Dando continuidade à atividade colaborativa entre os
docentes e as professoras bibliotecárias foi elaborado um projeto de leitura
tendo por referência as obras da Educação Literária, integradas nas
Metas Curriculares de Português. No 1º período foram várias as obras
trabalhadas no âmbito deste projeto.
Na
dinamização do livro “Mais lengalengas” de Luísa Ducla Soares, depois de
ouvirem ler algumas das lengalengas, os alunos tiveram oportunidade de, através
de um jogo, representar, de forma icónica, as mesmas. Também ilustraram a
lengalenga “ UM, DOIS, TRÊS, QUATRO“.
Aos alunos
do 2ºano foi apresentado o livro “A girafa que comia estrelas”
de José Eduardo Agualusa. Fez-se uma breve exploração da biografia do autor e
do conteúdo da história. Seguidamente os alunos fizeram um trabalho de pesquisa
intitulado “O meu BI” onde tinham que completar uma ficha de caracterização da
girafa recorrendo aos livros fornecidos pela professora bibliotecária.
Na exploração do livro “Robertices” de Luísa Dacosta recordamos com os alunos do 3ºano de escolaridade a tradição oral e popular dos espetáculos de rua com os toscos robertos, que maravilhavam tantas crianças e adultos. Narramos as histórias “O freguês caloteiro” e a “Carochinha” e apresentamos em filme pequenos excertos dos teatros de robertos o “Barbeiro” e “Tourada à Portuguesa”.
Com as turmas do 4ºano foi dinamizado o livro “Versos de cacaracá” de António Couto Viana. Os alunos ouviram ler algumas das poesias deste autor e como desafio, foi-lhes proposto que depois de escolherem aleatoriamente uma imagem do baralho de imagens disponibilizado pela professora bibliotecária, construíssem, a pares, um poema relacionado com ela. Também ilustraram um dos poemas ouvido “A vendedeira das quatro estações”.
No Pré-Escolar os alunos ouviram e
ilustraram a história de Leo Lionni “Frederico”.