A ciência e a observação empírica
têm demonstrado o quanto o contacto com o livro e a prática regular da
leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a
consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia.
Para estimular a criação de uma
rotina de leitura, o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) lançou o repto: Ler
sempre. Em qualquer lugar. É no âmbito deste desafio que a professora Bárbara
Sousa, pertencente à equipa da BE, tem ido, à sala de aula, ler 10 minutos, nas
aulas de Português, à turma 6º3 (professora Fátima Lemos) e 6º7 (professora Carla Almeida).
Na turma 6º3, a docente está a
ler “O menino estrela” de Óscar Wilde. Após a leitura do excerto, a professora
de Português lança um desafio de escrita sem carácter obrigatório, ao qual os
alunos têm correspondido.
De facto, é fundamental, em
presença ou a distância, estar sempre perto da leitura. A presença de outro
professor na sala de aula agrada aos alunos e é um outro exemplo para eles.