Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada escrevem livro sobre igualdade de género
As duas autoras aceitaram o desafio da Imprensa Nacional, em parceria com o iGen-Fórum de Organizações para a Igualdade, que agrega 69 organizações, entre as quais a Lusa, para escreverem um livro sobre a igualdade de género e escolheram como protagonista uma rapariga que quer ir para a Força Aérea.
As duas autoras, professoras de Português que já publicaram juntas mais de uma centena de livros, assinalam que sempre incluíram protagonistas femininas capazes e determinadas nas suas histórias para crianças e jovens. A série “Uma Aventura”, por exemplo, conta com duas meninas “aventureiras e despachadas”, inspiradas em duas alunas “reais”, que “eram do século XX, mas já estavam no século XXI”.
Para as autoras a igualdade “tem que funcionar nos dois sentidos, porque se uma rapariga hoje diz que vai para a Força Aérea e isso desencadeia uma conversa em que nem todos estão de acordo, se um rapaz disser que quer ser educador de infância e ir trabalhar para uma creche também desencadeia uma conversa em que as pessoas também não estão de acordo “.
Dirigido a adolescentes, rapazes e raparigas, o livro “O longo caminho para a igualdade-mulheres e homens no século XXI” tem duas partes: uma história de ficção e um conjunto de dados e informações reais.
Foi lançado a 08 de março, Dia Internacional da Mulher, num evento de acesso livre, transmitido em ‘live streaming’ através do site do iGen (http://forumigen.cite.gov.pt/).
Sem comentários:
Enviar um comentário