Será que o ouriço voltará no verão??!!
A Semana da Leitura, uma
iniciativa do Plano Nacional de Leitura, celebra-se este ano de 31 de março a 4
de abril.
Celebramos o trabalho diário que
a comunidade educativa desenvolve para a promoção dos hábitos de leitura e de
literacia.
A programação manterá os seus
principais objetivos: valorizar a leitura e a literacia nas escolas.
Esta celebração faz-se com a presença de livros, de leituras, de conversas, de escritores...
Participa!
Para assinalar o Dia do Pai, as professoras bibliotecárias leram e dinamizaram o livro "O meu pai é meu!" de Eduardo Sá que nos revela a admiração e o amor que uma criança sente pelo seu pai e vice-versa. Uma relação mágica, divertida e comovente.
Para completar a sessão, os alunos cantaram uma música alusiva ao Dia do Pai.
Caros alunos,
Por motivos alheios à nossa vontade, somos obrigadas a anular o 8º Desafio do Concurso Brincar aos Desafios. O formulário foi apagado, inadvertidamente, pelo que não conseguimos obter as respostas dadas pelos alunos.
Pelo acontecido pedimos desculpa.
A alegria e a magia do carnaval espalham-se nas escolas. Usar diferentes trajes, surpreender os colegas são os desafios no final de fevereiro.
O agrupamento continua parceiro do projeto de Voluntariado de Leitura com o Banco de Portugal, fomentado pelas
Redes de Bibliotecas do Porto.
Todas as semanas, um voluntário
lê com um ou dois alunos. As sessões
decorrem on-line, porque os voluntários trabalham no Banco de Portugal, em
Lisboa. Todos os recursos necessários estão disponíveis, pois o Banco de
Portugal tem uma coleção de livros digitais adequados, que são utilizados nas
sessões em causa.
Os efeitos deste trabalho nas
competências de leitura vão sendo visíveis na maioria dos alunos que adquirem
progressivamente o gosto pela leitura e melhoram em cada sessão as suas
habilidades, particularmente a nível da fluência e da compreensão.
As professoras bibliotecárias
estão a realizar a leitura orientada em sala de aula para todas as turmas do 3º
ano do livro “A Princesa da Chuva” de Luísa Ducla Soares. Após a exploração da
história, é realizado um guião de leitura sobre a mesma.
Para a sessão são levados um
conjunto de livros para todos os alunos acompanharem a leitura e responderem às
questões do guião.
O contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia.
Na escola, o livro acompanha sempre o aluno, na sala de aula está na mochila ou mesa para lerem!
No dia 20 de fevereiro, decorreu
a 2ª fase das Olimpíadas da Língua Portuguesa, na Escola
Secundária de Gondomar. A prova teve a duração de 100 minutos, tendo iniciado às 10 horas e terminado às 11h40m.
O nosso agrupamento esteve
representado pelo aluno Francisco Joaquim Gomes da Costa do 8º A que vivenciou com entusiasmo uma nova experiência.
No dia 21 de fevereiro decorreu na biblioteca da escola sede o prova do CLL para o 2º e 3º ciclos.
Os alunos do 2º ciclo que passaram à próxima fase foram:
- Santiago Alves do
5º8
- Inês Cavalheiro do 6º2
- Beatriz Vaz do 6º4
Os alunos do 3º ciclo que passaram à próxima fase foram:
- Afonso de
Magalhães Paredes
- Dinis
Ribeiro Alves
- Maria Vitória Silva da Cunha
A prova será realizada na
biblioteca Municipal de Matosinhos, no dia 28 de março, e o livro que têm de
ler é "História de um caracol que descobriu a importância da
lentidão" de Luís Sepúlveda. O livro a concurso para o 3º ciclo é "O rapaz ao fundo da
sala" de Onjali Raúf. Os alunos podem requisitar os livros na biblioteca.
Parabéns
aos vencedores!
![]() |
EB Nogueira Pinto, T3 |
O Dia da Internet Mais Segura é
uma iniciativa na qual as bibliotecas escolares se envolvem, desenvolvendo várias
atividades, já que se alinha com uma das suas funções mais importantes:
promover a literacia mediática.
Após a atividade desenvolvida
pelas professoras bibliotecárias, as turmas realizaram cartazes com atividades
sem recurso ao uso das tecnologias. Foi uma partilha oral enriquecedora.
No dia 7 de fevereiro decorreu a fase de escola do concurso para todos os alunos do 4º ano do agrupamento. A primeira parte da prova, que consistiu em questões de escolha múltipla, foi realizada no computador, seguindo-se a parte de expressão escrita.
A obra a concurso foi “O menino
que não gostava de ler” de Susanna Tamaro lida pelas professoras bibliotecárias
em todas as turmas e, posteriormente, explorada pelos PTT.
Relativamente à primeira prova,
de 175 alunos tivemos 11 alunos que atingiram a nota máxima. O texto escrito
serviu como elemento de desempate para a seleção dos 3 alunos que irão
representar o agrupamento, na fase final, em Matosinhos. Após a leitura e
análise dos textos redigidos, foram apurados os seguintes alunos:
· - Gonçalo Ribeiro da EB da Praia;
· - Mariana Miguel da EB da Viscondessa;
· - Afonso Gonçalves da EB Nogueira Pinto.
Para a próxima fase, estes alunos
terão de ler o livro "A Menina do Mar" de Sophia Andresen.
Parabéns a todos os alunos e
professores envolvidos!
Neste mês de afetos, foi lido e dinamizado o livro "O lobo que queria ter uma namorada" com os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo. Foram momentos de alegria que permitiram falar e partilhar emoções.
As bibliotecas espalharam leituras com amor, carinho e ternura pelas turmas.
Assinalando o dia mundial da segurança na internet, as professoras bibliotecárias exploraram o livro "A menina da cabeça quadrada" de Emília Nuñez que pretende incentivar os mais novos a descobrirem o prazer das brincadeiras tradicionais.
Seguiu-se um quiz e uma
proposta de escrita onde os alunos registaram, num cartão, atividades
alternativas ao uso dos tablets, telemóveis ou televisão.
![]() |
EB Corpo Santo |
Depois do arranque do Concurso de
Leitura em Voz Alta com as turmas do 3º ano, passamos à etapa seguinte para a
seleção de um aluno por escola.
Os seis alunos escolhidos
anteriormente leram um excerto do livro “A Menina do Mar” de Sophia Andresen e
seguidamente foi selecionado o representante de cada escola.
O programa aLer mais e melhor
pretende apoiar o desenvolvimento, em cada agrupamento de um programa de
leitura que conduza, de forma consolidada, ao aumento dos hábitos de leitura e
à melhoria das competências de compreensão e expressão nas modalidades oral,
escrita e multimodal.
No âmbito deste projeto, na EB
Nogueira Pinto, está implementada uma dinâmica de leitura dos mais velhos para
os mais novos. É uma novidade para os meninos do pré-escolar verem e ouvirem os
colegas a lerem uma história. Os mais novos também estão a preparar surpresas
para os alunos do 1º ciclo.
São momentos únicos e deliciosos
de leitura que criam uma verdadeira onda de motivação para a leitura!
Com a verba atribuída pela Câmara Municipal, foram adquiridos livros novos para todas as bibliotecas do agrupamento e diferentes faixas etárias. Uma lufada de ar fresco que os nossos alunos agradecem. Tem sido uma corrida à procura das novidades!
![]() |
Livro-objeto - EB Corpo Santo |
A turma do 2º ano da EB Corpo Santo,
à semelhança de muitas outras, está viciada na leitura. Este investimento levou
o grupo a construir um livro-objeto que se encontra em construção. Concluída
esta fase, ficamos a aguardar com curiosidade o resultado de novas etapas!
![]() |
2º ano - Prof. Inês |
![]() |
Melhor Leitor da EB Nogueira Pinto |
No final do primeiro período, feitas as contas, um grupo de alunos da turma do 4º ano obteve o maior número de requisições de livros da escola. Após uma prova de desempate, na biblioteca escolar, sobre os livros lidos, o aluno vencedor foi o Afonso Gonçalves, que recebeu um certificado e um livro.
Foi ainda entregue o prémio ao José Borges, um dos vencedores, do Quiz temático, concurso online dinamizado pela biblioteca escolar.
Parabéns e participem!
![]() |
Quiz Temático |
No dia 24 de janeiro, o Senhor Vereador
da Educação Correia Pinto esteve presente na biblioteca escolar para entregar, de forma
simbólica, os livros adquiridos, pelas professoras bibliotecárias, com a verba
atribuída pela Câmara Municipal.
A quantia foi dividida pelas 6
bibliotecas do agrupamento e permitiu atualizar o fundo documental de cada uma.
O vereador, na companhia do diretor Jorge Sequeira, foi acolhido com um momento musical proporcionado pela turma 5º7, orientados pelo professor Albano. Seguiu-se outra atividade realizada pelos alunos do 3º ano da professora Paula Teles que cantaram as janeiras, cuja letra estava totalmente adaptada ao contexto. As coroas e os instrumentos de música deram cor e magia ao momento.
No final, o Sr. Vereador falou
com os presentes e de um modo particular aos alunos, relembrando a importância
da leitura e da biblioteca.
Parabéns às turmas envolvidas!
A biblioteca escolar felicita o Francisco Joaquim Gomes da Costa do 8º A, aluno da Professora Antónia Santos, pelo resultado obtido, tendo superado esta primeira fase.
Parabéns!
Com a chegada de dias mais frios, chuvosos e cinzentos, as
professoras bibliotecárias leram e exploraram o livro “O Ouriço no inverno” de
Elen Ulyeva às turmas da pré.
Uma história de amizade que ajudou as crianças a descobrirem mais sobre o inverno (meses, o que acontece...) e a realizar uma atividade muito divertida, como mostram as fotografias.
Vulcão de Neve |
Para a leitura orientada em sala de aula foi escolhido o livro de Vanda Gonçalves. Após a leitura e exploração do conto “História da princesa e do garfo”, os alunos do 2º ano realizam um guião de leitura sobre a história.