Divulgamos os resultados finais do concurso "O Melhor Leitor".
Parabéns aos vencedores!
Após a descoberta das personagens participantes, os alunos dramatizaram a história para a turma. No final da sessão, ficaram propostas de atividades para os alunos realizarem na sala de aula e procedeu-se à requisição domiciliária.
A edição deste ano assinala os 40 anos da coleção "Uma Aventura"!
Assinalando o Dia do Autor Português, a Biblioteca, como veículo de promoção da leitura, divulga três livros de autoras portuguesas, em formato digital, criados a partir das sequências de introdução de grafemas-fonemas mais frequentes nos manuais escolares do 1.º ano de escolaridade, que poderão ser um recurso importante para as famílias incentivarem nos seus educandos a leitura/escrita, complementando por este meio o trabalho realizado na sala de aula pelos docentes.
Estas histórias pretendem proporcionar às crianças, no início da sua aprendizagem formal, momentos de leitura individual e o acesso a obras que possam ler na íntegra: narrativas curtas, com frases simples e palavras que já conseguem ler sozinhas.
Poderão aceder às mesmas no link seguinte:
https://ler.pnl2027.gov.pt/historias#proposta_anchor
A propósito do Dia da Terra, a aluna Ema Silva do 6º6 escreveu um texto muito interessante que aqui divulgamos.
Na turma do 5º6 foi trabalhado, na disciplina de CDD, o domínio Literacia Financeira e Educação para o Consumo - "Poupança".
Neste âmbito o aluno nº 5, António Faria do 5º6 realizou em sala de aula um poema sobre o tema que divulgamos aqui.
Parabéns António!
Parabéns à Constança Begonha do 6º1 que foi distinguida com duas menções honrosas no concurso "Uma Aventura... Literária 2022" nas modalidades de texto original e desenho.
A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família. O primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994.
A celebração do Dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar:
- a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
- reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
- chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades;
- sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.
Os postais realizados pelos alunos do nosso agrupamento voarão até à EBS de Santa Maria, nos Açores. Aqui fica a partilha do vídeo produzido com imagens e textos de monumentos do concelho.
https://drive.google.com/file/d/1GlFOtoRWPIQsHzBEO4ZJL9nH_XQ59T6R/view?usp=sharing
A Lisboa Editora apresenta: Dez Dedos Dez Segredos - livro e CD áudio, uma coletânea de histórias de Maria Alberta Menéres enriquecida com as ilustrações de Connie Fischer e música de João Henrique, no CD áudio.
Esta obra foi trabalhada em
articulação com o professor titular de turma com os alunos do 1º ano que fazem
a sua iniciação na leitura e na escrita. A turma ouviu duas histórias: conta o
indicador da mão esquerda e conta o dedo maior, pai de todos, da mão direita.
Era uma vez duas mãos que sabiam
contar muitas histórias. Às vezes a mão direita começava uma e a mão esquerda
acabava-a. Outras vezes era precisamente o contrário
As Olimpíadas da Língua Portuguesa são um projeto iniciado na Direção-Geral da Educação (DGE), no ano letivo de 2012/2013, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa (AE Aurélia de Sousa) e a Associação de Professores de Português (APP), tendo em vista incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
Na 3.ª edição das Olimpíadas da
Língua Portuguesa, em 2014/2015, a DGE passou a ter como entidades parceiras o
Plano Nacional de Leitura (PNL), a Faculdade de Letras da Universidade de
Lisboa (FLUL), o AE Aurélia de Sousa e a Escola Secundária de Camões. A
iniciativa decorreu, pela primeira vez, a nível nacional.
O nosso agrupamento aderiu este ano a esta competição. A 1ª fase decorreu no dia 5 de maio, na biblioteca escolar, para os alunos do 3.º ciclo do ensino básico (escalão A).
Brevemente divulgaremos os resultados.
Qual o destino destes postais? Surpresa...
A pensar na importância de preservar o património enquanto bem comum, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu criar um projeto que desse a conhecer a história de Matosinhos aos alunos das escolas do Concelho.
Matosinhos na Pré-história, a Cultura Castreja, a Romanização, a Idade Média, a ponte de D. Goimil na rota dos caminhos de Santiago de Compostela, a Idade Moderna, as lendas do romano Cayo Carpo e do Senhor de Matosinhos, as lendas das mouras encantadas são alguns dos temas abordados nas sessões realizadas em contexto de aula.
O nosso agrupamento aderiu ao projeto e a Drª. Conceição Pires, dinamizadora do “Projeto Arqueologia Vai à Escola”, tem realizado sessões presenciais para algumas turmas do 3.º e 4º anos e ainda para os alunos do 3º ciclo.
Sendo uma das línguas mais
difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos
os continentes, o Português é uma das principais línguas de comunicação
internacional.
Para assinalar esta data, a
biblioteca escolar aderiu a uma das atividades proposta pela RBE “Postais da
nossa terra”, com o intuito de afirmar a língua portuguesa como plataforma
global de entendimento e partilha entre alunos/ escolas de diversas regiões e
culturas.
Neste sentido, alunos do 3º e 4º anos estão a realizar postais sobre o património local para estabelecer ligações entre alunos de escolas do território nacional.
Um livro ternurento que mostra
aos alunos que não é bonito fazer aos outros aquilo que não gostamos que nos
façam a nós. Por outro lado, mostra também que, mesmo quando as coisas não
correm bem, não há nada como os beijinhos da mamã!
O que não gostas que te façam? O
que fazes aos outros?
Atendendo ao Plano 21|23 Escola+ que pretende recuperar as aprendizagens dos alunos, decorreu, no dia 21 de abril, na biblioteca escolar, uma oficina de escrita criativa para a turma do 8ºC, dinamizada pela representante Sofia Ferreira da Raiz Editora.
Foram proporcionados momentos de
imersão na escrita e os alunos com as orientações e recursos apresentados foram
dando asas à imaginação.
No âmbito desta comemoração, as
professoras bibliotecárias estão a ler aos alunos do 1º ciclo a lenda “A Origem
da Vieira de Santiago”, do historiador Joel Cleto.
Matosinhos e os Caminhos de
Santiago estão ligados desde a sua origem. Este livro infantojuvenil explica a
origem da associação da vieira a Santiago e aos seus “Caminhos”, tendo uma
grande importância em Matosinhos, uma vez que, segundo reza a lenda, um general
romano regressou a terra todo “matizado” (coberto) de conchas de vieira e
passou a ser conhecido por “Matizadinho”.
Segundo a lenda, o areal foi
então batizado como praia do “Matizadinho”, dando origem ao topónimo de Matosinhos.
Graças ao investimento Municipal
de Matosinhos, que procedeu à distribuição de cerca de 5.000 exemplares da obra,
cada aluno do 1ºCEB do agrupamento recebe um exemplar.
As sessões motivam os alunos para a leitura e para o conhecimento do património local, despertando curiosidades e partilhas dos alunos! Para divulgar o fundo documental, são divulgados os Lendários de Matosinhos.
No início deste 3º período procedemos à entrega dos prémios e respetivos certificados aos alunos vencedores dos concursos: Pontapés na Gramática do 2º e 3ºCEB, Quiz Temático e Brincar aos Desafios.
Foram eles:
Pontapés na Gramática 2ºCEB: Rui Pedro Ribeiro do 6º1, Martim Sousa do 5º4 e Leonor Urbano do 5º2.
O Cuquedo e um Amor que mete medo
Na semana da leitura o aluno João Penhor, do 4º ano, turma 5, da Escola Básica da Amorosa leu o conto “O Cuquedo e um amor que mete medo” deixando todos os ouvintes deliciados, com a sua expressividade e alegria.
O aluno realizou duas leituras: uma para a sua turma e outra para a turma do 2º ano, turma 2.
O João Penhor tornou este dia especial! Parabéns João! (o vídeo não representa a leitura total do conto, mas excertos)
Na escola básica da Viscondessa e Eng. Fernando Pinto de Oliveira os alunos das turmas 4 e 5, e 6, respetivamente, fizeram uma caça aos ovos com inspiração em livros explorados ao longo da Semana da Leitura .
Os alunos da EB da Viscondessa realizaram uma "História Surpresa", com os parágrafos da história de António Mota que ordenaram e colocaram em papel de cenário sendo esta exposta no polivalente.
Tradicionalmente, na Semana da Leitura, é dinamizada a atividade Sopro do Leitor que consiste na partilha de leituras entre turmas.
Partilhamos algumas fotografias dessa atividade.
Parabéns aos envolvidos!
A docente Anabela Vasconcelos preparou os alunos do 6º3 para fazerem a leitura do poema Online is Fine de Kenn Nesbit.
Esta foi uma iniciativa inserida na atividade Ofertas de Leitura em articulação com a atividade Poesia em Inglês.
Os alunos declamaram o poema nas escadas, junto à biblioteca e a plateia deliciou-se com tão bom espetáculo!
Parabéns à professora e aos alunos!
Na biblioteca fomos surpreendidas pelos alunos Carolina Alves, Dinis Pereira, João Martins e Nicole Freitas, do 7ºG, que fizeram a leitura encenada do poema "The Song of the Jellicles", de T. S. Eliot, que foi posteriormente musicado por A. L. Webber.
Os alunos usaram acessórios produzidos pelos próprios e revelaram empenho e dedicação na preparação desta leitura encenada.
Os alunos Lara Marques Silva, Rafael Silva e Camila Guarnieri da turma 7ºI também fizeram, na Biblioteca, a leitura encenada do texto "The Garden", em "Frog and Toad Together" de Arnold Lobel.
Parabéns à docente Carla Carneiro e aos seus alunos pela atividade dinamizada e pela participação ativa na Semana da Leitura!
Para envolvermos os encarregados de educação e as famílias na Semana da Leitura convidamo-los a participar através da apresentação de leituras, dramatizações, poesias.
Como a pandemia que ainda vivemos não nos permitiu receber presencialmente os encarregados de educação e famílias nas salas de aula, essas partilhas foram realizadas através do Teams ou de vídeos.
Parabéns a todos os que participaram!