Os alunos de 4º ano acompanham e participam na leitura com o conjunto de livros distribuídos pela turma e, no final da sessão, realizam um guião sobre a história.
Os alunos de 4º ano acompanham e participam na leitura com o conjunto de livros distribuídos pela turma e, no final da sessão, realizam um guião sobre a história.
Caros alunos, em junho já não serão lançados novos desafios dos nossos concursos semanais.
No âmbito da literacia dos media,
os alunos do 3º ano estiveram a folhear e a explorar a revista Visão Júnior,
recomendada pelo PNL, em formato digital.
A sessão teve início com uma
breve apresentação dos meios de comunicação social, seguindo-se a entrega de um
guião de pesquisa para pesquisarem em grupo com recurso ao computador.
No final da atividade cada grupo
apresentou os trabalhos desenvolvidos.
O início do verão aproxima-se e
as professoras bibliotecárias levaram um livro para os mais novos mergulharem
numa história hilariante, repleta de rimas e roupa interior subaquática.
Os alunos adoram a história e
percebem que, afinal, o polvo não precisava de umas octocuecas… Como resolveu a
situação?
Os alunos mergulharam nesta história e realizaram trabalham fantásticos!
As professoras bibliotecárias estão a apresentar e a explorar o guião BIG6 para orientar a pesquisa, a recolha e o tratamento de informação a partir de uma adaptação do modelo Big6 para as turmas do 4º ano.
Após a exposição da teoria, os alunos passam à prática e vão
pesquisar sobre o 25 de abril. São divididos em grupo, é sorteado um subtema e, com recurso ao computador, fazem o trabalho com um guião de orientação. No
final, cada grupo faz a apresentação do trabalho realizado sobre:
. PIDE
. Salazar
. Censura
. História dos Cravos
. Escola
Os alunos ouviram com atenção as orientações e dedicaram-se com entusiasmo à pesquisa da informação, não esquecendo de referir as fontes de informação.
Neste sentido, foi escolhido para a leitura orientada em sala de aula para as turmas do 2º ano, neste período, o livro de Vanda Gonçalves “Histórias para meninos “Não Quero”, nomeadamente o conto “A História da princesa e do Garfo".
Após a leitura e exploração da história, os alunos realizam um guião de leitura sobre o conto que os alunos tão apreciaram.
1º Lugar, 3ºCEB - João Luís Neves Martins, do 9ºG;
1º Lugar, 2ºCEB - Beatriz Celeste Vaz, do 5º4;
2º Lugar, 1ºCEB -
Os alunos estão de parabéns, os seus professores estão de parabéns, o agrupamento está de parabéns!
Os nossos vencedores!
Os nossos fantásticos finalistas!
"Vou amar-te para sempre" de Owen Hart foi o livro escolhido para assinalar o Dia da Mãe, com os meninos do pré-escolar da EB Viscondessa.
Uma história ternurenta que é uma linda celebração da eterna ligação entre pais e filhos.
A sessão teve início com a
leitura e exploração do livro “O Tesouro” de Manuel António Pina. De seguida,
foi projetado um vídeo para complementar a leitura e realizado um jogo
interativo sobre a obra, permitindo a participação ativa das presentes.
O assunto do livro permitiu a partilha e troca de
experiências entre os presentes, tornando a sessão enriquecedora.
A professora bibliotecária, em
articulação com o PTT do 1º ano, Henrique Magina, dinamizou uma atividade para
os alunos na biblioteca escolar. Após a apresentação das valências e
organização do espaço, falou sobre o procedimento e a importância da requisição
domiciliária.
Durante a sessão foi lido e
explorado o livro “Ladrão de histórias” que terminou com a realização de
algumas atividades. Os alunos gostaram da história e das ilustrações,
participando com entusiasmo nas atividades propostas.
Nova Onda é o Jornal Escolar do AE Eng. Fernando Pinto de Oliveira e mostra o que de melhor se faz nas nossas escolas!
Consultem aqui o jornal do 1º período 23-24:
Depois de uma difícil escolha, os vencedores do concurso Quadras ao 25 de abril foram:
A turma do 2º ano da EB Nogueira Pinto aproveitou caixas de papelão e deu-lhes vida com muita imaginação. Os alunos optaram por trocar as armas pelos cravos da Liberdade.
A turma do 3º ano da EB Nogueira Pinto tem explorado e aprendido bastante acerca do 25 de abril. Neste sentido, a PTT desafiou os alunos a escreverem sobre o assunto. Foram vários os trabalhos apresentados, fica a partilha de um poema escrito pela aluna Luísa Almeida!
Na EB Corpo Santo, os alunos do
2º ano realizaram uma atividade, na biblioteca escolar com recurso aos
computadores, que consistiu na pesquisa e exploração da revista digital Visão
Júnior. Os alunos pesquisaram e leram um artigo sobre a escola antes do 25 de
abril e, posteriormente, deram continuidade ao trabalho na sala de aula, com a
orientação da PTT Fátima João.
Destaca-se que Ler mais e melhor
é ler por prazer, ler pequenos e grandes textos de natureza variada, ler
imagens, sugestões de leitura. Ler em ambiente informal é o que a leitura
regular de uma revista como a Visão Júnior proporciona. Esta revista mensal, de
informação para crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos, contém artigos,
reportagens, sugestões e passatempos dirigidos aos mais novos, que aliam a
componente lúdica à componente didática.
Os alunos aderiram com entusiasmo
às atividades propostas, transformando-se em pequenos repórteres sobre a
temática do 25 de abril.
Espreitem o vídeo realizado pela aluna Margarida Dias do 6º3 que entrevistou o seu avô no âmbito do 25 de abril.
Vídeo 25 de abril - Entrevista realizada pela aluna Margarida Dias 6º3
No contexto do tema "Criar e imaginar em liberdade", a turma do 2º ano da EB Nogueira Pinto elaborou um cartaz - pela Liberdade, soldadinhos da T2 a marchar.
Os alunos da turma envolveram-se com entusiasmo como mostra o trabalho realizado.
Viva a Liberdade!
Aliando a leitura às comemorações
do 25 de abril, foi selecionado o livro “O Tesouro” de Manuel António Pina para
ser lido e explorado em contexto de sala de aula com as turmas do 3º ano. Após
a leitura, é projetado um vídeo e realizado um jogo interativo, permitindo a
participação ativa dos alunos. No final, é realizado um guião de leitura.
«Porque esta história não é uma
história inventada. É uma história verdadeira», explica-nos Manuel António
Pina, pedindo-nos que guardemos o tesouro do 25 de Abril bem fundo no nosso
coração.
Atendendo à temática orientadora
do agrupamento “Criar e imaginar em liberdade”, foi escolhido trabalhar o livro
“Dinossauro” de Manuela Bacelar, que é já um clássico da Literatura infantil
Portuguesa. A sessão tem início com a leitura e análise da história que
apresenta textos muitos curtos, frases simples, uma grande imaginação, ternura,
muita cor, vários ingredientes para tornar este livro especial para os alunos.
Após a leitura orientada do livro
em sala de aula, os alunos realizam um guião de leitura sobre a história.
Na passada sexta-feira, decorreu,
na biblioteca escolar, a prova de escola para os alunos do 2º e 3º ciclos. Na
primeira sessão participaram cerca de 23 alunos do 3º CEB e , na segunda, foram
41 que realizaram a prova. Os alunos apurados que irão representar, no dia 3 de
maio, o agrupamento são:
2ºCEB
. Rodrigo Santos
. Tomás Pereira Vilhena
. Beatriz Celeste Vaz
3ºCEB
. João Luís Neves Martins
. Manuel Sousa Lima
. Guilherme Alves
No período anterior, já tinham
sido apurados os alunos representantes do 1º ciclo:
. Catarina Quintas da Silva da
Escola Básica do Corpo Santo;
. Mariana Cabral da EB EFPO
. Sofia Gomes Nunes da EB EFPO.
Para a fase seguinte, estes alunos terão de ler as seguintes obras:
1º ciclo - "O Aquário" de João Pedro Mésseder
2º ciclo - "História de um gato e de um rato que se tornaram amigos" de Luís Sepúlveda
3º ciclo - "As cartas de Beatriz" de Maria Teresa Gonzalez
Parabéns a todos os alunos!
Estamos de volta e iniciamos com novos desafios dos concursos semanais!
Participa! Podes ganhar prémios!
No decorrer da semana da leitura, o "Barquinho" esteve na EB Corpo Santo a contar e dramatizar a história "Caça aos ovos". Após o momento de leitura, participaram na caça aos ovos, atividade realizada na escola.
Na festa da leitura foram entregues os certificados e respetivos prémios aos vencedores dos concursos dinamizados pela biblioteca, ao longo do 2º período.
2ª fase do Concurso Municipal de Leitura - 1º Ciclo
Catarina Quintas da Silva da Escola Básica do Corpo Santo
Mariana Cabral da Escola Básica Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira
Sofia Gomes Nunes da Escola Básica Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira
Melhores leitores - 1º ciclo
EB da Amorosa – Ana Almeida do 4ºano
EB Corpo Santo – Gabriel Martins do
1ºano
EB EFPO – Gabriel Fernandes, João Urbano, Inês Botelho do 2ºano e Inês Mineiro do 3ºano
EB Nogueira Pinto - José Pedro Gousson
do 3º ano
EB da Praia – Sofia Moreira do 2ºano
EB Viscondessa – Carolina Saraiva do 2ºano
Duarte Batista do 5º4
Beatriz Araújo do 5º5
3º Ciclo: Leonor Urbano do 7ºB
Concurso Brincar aos Desafios
Tiago
Beco da EB EFPO
Lia
Freitas da EB Nogueira Pinto
Eva Sousa da EB da Praia
Concurso
Quiz Temático
Eva
Sousa EB Praia
Filipe
Lopes do 5º2
João
Martins do 9ºG
Concurso Pontapés na Gramática do
2º Ciclo
Beatriz Vaz do 5º4
Diana Santos do 6º2
João Beco do 6º2
Concurso Pontapés na Gramática do
3º Ciclo
João Martins do 9ºG
Iúri Miguel do 9ºA