atentos!





Dia Mundial do Teatro - 27 março


 No nosso agrupamento, os alunos da pré e 1º Ciclo estão a dramatizar "A galinha medrosa" de António Mota que tem proporcionado momentos mágicos de leitura e expressão dramática.

quinta-feira, 24 de março de 2022

“A Galinha Medrosa”

 A semana da leitura no agrupamento aproxima-se e as professoras bibliotecárias estão a preparar o encontro online com o escritor António Mota e o músico Daniel Completo que terá lugar a 4 de abril.

Como as histórias constituem a forma mais antiga de educação, uma vez que desde sempre foram utilizadas como veículo de transmissão de tradições entre gerações, está a ser explorado o livro “A Galinha Medrosa” que fala de uma galinha tão medrosa que até a própria sombra a assustava. Um dia, pôs-se a esgaravatar no chão a ver se conseguia apanhar uma minhoca para meter no papo. Quando um bocadinho de cal lhe cai na cabeça, começa esta deliciosa história tradicional, recontada por António Mota. Seguem-se outras personagens que os alunos vão incorporar, dramatizando para os colegas.

Sessões tão divertidas que contam com a interação e participação de todos.



segunda-feira, 21 de março de 2022

SALVEM A PAZ - Poesia de Sarah Luz

Ouçam este poema original da nossa aluna Sarah Luz!
Uma mensagem universal e impactante neste mundo confuso...


É COMO AS BORBOLETAS? - Poesia de Ana Luísa Amaral | Dia Mundial da Poes...


Feliz dia da Poesia e da Árvore!



Dia Mundial da Água – 22 de março

A comemoração do Dia Mundial da Água surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992.

Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade.

Foi com esse mesmo objetivo que os alunos do 5º4, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e com o contributo das disciplinas de Português e Ciências Naturais, trabalharam em grupo a sustentabilidade da água.





Dia Mundial da Poesia


 

domingo, 13 de março de 2022

Literacia da Informação – 2º e 3º Ciclos


As práticas de literacia da informação visam dotar os alunos de conhecimentos que os capacitem para o acesso, produção e uso crítico da informação e para uma comunicação eficaz, ética e socialmente responsável. O aluno procura, avalia criticamente e trata os dados, atendendo à credibilidade das fontes e respeitando princípios éticos e normativos. A biblioteca escolar assume-se, assim, como lugar privilegiado de acesso a recursos diversificados e de desenvolvimento desta literacia, em ambientes cada vez mais tecnológicos e complexos.

Atendendo à importância desta literacia, as professoras bibliotecárias encontram-se a realizar sessões sobre a literacia da informação para as turmas do 2º e 3º Ciclos. Na atividade é apresentado o modelo Big6 para orientar os alunos na realização de um trabalho de pesquisa.

terça-feira, 8 de março de 2022

Dia Internacional da Mulher

          

MULHER

A mulher não é só casa
mulher-loiça, mulher-cama
ela é também mulher-asa,
mulher-força, mulher-chama

E é preciso dizer
dessa antiga condição
a mulher soube trazer
a cabeça e o coração

Trouxe a fábrica ao seu lar
e ordenado à cozinha
e impôs a trabalhar
a razão que sempre tinha

Trabalho não só de parto
mas também de construção
para um filho crescer farto
para um filho crescer são

A posse vai-se acabar
no tempo da liberdade
o que importa é saber estar
juntos em pé de igualdade

Desde que as coisas se tornem
naquilo que a gente quer
é igual dizer meu homem
ou dizer minha mulher

                                             Ary dos Santos


sexta-feira, 4 de março de 2022

Fase Municipal do CNL


Decorreu hoje a prova oral do CNL relativa à Fase Municipal, na BM Florbela Espanca, da parte da manhã. O transporte foi assegurado de Câmara e à chegada os participantes receberam um lanche.

Seguiu-se a prova oral com a leitura de um excerto da obra e respetiva prova de argumentação perante as questões colocadas pelo júri. Enquanto deliberavam, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a BM.

O nosso aluno Pedro Beco foi apurado para a próxima fase e será um dos alunos do 3º Ciclo a representar o concelho de Matosinhos. Foi uma experiência fantástica para todos os alunos participantes que tiveram um bom desempenho.

Na próxima etapa, a prova escrita online terá lugar a 23 de março e a 30 de março a prova de palco presencial, cuja organização estará a cargo da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

A obra selecionada para o 3º Ciclo foi "Família da rua sem saída / Eve Garnet.

Parabéns, Pedro!

quinta-feira, 3 de março de 2022

Vamos colorir o Mundo?

 Ao longo do mês de fevereiro, os alunos da pré e 1º CEB participaram num encontro com a Dr.ª Jéssica Ferreira, autora do livro "Vamos colorir o Mundo?". Realizaram-se 3 sessões online, 14 de fevereiro para os mais novos, 21 de fevereiro, com as turmas do 1º e 2º ano e 28 de fevereiro para as turmas do 3º e 4º ano.

A autora, Psicóloga Clínica (Membro Efetivo da OPP), contou uma história da luta da joaninha e da sua amiga pelo direito da inclusão e igualdade. Juntos aprendemos que é errado discriminar alguém e que ganhamos mais quando somos todos amigos uns dos outros.




quarta-feira, 2 de março de 2022

Visão Júnior Digital

 

Os media têm uma adesão crescente por parte dos jovens, seja porque são utilizados com fins informativos, produtivos, transformativos, seja porque facultam diversas formas de relacionamento, em ambientes sociais e digitais. A educação para os media e o desenvolvimento das literacias implicadas no seu uso transformaram-se, neste contexto, numa questão de inclusão e de cidadania.

Neste sentido e no âmbito do referencial “Aprender com a biblioteca escolar” a BE está a realizar, com as turmas do 3º ano, uma atividade com acesso à revista Visão Júnior em formato digital, nos computadores das bibliotecas.

Após uma breve contextualização acerca dos media, os alunos folheiam a revista e vão preenchendo um guião orientador, trabalhando as diferentes literacias.

Esta iniciativa é um sucesso devido aos equipamentos distribuídos à BE e graças à assinatura digital desta revista.

terça-feira, 1 de março de 2022

CNL - Fase Municipal

Na passada sexta-feira, dia 25 de fevereiro às 9:30, realizou-se a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura. A prova escrita, em formato digital, desta fase foi realizada nas bibliotecas de cada escola. O resultado desta prova foi o apuramento de um aluno do 3ºCEB, Pedo Beco do 8ºB, para a prova oral.

A prova oral será realizada, presencialmente, na biblioteca Florbela Espanca (biblioteca Municipal de Matosinhos) na próxima sexta-feira, dia 4 de março.

Parabéns aos nossos leitores!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Aproxima-se o Carnaval!

No âmbito do projeto da sequencialidade, foi lido e explorado o livro "O Leão que temos cá dentro" que surpreendeu os mais novos do JI de Monte Espinho. Surgiram várias surpresas a partir deste livro que transmite uma mensagem tão especial.

Foram, ainda, levados alguns livros novos para motivar os alunos para a leitura.

Aproxima-se o Carnaval e ninguém leva a mal. Aqui fica o espírito do JI de Monte Espinho!!

Ovelhinha dá-me lã

 Este livro, escrito por Isabel Minhós Martins e ilustrado por Yara Kono da Kalandraka, foi
selecionado para o projeto de articulação e sequencialidade da EB da Amorosa.

Apresenta um texto rimado para os primeiros leitores, de estrutura encadeada e repetitiva, permitindo uma leitura dialogada com a participação dos alunos. Uma história de inverno para combater os dias frios que encanta os mais novos que gostam muito das ilustrações.

O livro recebeu a menção honrosa do júri no I Prémio Internacional “Compostela” para álbuns ilustrados e permite trabalhar a oralidade, animais domésticos, partilha, o tempo meteorológico, transformação das matérias-primas noutros elementos únicos.

Depois de lida e explorada a história na biblioteca,  as educadoras e docente do 1º ano darão continuidade aos trabalhos e à articulação. Uma leitura que aqueceu o coração de todos!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

"Brincar aos desafios"



Os vencedores
do concurso "Brincar aos Desafios", no 1º período,  foram os seguintes alunos:

. João Beco da EB da Amorosa

. Sarah Marques da EB Nogueira Pinto

Parabéns pela participação e desempenho!



Chocolata


 As professoras bibliotecárias estão a realizar a leitura orientada do livro “Chocolata” de Marisa Núnez e Helga Bansch, recomendado pelo PNL, que inclui a resolução de um guião de leitura.

As turmas aderem com interesse ao livro que fala sobre um hipopótamo fêmea sair da selva e ir à cidade para ir a uma óptima casa de banhos!

Chocolata acordou cedo, pegou numa mini-mala e partiu para a cidade. Lá comprou roupa, sapatilhas, biquini de tamalho XL e camisa de dormir e à tarde foi à casa de banhos, onde encontrou outros animais.

Antes de regressar a casa, o hipopótamo fêmea não esqueceu de comprar uma prenda ao Teófilo. O amigo esperava-o ansioso para ouvir as novidades.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

O Leão que temos cá dentro

 Após a leitura e exploração do livro fantástico "O Leão que temos cá dentro", as educadoras e professores titulares de turma realizaram vários trabalhos com os seus alunos, pegando na mensagem da história de acordo com o perfil da sua turma.

Algumas partilhas...




Escrita Colorida

 No âmbito do Plano 21|23, a equipa da biblioteca está a implementar uma oficina de escrita colorida, em articulação com os PT, para as turmas do 2º ano, visando o estabelecimento de laços afetivos e de uma relação funcional com a escrita. A partir de um guião, os alunos dão cor ao plano do texto a elaborar, num ambiente criativo.

Os alunos aderem com entusiasmo à atividade e surpreendem com a sua imaginação. Num outro momento, são os alunos que partilham oralmente as histórias elaboradas.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Sessões Comunicar em Segurança

No âmbito da  Segurança na Internet, foram dinamizadas sessões online, no dia 16 de fevereiro, via Teams, para as turmas do 4º ano de escolaridade do agrupamento, uma parceria da biblioteca com a PT.

Comunicar em segurança é uma iniciativa que pretende alertar a comunidade educativa para a utilização correta e segura das tecnologias de informação, designadamente Internet e telemóvel, através de um programa que integra sessões de sensibilização em sala de aula.