quarta-feira, 25 de março de 2020

Projeto Bode Inspiratório

O projeto "Bode Inspiratório" propõe-se lançar, todos os dias, um capítulo de um "folhetim à antiga", em que participam mais de 40 escritores em isolamento, começando este sábado com Mário de Carvalho e terminando no final de abril com Luísa Costa Gomes.
A escritora Ana Margarida de Carvalho lançou o desafio a vários escritores de escreverem um folhetim à antiga: um escritor começa e o outro tem que continuar, lendo os anteriores, mas mais apegado ao que o precede. A ideia é cada um ter 24 horas para escrever o capítulo e sair um por dia,  O primeiro capítulo, da autoria de Mário de Carvalho, foi publicado este sábado na página de Facebook do projeto, que deverá ser difundido também noutras plataformas.
Consulte aqui:


Diverte-te com esta sopa de letras

Agora que ouviste o conto "O Incrível Rapaz que Comia Livros" de Oliver Jeffers diverte-te a fazer esta sopa de letras.


Sugestão de Leitura "O Incrível Rapaz que Comia Livros"

O INCRÍVEL RAPAZ QUE COMIA LIVROS do autor Oliver Jeffers, conta a suculenta história de um rapaz com um apetite insaciável por livros.
O Henrique adorava livros… mas não exatamente como nós adoramos livros. O Henrique adorava comer livros! Primeiro uma palavra, depois uma frase, e não tardou já se empanturrava com três ou quatro livros de uma vez só. Quanto mais livros comia, mais esperto ficava. Até que um dia as coisas começaram a correr mal…
Um livro tão tentador que já houve quem não resistisse a dar uma dentada na contracapa!


terça-feira, 24 de março de 2020

Solução: Depois de ouvires, responde...

Qual é o título do conto que ouvimos?
O fato novo do sultão.

Quem é o seu autor?
Guerra Junqueiro.

O que é um sultão?
sul·tão (árabe sultan, imperador, grande senhor, sultão)


nome masculino
1. Título do antigo imperador da Turquia.
2. Título de vários monarcas africanos e asiáticos.
3. Senhor despótico.
Feminino: sultana. Plural: sultões, sultãos ou sultães.

"sultão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/sult%C3%A3o [consultado em 23-03-2020].

PNL recomenda a leitura da revista VISÃO JÚNIOR

Caros pais,
Ler pequenos e grandes textos de natureza variada, ler imagens, ler sugestões de leitura, ler em ambiente informal é o que a leitura regular de uma revista como a Visão Júnior permite.
É uma revista mensal de informação para crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos, que contém artigos, reportagens, sugestões e passatempos dirigidos aos mais novos, que aliam a componente lúdica à componente didática.
O Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) recomenda mensalmente, em parceria com a Visão Júnior, um livro nesta revista, convidando os jovens dos 12 aos 14 anos à sua leitura.
Esta parceria enquadra-se no objetivo do PNL2027 de promover a aquisição e a manutenção de hábitos de leitura e do prazer de ler, baseadas na prática sistemática e regular da leitura, assim como no envolvimento emocional e na motivação dos leitores através de um exercício livre e voluntário que estimule os jovens a, progressivamente, lerem mais e melhor.


“A aventura dos descobrimentos”


O Instituto Camões facilita o acesso em formato digital a coleção original do Jornal expresso. Consulta e aprende de forma lúdica a História de Portugal. Algumas bibliotecas possuem esta coleção, relembra alguns títulos: À Conquista de Ceuta; Madeira, Terra à vista; Açores, as nove ilhas do atlântico; Bojador, o fim do mundo; Andando pela costa africana; Das tormentas à esperança; Os donos do mundo
Bem-vindo a bordo!


“Era uma vez um rei…”


As bibliotecas do agrupamento possuem a coleção original do Jornal Expresso que os alunos apreciam e requisitam com frequência para levar para casa.
O Instituto Camões disponibiliza, em formato digital, a coleção que tem 12 títulos: D. Afonso Henriques; D. Dinis; D. Pedro I; D. João I; D. João II; D. Manuel I; D. Sebastião; D. João IV; D. José; D. Pedro IV; D. Maria II e D. Carlos I.



Visita o Museu de Anne Frank...no sofá


O Diário de Anne Frank é um livro recomendado para o 8.º ano de escolaridade. Deixamos uma síntese da obra e uma visita segura ao seu MUSEU.

Escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão.
Todos os que se encontravam naquele pequeno anexo secreto acabaram por ser presos em agosto de 1944, e em março de 1945 Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. O seu diário tornar-se-ia um dos livros de não ficção mais lidos em todo o mundo, testemunho incomparável do terror da guerra e do fulgor do espírito humano.

Vamos?

segunda-feira, 23 de março de 2020

Inácia Cruz conta-nos...

Para saírem de casa, por breves momentos, e voarem nas asas da imaginação, deixamos-vos com a contadora de histórias Inácia Cruz.

Boa viagem!


Depois de ouvires, reponde...


Agora que já ouviste o conto, tenta responder às questões:
 - Qual é o título do conto?
- Quem é o seu autor?
- O que é um sultão?

Consulta o dicionário em formato papel ou online.          https://dicionario.priberam.org/



Nota: Clica em "sem comentários" e escreve a tua resposta.

Desenvolve a tua imaginação



 Ainda sobre o conto... Dá largas à tua imaginação e desenha a cena da procissão, na parte final da história, e/ou dramatiza o conto com a ajuda dos teus familiares.

sábado, 21 de março de 2020

Biblioteca da UNESCO em livre acesso

A UNESCO decidiu dar livre acesso à sua biblioteca on-line, onde estão à disposição livros, filmes, documentários, etc, em sete línguas.
O link é o seguinte: https://www.wdl.org


Dia Mundial da Poesia e Dia da Árvore

Hoje dia 21 de março, comemora-se o Dia Mundial da Poesia e o Dia da Árvore! Pensando nisso, selecionamos três pequenos poemas para ler com as crianças. 
Assim, os pequenos de todas as idades vão contactando com este género de texto e com esta arte tão deliciosa!


Quando as Crianças Brincam – Fernando Pessoa

Quando as crianças brincam
E eu as oiço brincar,
Qualquer coisa em minha alma
Começa a se alegrar.
E toda aquela infância
Que não tive me vem,
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém.
Se quem fui é enigma,
E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinta
Isto no coração.




As Árvores e os Livros


Dia Mundial da Poesia

       
          UM POEMA

         Não tenhas medo, ouve
         É um poema
         Um misto de oração e de feitiço
         Sem qualquer compromisso.
         Ouve-o atentamente,
         De coração lavado.
         Poderás decorá-lo
         E rezá-lo
         Ao deitar
        Ao levantar.
        Ou nas restantes horas de tristeza.
        Na segura certeza
        De que mal não te faz
        E pode acontecer que te dê paz.

                            Miguel Torga, Diário XIII

sexta-feira, 20 de março de 2020

Testa aqui os teus conhecimentos sobre Polígonos

Diverte-te e testa os teus conhecimentos sobre polígonos com o quiz que partilhamos. 

Clica no link.




Chat no nosso blogue

Caros alunos, docentes e encarregados de educação,
Disponibilizamos, a partir de hoje, no nosso blogue, um chat onde poderão colocar as vossas dúvidas e pedidos de ajuda relativos às atividades de pesquisa de informação, a recursos documentais ou a qualquer outro assunto em que a equipa da biblioteca possa ajudar.

Leitura de hoje "O Lobo que queria mudar de cor"


Aqui fica a sugestão de leitura para hoje "O Lobo que queria mudar de cor" de Orianne Lallemand.
Neste livro, o lobo decide que está na hora de mudar de cor. Ser preto não tem graça nenhuma! Mas será esta uma tarefa assim tão simples? Verde, vermelho, amarelo ou cor de rosa, são apenas algumas das cores que o lobo vai experimentar até perceber como é especial ser-se assim, simplesmente um lobo.

quarta-feira, 18 de março de 2020

Sugestões de organização de tarefas semanal

Deixamos aqui duas sugestões de como organizar o tempo das crianças.




10 conselhos para acompanhar o estudo | encarregados de educação

Margarida Pinto Correia, com o apoio da TVI, da RTP e da SIC, deixa-nos alguns conselhos para os Encarregados de Educação acompanharem os alunos durante esta fase, em que as aulas acontecem de forma diferente.




IMPORTANTE - Conselhos aos cuidadores de crianças em isolamento

Neste período de isolamento é muito importante zelarmos pela saúde mental das nossas crianças.

Aqui ficam alguns conselhos.



Desafio - Adivinha os Provérbios

Aqui fica um desafio bem giro para fazer em família...

Livro Digital Não quero Usar Óculos

Livro Digital Não Quero Usar Óculos de Carla Maia de Almeida

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

"Ontem fiquei a saber uma coisa. Vou ter de usar óculos. Foi o que a mãe disse. Eu acredito sempre nela, mas desta vez não quero. Não quero nada usar óculos!"

terça-feira, 17 de março de 2020

Livro digital Missão Impossível


Em todas as bibliotecas do agrupamento temos vários exemplares deste livro e,certamente, os nossos alunos já "cruzaram" com ele. 

Aqui fica o Ebook.
Missão Impossível das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Carlos Marques

Download: 

Podem sempre fazer uma visita ao sítio da Fundação Jorge Álvares: 

Livros Digitais de Autores Portugueses


Caros alunos, professores e encarregados de educação, clicando no link que se disponibiliza abaixo terão à vossa disposição centenas de livros de autores portugueses.
Neste momento difícil da nossa vida, ler um bom livro, um bom poema, ajuda a "viajar" sem sair do conforto do nosso lar.




Filmes para ver em família - Plano Nacional de Cinema

Disponibilizamos aqui uma lista de filmes e respetivos links de visualização, preparada pelo Plano Nacional de Cinema, dirigidas aos alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo mas excelentes para ver em família!

Educação Pré-Escolar

   Filme                              Link

Cendrillon https://www.youtube.com/watch?v=QO4jtZU2LXU

Papageno https://www.youtube.com/watch?v=h4uUchB429M

O Velho Moinho https://www.youtube.com/watch?v=MYEmL0d0lZE

Hen-Hop https://www.youtube.com/watch?v=YqoZFVSyF6o

Boogie-Doodle https://www.youtube.com/watch?v=TgJ-yOhpYIM

As Coisas Lá de Casa https://www.youtube.com/playlist?list=PLgGYTVUlxnaGTYm2Pp8MTOJOiFB9L5jFd

A Lua https://www.youtube.com/watch?v=bdJgYQURH9k

Animanimals – Zebra https://www.youtube.com/watch?v=n5yn7V5QOAE

Piper https://www.youtube.com/watch?v=lkQTe0Wdo2k

O Sr. Noite tira um dia de folga https://vimeo.com/168067174

Doçuras https://www.youtube.com/watch?v=pRYy9jIhCH0

O Guaxinim https://vimeo.com/266613969


1º Ciclo do Ensino Básico

Filme                                        Link 

O Pesadelo do Fantoche https://www.youtube.com/watch?v=bZhe73_ueEE

Sherlock Holmes Jr. https://www.youtube.com/watch?v=iHgs2ezsQM8

O Circo https://www.youtube.com/watch?v=RFLtr25p1tU

Aniki-Bobó https://www.youtube.com/watch?v=HzPJU3vTjNs (baixa qualidade)

O Balão Vermelho https://www.youtube.com/watch?v=V12H2mteniE

Regresso às aulas https://www.youtube.com/watch?v=K99d0S281WU

O Pão

Mary Poppins

Dois                    https://www.youtube.com/watch?v=0Urn4Nrh1BU

Kiriku e o Feiticeiro https://www.youtube.com/watch?v=ka_tzFF9c_w

O Outro Lado do Arco-íris https://www.youtube.com/watch?v=CqtZCIuyGHU

Petite Lumière                 https://www.youtube.com/watch?v=vPdjWvZZUGw

A Maior Flor do Mundo https://vimeo.com/3691184

Sapato                     https://www.youtube.com/watch?v=wz0rt8HIl0s

Ponyo à Beira-Mar

Labirinto                   https://www.youtube.com/watch?v=bme6gGLXD2k

Mix República           https://vimeo.com/22390752 (1º episódio)

Ginjas         https://vimeo.com/24824843 (Episódio 23)

As Aventuras de Tintin

O Gigante

O Menino e o Mundo https://www.youtube.com/watch?v=CQBJnMqxO6U

O Meu Avô https://vimeo.com/287994192

O Presente https://www.youtube.com/watch?v=96kI8Mp1uOU

Odd é um Ovo         https://www.youtube.com/watch?v=h9SNXS9fJU8     (sem legendas)

Cordas https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=4INwx_tmTKw

A Minha Vida de Courgette https://youtube.com/watch?v=PlVW-WrXXxA (making-of com legendas); 

O Rapaz e a Coruja



Ler sempre! Ler em qualquer lugar!

Que delícia este blogue onde podem ouvir e, em alguns casos até ver as imagens das magníficas histórias que nos oferece.

Perfeito para estes dias em casa! Ler, ler muito!

http://blogues.publico.pt/letrapequena/2016/06/06/livros-para-escutar-e-ver-2/?fbclid=IwAR1Vl97dYVPiDjuAGy4ITxgOeAy2EK-bnUdMbtauWGKep0HaEI-fecAWpEw#.Xm5k2p-MUrN.facebook

segunda-feira, 16 de março de 2020

Livro Digital sobre o COVID-19 para os mais novos

Divulgamos um livro digital para os mais novos sobre o COVID - 19.
As crianças mais novas, na sua maioria, têm dificuldade em entender a obrigação de ficarem em casa. Este livro poderá ajudar a compreender melhor esta situação.



Apelo! Fique em casa!

Proteja-se a si e aos outros, fique em casa!

Veja o vídeo da Câmara Municipal do Porto, clique no link seguinte.

https://youtu.be/FViQMrAKyBg

The don't worry book


Resultado de imagem para the don't worry book




                                          https://www.youtube.com/watch?v=0zpH3f1TMzM

COVID - 19


O que são os Coronavírus?
Os coronavírus são uma família de vírus que podem causar infeções nas pessoas. Normalmente estas infeções afetam o sistema respiratório, podendo ser semelhantes à gripe ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.

O que é o Novo Coronavírus?
O novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido identificado anteriormente em seres humanos. A fonte da infeção é ainda desconhecida.

Ainda está em investigação a via de transmissão. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada e já existe infeção em vários países e em pessoas que não tinham visitado o mercado de Wuhan. A investigação prossegue.

Quais são os sinais e sintomas?
A maioria das pessoas infetadas apresentam sintomas de infeção respiratória aguda ligeiros a moderados:
• Febre (T>37,5ºC)
• Tosse
• Dificuldade respiratória (Falta de ar)

Em casos mais graves pode causar pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte. Contudo, a maioria dos casos recupera sem sequelas.

TRANSMISSÃO DA DOENÇA

Como se transmite?
A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.

Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.

As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

Qual é o período de incubação?
Estima-se que o período de incubação da doença (tempo decorrido desde a exposição ao vírus até ao aparecimento de sintomas) seja entre 2 e 14 dias. A transmissão por pessoas assintomáticas (sem sintomas) ainda está a ser investigada.

TESTES E TRATAMENTOS

Devo ser testado para o COVID-19?
Se estiver com febre, tosse ou dificuldade respiratória e tiver estado em contacto com uma pessoa infetada por COVID-19, ou tiver regressado recentemente de uma área afetada, deve ligar para o SNS24 (808 24 24 24).

Após este contacto e validação da história clínica, os profissionais de saúde irão determinar se é necessário ser testado para COVID-19.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

O que são medidas de higiene e etiqueta respiratória?
Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:
• Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
• Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%;
• Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória;
• Evitar tocar na cara com as mãos;
• Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.

Quem está em maior risco de doença grave por COVID-19?
As pessoas que correm maior risco de doença grave por COVID-19 são os idosos e pessoas com doenças crónicas (ex: doenças cardíacas, diabetes e doenças pulmonares).


fonte: https://covid19.min-saude.pt/perguntas-frequentes/

AVISO

Caros colegas, alunos, encarregados de educação e restante comunidade educativa,
As bibliotecas do agrupamento de escolas Engº Fernando Pinto de Oliveira vão estar encerradas, temporariamente, no âmbito da medida de encerramento das escolas no nosso país.
No entanto, aqui no blogue e no facebook da biblioteca, divulgaremos informações, textos em linha, livros digitais e respetivas hiperligações. Proporemos atividades e concursos.
Estejam atentos!
Juntos vamos conseguir!

domingo, 8 de março de 2020

Feliz Dia da Mulher!

A todas as mulheres a equipa da biblioteca deseja um excelente dia!


"Mulher...
Que sejas sempre lembrada,
não apenas por um dia,
mas no dia a dia...
Que sejas festejada,
não por convenção,
mas pelo seu valor,
sua força, seu coração.
Que sejas respeitada
com todo carinho,
e todo amor...
Hoje e sempre!"

Valéria Milanês

    

sexta-feira, 6 de março de 2020

Encarregada de Educação lê na biblioteca da EB da Viscondessa

Com a proximidade da Semana da Leitura, os convites aos EE dão os seus frutos. É o caso de uma EE que foi à BE da EB da Viscondessa ler a história Pelo mundo dos doces aos alunos do 1º ano.

Se eu fosse...



A biblioteca escolar assume-se como lugar privilegiado de acesso a recursos diversificados e de desenvolvimento da literacia da informação, em ambientes cada vez mais tecnológicos e complexos.
Os trabalhos práticos de literacia da informação pretendem dotar os alunos de conhecimentos que os capacitem para o acesso, produção e uso crítico da informação e para uma comunicação eficaz, ética e socialmente responsável.
Neste sentido, a equipa da biblioteca escolar tem desenvolvido atividades com as turmas do 3º e 4º anos, subordinada à temática da semana da leitura no agrupamento – profissões.




quinta-feira, 5 de março de 2020

Internet Segura


Durante o mês de março, a equipa da biblioteca escolar, em parceria com a Polícia Municipal, estão a promover sessões de sensibilização sobre a segurança na internet, destinadas às turmas do 4º ano do agrupamento.

Comunicar em segurança pretende alertar a comunidade educativa para a utilização correta e segura das tecnologias de informação, designadamente Internet e telemóvel, através de sessões de sensibilização em sala de aula. As novas Tecnologias de Informação e Comunicação oferecem hoje em dia um mundo fantástico de novas oportunidades de aprendizagem e de relacionamento, que exigem um conhecimento profundo das suas vantagens mas também dos seus riscos.
A interatividade dos novos meios de comunicação não só abre portas, como também, e tal como em outros aspetos da vida do dia-a-dia, requer cuidados que preservem a segurança de cada um, dos seus dados pessoais e das informações ou conteúdos a que, cada um, quiser aceder ou partilhar com os outros.