Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro com escritores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro com escritores. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Encontro com Pedro Seromenho

No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, as escolas básicas da Viscondessa e da Portela, receberam hoje a visita do escritor Pedro Seromenho.
Numa sessão muito interativa, o escritor viajou pelas histórias de alguns dos seus livros, desenhando em simultâneo alguns dos momentos que narrava e os alunos ficaram maravilhados com a sua expressividade e capacidade para o desenho.

Trabalhos dos alunos da EB da Portela:



terça-feira, 8 de maio de 2018

Visita da escritora Carla Maia de Almeida

No âmbito da visita da escritora Carla Maia de Almeida à nossa escola, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico vieram à biblioteca para ouvirem os contos "Não quero usar óculos" e "Onde Moram as casas".



No dia 8 de maio, recebemos a escritora matosinhense que falou com os alunos sobre o processo de construção de um livro e sobre os factos que lhe serviram de inspiração às suas histórias. 



Os alunos realizaram trabalhos decorrentes das histórias ouvidas.







segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

O cão que chovia

Esta semana começou da melhor maneira!

No dia 15 de janeiro, Luís Diogo, professor, argumentista e realizador cinematográfico, veio às nossas bibliotecas para nos apresentar O cão que chovia, o seu primeiro livro infantil. 

O Cão que Chovia conta a história de um estrangeiro que chega a uma aldeia florida, onde é mal aceite pelos moradores. Mas quando este estranho aparece disfarçado de palhaço, e começa a divertir os turistas, aumentando os lucros do comércio local, a aldeia aceita-o, embora apenas lhe alugue uma casa bem longe da aldeia.(...)

O Cão que Chovia é uma metáfora bastante atual sobre a forma como a nossa sociedade olha os imigrantes e os refugiados. É uma bonita história que nos mostra a importância da solidariedade e da aceitação do próximo. 

Foi um dia diferente e muito divertido.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Visita do escritor José Fanha


No dia 12 de junho, a EB1 da Amorosa recebeu a visita do escritor José Fanha que foi recebido entusiasticamente pelos alunos. Foram organizadas duas sessões, uma para o Pré-escolar, 1º e 2º anos e outra para os alunos do 3º e 4º anos. Todos os alunos tinham lido e preparado a história “O dia em que o mar desapareceu”, cujo tema foi também articulado com o Dia do Ambiente, 5 de junho. Os alunos realizaram trabalhos em três dimensões dos Bisnaus, personagens do livro. 
O escritor esteve no mesmo dia na EB Eng. Fernando Pinto de Oliveira onde conversou com os alunos do pré-escolar e 1ºano.
No dia 22 de junho foi a vez da Escola da Praia receber o escritor. Este teve oportunidade de observar vários trabalhos que os alunos realizaram no âmbito da exploração dos seus livros pelos alunos.
Os alunos tiveram oportunidade de verem os seus livros autografados e dialogar de forma divertida e informal com o autor.


terça-feira, 9 de maio de 2017

Encontro com... Manuela Bacelar

Hoje, de manhã, a biblioteca encheu-se de alunos e professores para participarem no "Encontro com..." a grande ilustradora Manuela Bacelar. A ilustradora, com mais de 160 livros ilustrados, partilhou connosco a sua longa experiência de "escrever" através dos desenhos.

Os alunos das turmas 5º1 e 6º2  e fizeram perguntas muito pertinentes e esclarecedoras a que a ilustradora/escritora respondeu de forma calorosa e descontraída. 



À tarde, a autora visitou a EB da Viscondessa, onde manteve uma conversa muito animada com os alunos do 4ºano. Explicou como surgiram as personagens dos seus livros, que técnicas utiliza e em que consiste o trabalho de criar histórias e de as contar por palavras e por imagens. 







segunda-feira, 27 de março de 2017

Encontro com o escritor Miguel Borges Silva

Realizou-se hoje dia 27, no auditório da escola sede, para todos os alunos do pré-escolar e do 1º CEB um encontro com o escritor Miguel Borges Silva. O escritor mostrou-se muito simpático com os alunos: respondeu pacientemente a todas as suas perguntas e ainda contou duas histórias inéditas, usando como personagens os próprios alunos. 
Foi bem divertido!



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar tem desenvolvido a exploração do livro "Celestino, o rato da Biblioteca" de José Vaz. Este trabalho culminará com a visita do autor deste livro já no próximo dia 28 de outubro, dia em que se celebra o dia das bibliotecas escolares.





terça-feira, 10 de abril de 2012

Alexandre Parafita na BE, dia 12 de abril

É já na próxima quinta-feira, dia 12 de abril, que o escritor Alexandre Parafita virá à Biblioteca da EB de Leça da Palmeira para mais um "Encontro com escritores", atividade inserida no Projeto aLeR+, em parceria com a Trampolim Edições.

Alexandre Parafita já esteve na E.B. 2, 3 de Leça da Palmeira em março de 2008, tendo sensibilizado, de forma muito especial, os alunos presentes para a importância da preservação do nosso património oral.

«Se perdermos a nossa cultura ficaremos ocos e secos como bugalhos.»

Desta vez, vem apresentar-nos um dos seus livros mais recentes "Contos de Animais" e partilhar connosco a sua longa experiência como escritor e investigador.

«As histórias deste livro fazem parte da tradição oral. As versões aqui apresentadas são recontadas e recriadas a partir dos documentos originais, incluídos numa vasta colecção de literatura oral tradicional transmontana que o autor tem vindo a compilar e a estudar.»

«A tradição oral é a transmissão de saberes feita oralmente, pelo povo, de geração em geração, isto é, de pais para filhos ou de avós para netos. Estes saberes tanto podem ser os usos e costumes das comunidades, como podem ser os contos populares, as lendas, os mitos e muitos outros textos que o povo guarda na memória (provérbios, orações, lengalengas, adivinhas, cancioneiros, romanceiros, etc.). Também são conhecidos como património oral ou património imaterial. Através deles cada povo marca a sua diferença e encontra-se com as suas raízes, isto é, revela e assume a sua identidade cultural.»
 (in Alexandre Parafita “Histórias de arte e manhas”, Texto Editores, Lisboa, 2005, p. 30)

As turmas que vão participar  neste Encontro ultimam, com entusiasmo, os preparativos para a receção ao escritor.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Luis Sepúlveda no Porto de Encontro


«No próximo domingo, 26 de fevereiro, pelas 17h00, o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, será pequeno para acolher os leitores que vão querer ouvir e conversar com Luis Sepúlveda.

É a quarta edição do “Porto de Encontro”, um ciclo de conversas da responsabilidade de Sérgio Almeida promovido pela Porto Editora.

A entrada é livre. Não deixe de marcar presença!»

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A Princesinha do Jardim de Pedra

A professora bibliotecária da EB1/JI Nogueira Pinto, Ana Paula Gaspar, partilha connosco o reconto da história "A Princesinha do Jardim de Pedra", de Daniel Marques Ferreira, realizado pelos alunos do 2º ano .
Parabéns!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Encontro com o Escritor.. José Vaz

Na Semana da Leitura, como se lembram, o escritor José Vaz esteve
connosco e proporcionou-nos momentos, que tanto apreciamos, em que falou de si, das suas obras, da sua paixão pelo teatro e pela escrita, da fonte de inspiração para as suas histórias ou contos, a Vida, e ensinou-nos mesmo a pôr a imaginação a trabalhar.

Os alunos que participaram neste Encontro (turmas de 5º e 6º anos) prepararam muito bem a recepção ao escritor e, orientados pelos professores de Língua Portuguesa e, em alguns casos, com a colaboração dos professores de EVT, de Educação Musical, de Estudo Acompanhado e/ou Área de Projecto, causaram-lhe uma agradável surpresa com a encenação do "Concílio dos Livros" (6º2), com as histórias das personagens devedoras  do "Livro das Contas e dos Contos", criadas pelas alunas Joana Grulha, do 5º2 e Francisca Alves, do 6º4, com apresentações em powerpoint e ainda com as perguntas, bem pensadas, que lhe fizeram para ficarmos a conhecê-lo melhor (turmas 5º2; 5º4; 6º3; 6º4; 6º5; 6º11 e 6º12).

Estão todos de Parabéns!

Fica aqui a apresentação da turma do 6º3.




Encontro com o escritor... José Vaz from cLima on Vimeo.