domingo, 27 de março de 2022

Concursos Semanais

Caros alunos, 
Nesta semana, de 28 de março a 1 de abril não serão lançados novos desafios dos nossos concursos semanais.

No decorrer desta semana serão divulgados os resultados do desafio nº11 e os nomes dos alunos com maior número de respostas certas em cada desafio destes concursos. 
Informaremos também se houver necessidade da realização de provas de desempate!

Na Semana da Leitura, de 4 a 8 de abril, serão publicados os nomes dos alunos vencedores e entregues os respetivos prémios! 

Estejam atentos!





Dia Mundial do Teatro - 27 março


 No nosso agrupamento, os alunos da pré e 1º Ciclo estão a dramatizar "A galinha medrosa" de António Mota que tem proporcionado momentos mágicos de leitura e expressão dramática.

quinta-feira, 24 de março de 2022

“A Galinha Medrosa”

 A semana da leitura no agrupamento aproxima-se e as professoras bibliotecárias estão a preparar o encontro online com o escritor António Mota e o músico Daniel Completo que terá lugar a 4 de abril.

Como as histórias constituem a forma mais antiga de educação, uma vez que desde sempre foram utilizadas como veículo de transmissão de tradições entre gerações, está a ser explorado o livro “A Galinha Medrosa” que fala de uma galinha tão medrosa que até a própria sombra a assustava. Um dia, pôs-se a esgaravatar no chão a ver se conseguia apanhar uma minhoca para meter no papo. Quando um bocadinho de cal lhe cai na cabeça, começa esta deliciosa história tradicional, recontada por António Mota. Seguem-se outras personagens que os alunos vão incorporar, dramatizando para os colegas.

Sessões tão divertidas que contam com a interação e participação de todos.



segunda-feira, 21 de março de 2022

SALVEM A PAZ - Poesia de Sarah Luz

Ouçam este poema original da nossa aluna Sarah Luz!
Uma mensagem universal e impactante neste mundo confuso...


É COMO AS BORBOLETAS? - Poesia de Ana Luísa Amaral | Dia Mundial da Poes...


Feliz dia da Poesia e da Árvore!



Dia Mundial da Água – 22 de março

A comemoração do Dia Mundial da Água surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992.

Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade.

Foi com esse mesmo objetivo que os alunos do 5º4, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e com o contributo das disciplinas de Português e Ciências Naturais, trabalharam em grupo a sustentabilidade da água.





Dia Mundial da Poesia


 

domingo, 13 de março de 2022

Literacia da Informação – 2º e 3º Ciclos


As práticas de literacia da informação visam dotar os alunos de conhecimentos que os capacitem para o acesso, produção e uso crítico da informação e para uma comunicação eficaz, ética e socialmente responsável. O aluno procura, avalia criticamente e trata os dados, atendendo à credibilidade das fontes e respeitando princípios éticos e normativos. A biblioteca escolar assume-se, assim, como lugar privilegiado de acesso a recursos diversificados e de desenvolvimento desta literacia, em ambientes cada vez mais tecnológicos e complexos.

Atendendo à importância desta literacia, as professoras bibliotecárias encontram-se a realizar sessões sobre a literacia da informação para as turmas do 2º e 3º Ciclos. Na atividade é apresentado o modelo Big6 para orientar os alunos na realização de um trabalho de pesquisa.

terça-feira, 8 de março de 2022

Dia Internacional da Mulher

          

MULHER

A mulher não é só casa
mulher-loiça, mulher-cama
ela é também mulher-asa,
mulher-força, mulher-chama

E é preciso dizer
dessa antiga condição
a mulher soube trazer
a cabeça e o coração

Trouxe a fábrica ao seu lar
e ordenado à cozinha
e impôs a trabalhar
a razão que sempre tinha

Trabalho não só de parto
mas também de construção
para um filho crescer farto
para um filho crescer são

A posse vai-se acabar
no tempo da liberdade
o que importa é saber estar
juntos em pé de igualdade

Desde que as coisas se tornem
naquilo que a gente quer
é igual dizer meu homem
ou dizer minha mulher

                                             Ary dos Santos


sexta-feira, 4 de março de 2022

Fase Municipal do CNL


Decorreu hoje a prova oral do CNL relativa à Fase Municipal, na BM Florbela Espanca, da parte da manhã. O transporte foi assegurado de Câmara e à chegada os participantes receberam um lanche.

Seguiu-se a prova oral com a leitura de um excerto da obra e respetiva prova de argumentação perante as questões colocadas pelo júri. Enquanto deliberavam, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a BM.

O nosso aluno Pedro Beco foi apurado para a próxima fase e será um dos alunos do 3º Ciclo a representar o concelho de Matosinhos. Foi uma experiência fantástica para todos os alunos participantes que tiveram um bom desempenho.

Na próxima etapa, a prova escrita online terá lugar a 23 de março e a 30 de março a prova de palco presencial, cuja organização estará a cargo da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

A obra selecionada para o 3º Ciclo foi "Família da rua sem saída / Eve Garnet.

Parabéns, Pedro!

quinta-feira, 3 de março de 2022

Vamos colorir o Mundo?

 Ao longo do mês de fevereiro, os alunos da pré e 1º CEB participaram num encontro com a Dr.ª Jéssica Ferreira, autora do livro "Vamos colorir o Mundo?". Realizaram-se 3 sessões online, 14 de fevereiro para os mais novos, 21 de fevereiro, com as turmas do 1º e 2º ano e 28 de fevereiro para as turmas do 3º e 4º ano.

A autora, Psicóloga Clínica (Membro Efetivo da OPP), contou uma história da luta da joaninha e da sua amiga pelo direito da inclusão e igualdade. Juntos aprendemos que é errado discriminar alguém e que ganhamos mais quando somos todos amigos uns dos outros.




quarta-feira, 2 de março de 2022

Visão Júnior Digital

 

Os media têm uma adesão crescente por parte dos jovens, seja porque são utilizados com fins informativos, produtivos, transformativos, seja porque facultam diversas formas de relacionamento, em ambientes sociais e digitais. A educação para os media e o desenvolvimento das literacias implicadas no seu uso transformaram-se, neste contexto, numa questão de inclusão e de cidadania.

Neste sentido e no âmbito do referencial “Aprender com a biblioteca escolar” a BE está a realizar, com as turmas do 3º ano, uma atividade com acesso à revista Visão Júnior em formato digital, nos computadores das bibliotecas.

Após uma breve contextualização acerca dos media, os alunos folheiam a revista e vão preenchendo um guião orientador, trabalhando as diferentes literacias.

Esta iniciativa é um sucesso devido aos equipamentos distribuídos à BE e graças à assinatura digital desta revista.

terça-feira, 1 de março de 2022

CNL - Fase Municipal

Na passada sexta-feira, dia 25 de fevereiro às 9:30, realizou-se a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura. A prova escrita, em formato digital, desta fase foi realizada nas bibliotecas de cada escola. O resultado desta prova foi o apuramento de um aluno do 3ºCEB, Pedo Beco do 8ºB, para a prova oral.

A prova oral será realizada, presencialmente, na biblioteca Florbela Espanca (biblioteca Municipal de Matosinhos) na próxima sexta-feira, dia 4 de março.

Parabéns aos nossos leitores!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Aproxima-se o Carnaval!

No âmbito do projeto da sequencialidade, foi lido e explorado o livro "O Leão que temos cá dentro" que surpreendeu os mais novos do JI de Monte Espinho. Surgiram várias surpresas a partir deste livro que transmite uma mensagem tão especial.

Foram, ainda, levados alguns livros novos para motivar os alunos para a leitura.

Aproxima-se o Carnaval e ninguém leva a mal. Aqui fica o espírito do JI de Monte Espinho!!

Ovelhinha dá-me lã

 Este livro, escrito por Isabel Minhós Martins e ilustrado por Yara Kono da Kalandraka, foi
selecionado para o projeto de articulação e sequencialidade da EB da Amorosa.

Apresenta um texto rimado para os primeiros leitores, de estrutura encadeada e repetitiva, permitindo uma leitura dialogada com a participação dos alunos. Uma história de inverno para combater os dias frios que encanta os mais novos que gostam muito das ilustrações.

O livro recebeu a menção honrosa do júri no I Prémio Internacional “Compostela” para álbuns ilustrados e permite trabalhar a oralidade, animais domésticos, partilha, o tempo meteorológico, transformação das matérias-primas noutros elementos únicos.

Depois de lida e explorada a história na biblioteca,  as educadoras e docente do 1º ano darão continuidade aos trabalhos e à articulação. Uma leitura que aqueceu o coração de todos!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

"Brincar aos desafios"



Os vencedores
do concurso "Brincar aos Desafios", no 1º período,  foram os seguintes alunos:

. João Beco da EB da Amorosa

. Sarah Marques da EB Nogueira Pinto

Parabéns pela participação e desempenho!



Chocolata


 As professoras bibliotecárias estão a realizar a leitura orientada do livro “Chocolata” de Marisa Núnez e Helga Bansch, recomendado pelo PNL, que inclui a resolução de um guião de leitura.

As turmas aderem com interesse ao livro que fala sobre um hipopótamo fêmea sair da selva e ir à cidade para ir a uma óptima casa de banhos!

Chocolata acordou cedo, pegou numa mini-mala e partiu para a cidade. Lá comprou roupa, sapatilhas, biquini de tamalho XL e camisa de dormir e à tarde foi à casa de banhos, onde encontrou outros animais.

Antes de regressar a casa, o hipopótamo fêmea não esqueceu de comprar uma prenda ao Teófilo. O amigo esperava-o ansioso para ouvir as novidades.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

O Leão que temos cá dentro

 Após a leitura e exploração do livro fantástico "O Leão que temos cá dentro", as educadoras e professores titulares de turma realizaram vários trabalhos com os seus alunos, pegando na mensagem da história de acordo com o perfil da sua turma.

Algumas partilhas...




Escrita Colorida

 No âmbito do Plano 21|23, a equipa da biblioteca está a implementar uma oficina de escrita colorida, em articulação com os PT, para as turmas do 2º ano, visando o estabelecimento de laços afetivos e de uma relação funcional com a escrita. A partir de um guião, os alunos dão cor ao plano do texto a elaborar, num ambiente criativo.

Os alunos aderem com entusiasmo à atividade e surpreendem com a sua imaginação. Num outro momento, são os alunos que partilham oralmente as histórias elaboradas.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Sessões Comunicar em Segurança

No âmbito da  Segurança na Internet, foram dinamizadas sessões online, no dia 16 de fevereiro, via Teams, para as turmas do 4º ano de escolaridade do agrupamento, uma parceria da biblioteca com a PT.

Comunicar em segurança é uma iniciativa que pretende alertar a comunidade educativa para a utilização correta e segura das tecnologias de informação, designadamente Internet e telemóvel, através de um programa que integra sessões de sensibilização em sala de aula.






segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

O amor é...

No dia dos afetos, no período 10 Minutos a Ler, os  alunos da turma 7º F leram excertos do livro "O amor o que é?" de José Jorge Letria.

Há muitas maneiras de dizer, demonstrar e sentir o amor, algumas delas foram lidas pelos elementos da turma, porém a definição escolhida por eles enquadra-se perfeitamente nos dias de hoje:


"O amor é 

o único remédio

que pode curar o mundo."

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Sarah no jornal Observador

A Sarah leva a todos, adultos e crianças, professores e alunos, a bela arte literária que é a poesia e ouvir o seu encanto um pouco por todo o mundo.

É um orgulho partilhar com todo o agrupamento escolar Eng. Fernando Pinto de Oliveira, a entrevista da Sarah ao jornal Observador

Artigo - https://observador.pt/2022/02/10/sarah-tem-nove-anos-e-declama-poemas-no-youtube-quero-passar-a-mensagem-de-que-a-poesia-e-muito-importante/

Rádio - https://observador.pt/programas/noticiario/as-noticias-das-17h-869/  (final do noticiário)

Viva a Poesia!

Melhores Leitores do Mundo (MLM)

 A Biblioteca premiou os melhores leitores do 1º período.

Melhor Leitor do 1º período - 2ºCEB - António Palmeira do 5º6


Melhor Leitor do 1º período - 3ºCEB - Lara do 7ºF

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Premiados os vencedores dos concursos semanais da biblioteca 1º período

 A Biblioteca entregou um certificado e um prémio aos alunos vencedores dos concursos semanais que foram dinamizados no decorrer do 1º período.

Vencedores do Pontapés na Gramática 2º CEB - 1º período


Leonor Urbano do 5º2


Martim Sousa do 5º4

Vencedores do Pontapés na Gramática 3ºCEB - 1º período


Pedro Beco do 8ºB


Sofia Crista 8ºB

Vencedor Quiz Temático


Sofia Crista 8ºB





quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Mochilas - Já Sei Ler

O Plano Nacional de Leitura (PNL), lançado em 2006, constituiu uma resposta institucional à preocupação com os níveis de literacia dos portugueses, em geral e, em particular, dos jovens, tendo concretizado ao longo de 10 anos um conjunto de medidas destinadas a desenvolver as competências e os hábitos de leitura da população portuguesa, com especial enfoque no público escolar.

Neste contexto, o nosso Agrupamento recebeu mochilas para o Já Sei Ler a biblioteca para incentivar os alunos do 1º ano à requisição domiciliária. Para tal, as professoras bibliotecárias estão a ler e a explorar o livro “O Leão que temos cá dentro” de Rachel Bright e Jim Field.

Este livro surpreendeu os alunos que perceberam que não temos de ser grandes nem valentes para encontrar a nossa voz. Nem sempre é fácil ser pequeno. Mas quando o Rato parte em viagem à procura do seu rugido, descobre que até a mais pequenina criatura pode ter um coração de leão.

No final da sessão, procede-se à requisição domiciliária e são entregues as vistosas mochilas verdes que comprovam que os alunos do 1.º ano já sabem ler!!

PNL2027 - 10 anos, 10 objetivos

 A ação do PNL2027 orienta-se de acordo com dez objetivos gerais e pretende:

• Facilitar o acesso à leitura e ao conhecimento;

• Aumentar os hábitos e os índices de leitura da população;

• Melhorar as competências e os níveis de literacia dos portugueses;

• Promover o prazer e o gosto pela leitura;

• Desenvolver a formação leitora;

• Consciencializar a sociedade do valor e da importância da leitura;

• Estimular uma cultura e um ambiente económico-social favoráveis à multiplicação das práticas e dos contextos sociais de leitura;

• Potenciar a presença e a projeção mediática da leitura nos meios escritos, impressos e digitais, em presença e na Internet;

• Associar a leitura às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais, de acordo com uma nova ecologia que se faz de múltiplas literacias;

• Usar a leitura para combater a desinformação, o preconceito e a ignorância.