As três salas do JI de Monte Espinho, após ouvirem e trabalharem "O Livro da Paz" de Todd Parr, construíram um livro em articulação com as famílias das crianças.
O resultado foi um livro delicioso exposto na entrada da escola sede.
Parabéns!
As três salas do JI de Monte Espinho, após ouvirem e trabalharem "O Livro da Paz" de Todd Parr, construíram um livro em articulação com as famílias das crianças.
O resultado foi um livro delicioso exposto na entrada da escola sede.
Parabéns!
Com a proximidade do final do ano
letivo, a parceria entre a biblioteca e as docentes do 1º ciclo de Inglês teria
de terminar em festa!
Os alunos ouviram mais esta história deliciosa de korky Paul e Valerie Thomas a duas vozes, em duas línguas e pensaram no seu bolo preferido.
Neste livro, a Bruxa Mimi vai dar
uma festa e os seus convidados estão preparados para muitos jogos e diversão,
mas quando a Mimi sopra no seu novo trompete ... desaparecem todos! Como é que
a Mimi os conseguirá trazer de volta para assistir à maior surpresa da sua
festa de anos?
No final da sessão também há atividades
surpresas, sempre com muita imaginação e magia! E o bolo???
A aluna Alícia Oliveira Rosa, do 4º ano da EB Nogueira Pinto, ficou em 3º lugar no concurso "História do Frutinhas" com a história "O frutinhas vai de férias".
Parabéns, Alícia. Uma história deliciosa!!
Mais um adorável livro no âmbito do projeto Um livro, um amigo realizado pelas crianças da Sala dos Golfinhos da EB da Praia. Parabéns!
A Leitura Orientada em Sala de Aula (LOSA) tem como objetivo criar um espaço e um tempo para evoluir na aprendizagem da leitura e da escrita, aprofundando a compreensão e a capacidade leitoras - ler, ler bem, ler melhor, de forma fluente e prazerosa.
Neste contexto, as professoras bibliotecárias leram e exploraram o livro de Manjusha Pawagi. No final da sessão, foi elaborado um guião de leitura sobre o mesmo.
Os alunos gostaram da história e participaram ativamente.
No âmbito do Plano 21|23 Escola+,
que visa a recuperação das aprendizagens, o PNL2027 disponibiliza, no espaço
digital "Leitura Orientada em Sala de Aula", várias propostas de
atividades de leitura para os 1.º e 2.º ciclos. As professoras bibliotecárias
puseram em prática uma das propostas para os alunos do 1º ano.
Neste contexto, foi lido e explorado o livro A Bruxa Mimi vai à Praia de Korky Paul e Valerie Thomas, seguindo-se a resolução de um guião sobre o mesmo. A Bruxa Mimi e o Rogério já são conhecidos dos nossos alunos, bem como as suas deliciosas aventuras.
No âmbito do projeto aLer+, a sala 4 da EB Praia desenvolveu a atividade "Um Livro, um Amigo" e o resultado foi um adorável livro-objeto a partir do livro O Monstro das Cores.
No âmbito do projeto Articulação e Sequencialidade, os alunos da pré e 1º ano da EB Nogueira Pinto relizaram atividades e trabalhos, baseados no livro de Todd Parr, "O Livro da Paz". Todos os alunos enviaram os seus desejos para a estrela, após refletirem sobre os mesmos, aguardando a sua relização.
Após a partilha na escola, os trabalhos encontram-se expostos na entrada da EB EFPO.
Parabéns!
No âmbito do Projeto aLer+, os meninos da Sala das Conchas da EB Praia participaram na atividade "Um Livro, Um Amigo" em colaboração com os pais.
A temática da paz foi explorada com o grupo, na sala de aula e, posteriormente, pais e filhos refletiram, escreveram e ilustraram os seus pensamentos sobre a Paz, que deram origem a um livro.
Com equipamentos e fontes de informação diversas, em formato impresso e digital, acessíveis em presença ou em linha, as professoras bibliotecárias estão a dinamizar sessões que possibilitam um ambiente rico em informação onde a aprendizagem é estimulada.
As turmas do 3º ano acedem, pesquisam e exploram informações na revista Visão Júnior, a partir de um guião orientado, proporcionando várias descobertas de conhecimento: notícias, curiosidades, livros, animais, jogos...
No final da sessão, os alunos fazem uma apreciação da atividade e da revista.
Como começar um texto? Quem será
a personagem principal? Qual a sua caracterização? Em grupo a imaginação,
criatividade não tem limites!
Parabéns!
A sessão teve início com a leitura e exploração do livro “O Lobo Culto” de Pascal Biet. As presentes gostaram do livro que serviu de mote para uma conversa animada sobre várias temáticas da vida – papel da escola, utilidade da leitura e da escrita, a importância da determinação e persistência no dia-a-dia, a evolução do lobo na aprendizagem e na educação…
A partir da alusão a alguns contos tradicionais referidos no livro, as alunas partilharam algumas histórias favoritas da sua infância, como a Cinderela, Branca de Neve, Capuchinho Vermelho, Os Três Porquinhos, entre outros. Para concluir a atividade, foi apresentada uma montra de livros de diferentes tamanhos, formatos, cores que deliciou o grupo, sensibilizando-o para a importância da leitura para elas e para os seus filhos.
Ficou o pedido para uma nova visita em breve.
Até já!
Para assinalar este dia, foram
realizadas sessões de pesquisa com recurso aos computadores para os alunos do 3º
ano. Além de partilharem nomes da literatura portuguesa que conhecem e de que
gostam, estiveram a pesquisar a autoria de algumas obras. No final, foram destacados dois nomes, Ana Luísa Amaral, que
viveu em Leça da Palmeira, e José Saramago que ganhou o prémio nobel da
literatura.
No dia 19 de maio, no Museu Quinta de Santiago, às 21h, a ESBN e a Escola de Música de Leça da Palmeira promovem um espetáculo de homenagem a Eugénio de Andrade.
Partilhamos o cartaz.
A propósito do dia da família, a turma 2 da EB da Praia (2º ano) elaborou uns coloridos e bonitos trabalhos para celebrar o amor das suas famílias.
Foram sessões de leitura diferentes, com dinamizadores diferentes e um público atento à mensagem transmitida.
Na EB Amorosa, durante a aula de inglês, a turma do 3º ano foi surpreendida com a leitura bilingue do livro de Todd Parr pela professora bibliotecária e a professora de inglês. Os alunos participaram ativamente e com entusiasmo neste dia de festa.
Para assinalar este dia, a equipa
da biblioteca leu o livro de Todd Parr, intitulado “O livro da Família”, para os
mais novos e, para o 1º ciclo, “Uma grande família” de Elisenda Roca e Rocio
Bonilla. Durante a sessão, foi notório que algumas famílias são parecidas.
Algumas famílias gostam de comer coisas diferentes. Algumas famílias gostam de
se abraçar.
Com estes livros, os alunos ficaram a
conhecer diferentes tipos de família e
foram, ainda, relembrados alguns elementos importantes:
· - a importância da família na estrutura do núcleo
familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
· - reforçar a mensagem de união, amor, respeito e
compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que
compõem a família;
· - chamar a atenção da população para a importância
da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e
responsabilidades;
· - sensibilizar e promover o conhecimento
relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a
família.
Destacamos a participação do
nosso agrupamento no projeto "100 Textos em Viagem", cuja
exposição que apresenta os resultados da participação das escolas de
Matosinhos, já se encontra aberta ao público e pode ser visitada por todos!
Aqui os telemóveis têm entrada, pois são essenciais para "ver e
ouvir" a exposição.
Partilhamos o evento "Literatura em Viagem" que decorre de 8 a 14 de maio em Matosinhos com muitas atividades: exposições, música, mesas de debate, apresentação de livros...
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, as professoras bibliotecárias estão a apresentar o modelo de pesquisa BIG6 às turmas do 4.º ano. Após a teoria, os alunos passam à prática, pesquisando nos computadores informações sobre as capitais dos países lusófonos.
O guião lança ainda um outro
desafio – o seu a seu dono. Os alunos têm de descobrir os nomes dos autores de algumas
obras. No final, é feita e partilhada uma pesquisa da biografia de Ana Luísa
Amaral que viveu em Leça da Palmeira
A avaliação da atividade reflete o interesse e satisfação dos alunos.
Comemora-se hoje o Dia Mundial da Língua Portuguesa, tendo sido celebrado, pela primeira vez, em 2020, após consagração pela UNESCO em novembro de 2019.
Em 2023, a comemoração do Dia
Mundial da Língua Portuguesa procura constituir um meio de celebração da Língua
e da sua dimensão crescentemente global, refletindo e dando voz à
multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais.
Afirmar a Língua Portuguesa
enquanto língua global de ciência, cultura, economia, diplomacia e paz é também
objetivo da comemoração deste Dia que, como tal, procura envolver diferentes
intervenientes e protagonistas destas múltiplas dimensões da Língua Portuguesa.
https://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/noticias/dia-mundial-da-lingua-portuguesa-2023
Nas bibliotecas escolares foram expostos livros alusivos ao dia da mãe para os alunos requisitarem e/ou os docentes explorarem na sala de aula.
Em Portugal, o Dia da Mãe chegou
a ser celebrado a 8 de dezembro, mas passou a ser celebrado no primeiro domingo
de maio em homenagem à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.
Neste dia, que homenageia a
maternidade e as mães, a quem todos devemos muito, os filhos costumam oferecer
poemas, flores, mimos às suas mães.
A biblioteca escolar partilha um poema e propõe um livro especial para este dia, para promover o gosto pela leitura.