terça-feira, 6 de novembro de 2018

Pontapés na Gramática – 3º ciclo 1ª Fase Questão nº 1


Questão nº 1 – 3º ciclo
1ª Fase – 2018/19


O QUE ESTÁ CORRETO?
    A) Este bolo de chocolate leva cerca de duzentos gramas de farinha.
OU
   B) Este bolo de chocolate leva cerca de duzentas gramas de farinha.

Solução:
A) Este bolo de chocolate leva cerca de duzentos gramas de farinha.
Repara:
   A palavra grama, de origem grega, é do género masculino. A atribuição incorreta do género feminino deve-se ao facto de terminar em -a. O género de uma palavra não depende da sua terminação.
Ex: a tribo

VENCEDORES:



Pontapés na Gramática – 2º ciclo 1ª Fase Questão nº 1


Questão nº 1 – 2º ciclo
1ª Fase – 2018/19
O QUE ESTÁ CORRETO?
A) Sophia de Mello Breyner Andresen foi uma grande poetisa portuguesa.
OU
B) Sophia de Mello Breyner Andresen foi uma grande poeta portuguesa.
Solução:
A) Sophia de Mello Breyner Andresen foi uma grande poetisa portuguesa.
Repara:
Ø Normalmente, os nomes masculinos terminados em -o formam o feminino substituindo essa vogal por um -a.
        Ex: gato /gata
Ø Porém, há alguns nomes masculinos terminados em -a que formam o feminino acrescentando o sufixo -isa.
        Ex: profeta/profetisa

VENCEDORES:
Turma
Nome
5º1
11
Iara Lopes
5º1
27
Sara Azevedo
5º1
9
Gustavo Oliveira
5º1
7
Guilherme Machado
5º2
10
Guilherme Miranda
5º2
9
Francisco Trindade
5º4
11
Guilherme Carvalho
5º4
12
Gustavo Abecasis
5º9
6
Hugo Filipe
5º9
15
Sandra Freitas
5º10
6
Bernardo Antunes
5º11
10
José Pedro Cardeal
5º11
12
José Pedro
6º1
21
Mariana Araújo
6º1
2
Ana Raquel
6º1
13
Lara Neves
6º1
12
Inês Soares
6º1
5
Diogo Castro
6º1
26
Rute Sá
6º2
22
Matilde Fernandes
6º3
3
Beatriz Carvalho
6º4
11
Iris Couto
6º4
9
Francisca Lançós
6º4
3
Bianca Rodrigues

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Resultados Quiz Desporto nº 1



Tema: Atletismo



Carlos Lopes foi o 1º campeão olímpico português.
1- Em que especialidade ele conseguiu a medalha de ouro?
2- Em que Olimpíada, conseguiu tal feito?
3- Que clube representava na altura?

Respostas: 1- Maratona; 2- 1984 Los Angeles; 3- Sporting CP.


Resultados da semana de 22 a 26 de Outubro



Alunos
Pontos
Iara Lopes 5º1 nº11
3
Sara Azevedo 5º1 nº27
3
Francisco Trindade 5º2 nº9
3
Guilherme Miranda 5º2 nº10
3
Constança Fonseca 5º7 nº5
3
Hugo Santos 5º9 nº6
3
Diogo Castro 6º1 nº5
3
Inês Correia 6º1 nº12
3
Lara Neves 6º1 nº13
3
Rute Sá 6º1 nº26
3
Ariana Arantes 6º10 nº2
3
Iris Rajão 6º10 nº10
3
Leonor Teixeira 6º10 nº13
3
Luana Sá 6º11 nº11
3
Gabriel Martinho 7ºA nº7
3
Érica Matos 8ºA nº7
3
Ivan Silva 8ºA nº13
3
Maria João Lopes 8ºA nº22
3

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Encontro com Pedro Seromenho

No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, as escolas básicas da Viscondessa e da Portela, receberam hoje a visita do escritor Pedro Seromenho.
Numa sessão muito interativa, o escritor viajou pelas histórias de alguns dos seus livros, desenhando em simultâneo alguns dos momentos que narrava e os alunos ficaram maravilhados com a sua expressividade e capacidade para o desenho.

Trabalhos dos alunos da EB da Portela:



quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Bibliopaper


No intervalo grande da manhã de segunda feira, dia da Biblioteca Escolar, 22 de outubro de 2018, decorreu mais uma edição do Concurso Bibliopaper, À Descoberta da Biblioteca Escolar. Os alunos do 2º e 3º ciclos previamente inscritos responderam por escrito a um inquérito relacionado com a Biblioteca.


Os vencedores foram:


terça-feira, 23 de outubro de 2018

Daniel Completo

Nos dias 22 e 23 de outubro, no âmbito das comemorações do Mês das Bibliotecas Escolares, recebemos no auditório da escola básica Eng. Fernando Pinto de Oliveira o músico Daniel Completo.
Daniel Completo já fez parte do conhecido grupo de música tradicional portuguesa "Ronda dos Quatro Caminhos" e dedica-se agora a musicar poemas dos grandes escritores: Luísa Ducla Soares, José Jorge Letria e José Fanha, com quem tem vários livros em parceria.
Os alunos do primeiro ciclo e pré-escolar das escolas básicas da Amorosa, do Corpo Santo, da Nogueira Pinto e da escola sede, distribuídos por quatro sessões, encheram o nosso auditório.
O músico tocou e cantou poemas dos livros Uma vida de papel, Quem dá asas às palavras, Três amigos muito divertidos e Quem não Trabuca não Manduca.
Viveu-se um ambiente de alegria, diversão e, muita, muita animação. 
O Daniel conseguiu captar a atenção de miúdos e graúdos e todos cantamos com muita vontade as poesias apresentadas.





Eis um pequeno vídeo ilustrativo:

https://www.youtube.com/watch?v=kOMCvPPx05g

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

PARAR PARA LER


Eis alguns dos trabalhos elaborados pelos alunos do 5º ano de "Oficinas da Arte" acerca do poema: "A Árvore e os Livros":





A Professora Bibliotecária leu o mesmo poema na Biblioteca:




Eis o vídeo:


sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Dia das Bibliotecas Escolares

O mês de outubro é o mês Internacional das Bibliotecas Escolares definido pelo Internacional Association of School Libraries (IASL). 
Este ano o lema definido é "Eu gosto da biblioteca escolar".
Na segunda-feira, dia 22 de outubro, celebra-se em Portugal o Dia das Bibliotecas Escolares. 
Para assinalar esta data realizaremos a atividade "Parar Para Ler".
Assim, na segunda-feira, dia 22 de outubro, às 10:25, nas salas de aula será lido o poema:

As árvores e os livros

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.
VAMOS TODOS PARAR PARA LER durante 10 minutos.

Saudação da Doutora Teresa Calçada

Saudação da Dra. Teresa Calçada a todos os agentes que trabalham nas Bibliotecas Escolares e aos docentes que com ela articulam e colaboram, enviada a propósito do MIBE/ DNBE-22 de outubro.

A biblioteca escolar destaca-se pela sua centralidade física e simbólica, constitui-se como um espaço físico e digital aberto, onde todos são bem-vindos, incrementando a ideia de uma cultura de leitura e escrita nas escolas.

Aprender a ler e ler para aprender são processos fundadores indissociáveis da ideia de educação. É necessário que na escola se leia de todas as maneiras, de forma autónoma e orientada, individualmente, a par e em grupo, em voz alta e silenciosamente, de forma extensiva e intensiva, sempre e em todo o lado, para aprender a manejar a informação de forma ética e crítica, estruturar o conhecimento, melhorar a aprendizagem e aumentar o sucesso educativo.

Com o objetivo de dar resposta a esta necessidade, o Plano Nacional de Leitura e as bibliotecas escolares juntam esforços para, colaborativamente, promoverem:

- a inclusão de períodos diários para a prática individual da leitura pelos alunos, com a iniciativa "10 minutos a ler";

- a gestão e o empréstimo às turmas de caixas com conjuntos de livros iguais para serem lidos sob a orientação do professor;

- a celebração de contratos de leitura autónoma com os alunos, tendo em conta as recomendações e as sugestões do Plano Nacional de Leitura 2027;

- o empréstimo e a circulação de livros entre a escola e a casa dos alunos para a leitura em familia;

- concursos, projetos, iniciativas várias que contribuem para fazer leitores.

1. É essencial que existam espaços, tempos e oportunidades nas escolas para estimular o prazer de ler. A aquisição de hábitos de leitura e do prazer de ler exige uma prática regular da leitura, o envolvimento emocional e a motivação pessoal dos leitores através de um exercício livre e voluntário. O acesso facilitado a um espaço de liberdade, de leitura independente, de iniciativas diversificadas de caráter informal concorre para estimular o prazer de ler e formar leitores para a vida. Sendo também um espaço para brincar e aprender de forma recreativa, a biblioteca escolar desenvolve, através dessa diversão em grupo, as capacidades intelectuais, linguísticas e socioafetivas dos alunos.


2. Hoje não basta saber ler. É necessário ler muito bem, independentemente do que lemos, das razões por que lemos, das linguagens, dos textos, dos meios, dos suportes e dos lugares físicos ou virtuais em que nos encontramos, e para isso é exigida uma competência muito sólida em leitura e escrita. Esta exigência de aquisição de uma nova competência leitora e de novas literacias implica repensar os ambientes e os modos de aprendizagem atuais. As bibliotecas escolares têm, neste contexto, um papel catalisador.


3. A biblioteca escolar é um espaço de leitura funcional e informativa, autónoma, onde se descobre e se sustenta o gosto pelo saber, onde é possível ler, investigar e usar de forma livre e com segurança todo o tipo de recursos, impressos e digitais, independentemente do seu formato e da forma de acesso, presencial ou online.


4. Como não só de literacia verbal se faz hoje a leitura, é também possível na biblioteca desenvolver muitas outras formas multissensoriais que se combinam cada vez mais com a palavra escrita e oral, dando lugar a uma nova multialfabetização ou transalfabetização que também a biblioteca deve acolher.

5. A escrita hoje, induzida por novos ambientes digitais e dispositivos móveis, faz-se maioritariamente em ecrãs, associando-se cada vez mais à oralidade e a outras linguagens e formas gráficas e visuais de comunicar, através do Facebook, do Youtube, do Instagram e de outras redes sociais. Por exemplo, como estratégia de motivação e pretexto para o exercício criativo da leitura e da escrita, pode recorrer-se às práticas correntes de escrita dos jovens em plataformas de Fanfic, grupos de leitura e escrita no GoodReads e Wattpad, produção de booktrailers, aplicações de storytelling, etc.

6. Hoje em dia, não só consumimos mas também produzimos informação. As bibliotecas são um espaço de produção e comunicação da imagem e da palavra, onde é possível aprender a trabalhar com tecnologias, plataformas e ferramentas digitais para a criação, a representação e a partilha da informação e do saber, independentemente da sua natureza, suporte ou formato.

7. A leitura é uma atividade social e as bibliotecas, um espaço público comunitário de encontro, empatia e inclusão, onde é possível socializarmo-nos e abrirmo-nos a outros olhares, realidades e modos de viver, ler e sentir.

8. As bibliotecas escolares são, igualmente, um espaço performativo de fruição estética e expressão cultural, onde se pode participar em atividades festivas, eventos artísticos e experiências vivas de leitura explorando a dimensão ostensiva, cénica e pragmática da leitura e dos textos.

Aos professores bibliotecários, aos coordenadores interconcelhios, aos docentes e a todos aqueles que, todos os dias, constroem leitores nas e com as bibliotecas escolares, uma saudação especial no Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.


Abecedário dos Animais

A turma do 3º ano, da Profª Beatriz, construiu um "Abecedário dos Animais"no seguimento da exploração do livro "Quem dá asas às palavras" pela professora bibliotecária numa sessão na biblioteca escolar no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.