Vale a Pena Ver - Programa radar XS: entrevista a Ana Luísa Amaral Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana e à aluna Sarah do canal Poesia de Cor do AE Eng. Fernando Pinto de Oliveira
https://www.rtp.pt/play/zigzag/p7655/e551603/radar-xs-3
Vale a Pena Ver - Programa radar XS: entrevista a Ana Luísa Amaral Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana e à aluna Sarah do canal Poesia de Cor do AE Eng. Fernando Pinto de Oliveira
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O escritor português António Torrado, autor de mais de uma centena de obras literárias, em particular para a infância, morreu esta sexta-feira em Lisboa, aos 81 anos. António Torrado morreu em casa, em consequência de doença prolongada.
Poeta e dramaturgo premiado, antigo professor do ensino secundário, António Torrado esteve desde cedo ligado à pedagogia, à produção literária para os mais novos, à recuperação e reinterpretação do conto tradicional e à promoção da leitura.
“O mercador de coisa nenhuma”, “A chave do castelo azul e outras histórias” e “O veado florido” são algumas das obras escritas por António Torrado, distinguido em 1988 com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens. Torrado recebeu esta distinção outras quatro vezes, em reconhecimento de títulos literários distintos: em 1980, com o livro “Como se faz cor-de-laranja”, em 1984, com “O livro das sete cores”, em 1996, com “O mercador de coisa nenhuma” e, em 1988, com “As estrelas — Quando os reis eram príncipes”. Este foi um dos seus títulos incluídos na Lista de Honra do International Board of Books for Young People (IBBY), assim como “O veado florido”.
António Torrado nasceu em Lisboa, em 1939, formou-se em Filosofia em Coimbra e dedicou-se ao ensino na década de 1960. Foi ainda cofundador da Associação Portuguesa de Escritores, do Instituto de Apoio à Criança e da Sociedade Portuguesa de Autores.
Escreveu para jornais, trabalhou na área editorial, foi chefe do Departamento de Programas Infantis na RTP e “fundador de uma escola infantil e básica, pioneira em Portugal do Movimento da Escola Moderna”, como refere a biografia na página da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.
Era membro da Associação Internacional de Críticos Literários, e foi responsável pela cadeira de Escrita Dramatúrgica da Escola Superior de Teatro e Cinema.
Formou professores em Portugal e noutros países de língua portuguesa, coordenou o curso anual de Expressão Poética e Narrativa do antigo Centro Artístico Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian, e trabalhou de perto em dramaturgias com o Teatro da Comuna, de que foi dramaturgo residente.
A extensa obra literária de António Torrado, que soma perto de centena e meia de títulos, está traduzida em diversas línguas.
Alguns dos Livros que podes encontrar na tua biblioteca:
As crianças da pré do JI de Monte Espinho, sala amarela, azul e vermelha, elaboram um livro com o título Vivemos Felizes no Planeta Terra e com o apoio da BE foi transformado num ebook com lindas imagens.
Parabéns!
O livro encantador de Elizabeth Shaw conta as aventuras de uma ovelhinha preta — como salvou todo o rebanho durante a tempestade de neve e deu ao pastor uma ideia brilhante. Bem feito para o cão! Um livro para crianças sobre a igualdade e a diferença, com desenhos a preto e branco.
Os alunos aderiram com entusiasmo à atividade como mostram alguns dos trabalhos realizados.
O Ivo está triste, pois os seus amigos dizem que é demasiado pequeno para ser capitão pirata e pouco forte para ser um leão, o rei da selva. Mas a mãe do Ivo diz que pode ser igualmente divertido ser marinheiro que trepa ao mastro, ou um macaco que se balança nas árvores! O Ivo pode ser tudo o que quiser.
Um livro do PNL que servirá de inspiração para crianças e pais.
A sessão começa com a
apresentação de alguns tipos de revista e, depois, cada aluno da turma do 3º
ano tem sido desafiado a manusear a revista National Geografhic para recolher,
analisar e partilhar informação. Para tal, os alunos têm um guião de orientação
para recolherem dados como o preço, periodicidade, publicidade, notícias. No
final da sessão é desenvolvido o domínio da oralidade com a apresentação do
trabalho efetuado, não esquecendo a importância do espírito crítico.
Nesta atividade é notório o
interesse e curiosidade dos alunos.
No final do guião estar colorido,
é elaborado, no quadro, um texto coletivo com a colaboração dos alunos.
Com esta atividade pretende-se
destacar também as atitudes e valores: curiosidade, interesse, gosto pela
leitura, imaginação na produção textual, respeito pelos valores e princípios na
comunicação oral e escrita, debate de ideias, espírito crítico e o respeito
pelas diferentes opiniões.
O produto final é sempre
surpreendente.
Caros alunos, divulgamos aqui os resultados do 7º Desafio, correspondente à semana de 17 a 21 de maio, do concurso Brincar aos Desafios, uma vez que devido a um problema técnico não foi possível colocar no local habitual do blogue.
A biblioteca escolar em articulação com os PTT do 1º ano está a explorar o livro de Alice Vieira Corre, Corre Cabacinha que os alunos tanto apreciam, pois a história tem a ver com a esperteza de uma velha avó, que consegue escapar a um lobo esfomeado.
Esta história tradicional
portuguesa é uma das retomadas por Alice Vieira, que retomada criteriosamente
narrativas populares orais. Lido, em voz alta, este reconto conquista o ouvido
e a atenção dos mais pequenos, em especial pela arte com que são recuperados
aspetos fundamentais da narrativa oral tradicional, como a constância das
fórmulas introdutórias, a reiteração dos verbos de ação, as frases de forte
acento rítmico, as rimas internas e a prosa entremeada de pequenos textos em
verso.
A sessão conta com a participação
ativa dos alunos que memorizam algumas rimas.
E como hoje é dia do Sr. de Matosinhos partilhamos a lenda que lhe deu origem.
Lenda do Sr. de Matosinhos
O Dia Internacional dos Museus celebra-se desde 1977 e foi criado pelo Conselho Internacional de Museus. Tem como objetivos levar à reflexão sobre o papel dos museus na sociedade e alertar para o facto de estes serem um importante meio de intercâmbio, de enriquecimento cultural e promotores de entendimento mútuo, de cooperação e de paz entre os povos. Neste dia, vários museus têm entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras.
O Dia Internacional da Família, que se celebra, anualmente, em 15 de maio, foi uma iniciativa da Assembleia Geral da ONU, em 1993. Pretende-se, com esta comemoração, reconhecer a importância da família como núcleo da sociedade, da educação das crianças, da transmissão de valores de união e respeito e de sentimentos fundamentais, como o amor, o afeto e a harmonia.
A biblioteca escolar enviou para o 1º e 2º ciclos alguns desafios para fazerem em família.. Para os mais mais novos foi partilhada a história Para que servem os Pais?
Nas 4 sessões realizadas o livro permitiu articular com o português, matemática e estudo do meio.
Os animais desejavam averiguar a que sabia a Lua. Seria doce ou salgada? Só
queriam provar um pedacito. Então, a tartaruga teve uma ideia genial:
"Talvez entre todos consigamos alcançá-la".
Surpresa!!
Trata-se de uma história com preocupações de educação ecológica e ambiental que conta o mau comportamento de uma horrorosa família de pássaros bisnaus que sujam a praia e o mar e fazem com que o mar fique triste e desapareça. Como é óbvio, no final, o mar salva-se da poluição e volta a ser o maravilhoso mar que todos conhecemos.
O festival LeV - Literatura em Viagem realizar-se-á de 10 a 16 de maio, em Matosinhos.
Em 2019, a UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de maio de cada ano como Dia Mundial da Língua Portuguesa, data que já era comemorada desde 2009 pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O nosso agrupamento aceitou com agrado o desafio e escolheu a lenda "Fonte da Amorosa" do Lendário de Matosinhos.
O trabalho foi dinamizado pela biblioteca escolar em parceria com a professora Maria Miguel da turma do 4ºano da EBFPO. A lenda foi explorada em contexto de sala de aula, ensaiada a sua leitura e gravada em podcast. Os narradores principais foram alunos oriundos de países lusófonos, Brasil e Angola (Emilly Luísa Rosa da Silva, Luís Otávio Mbumba Guilherme Miguel e Lourdes Malonda Cunji Panzo). Os restantes alunos da turma participaram também, quer nos diálogos, quer na entoação de um poema/música da lenda contada.
O resultado ouve-se aqui.
Foi apresentado no Padlet um mapa com a localização dos países com língua oficial portuguesa que continha a bandeira, o autor e uma capa do livro. Esta iniciativa foi adaptada à planificação proposta pela RBE em Aprender com a biblioteca escolar.
Posteriormente, os alunos pesquisaram sobre autores lusófonos, assinalaram num planisfério a localização destes países e identificaram as respetivas bandeiras.
Para finalizar esta iniciativa, alunos de diferentes escolas leram excertos de livros de autores lusófonos que foram gravados em podcast e anexados no padlet.
https://padlet.com/biblioleca/8oxwizkpy87v
A comemoração culmina com a publicação no portal da RBE das participações das escolas que aderiram ao desafio.
Para assinalar o Dia da Mãe, a biblioteca escolheu um poema que enviou para os docentes trabalharem em contexto de sala de aula. Foram também expostos nas bibliotecas alguns livros alusivos a esta efeméride.