terça-feira, 6 de novembro de 2018

Pontapés na Gramática – 3º ciclo 1ª Fase Questão nº 1


Questão nº 1 – 3º ciclo
1ª Fase – 2018/19


O QUE ESTÁ CORRETO?
    A) Este bolo de chocolate leva cerca de duzentos gramas de farinha.
OU
   B) Este bolo de chocolate leva cerca de duzentas gramas de farinha.

Solução:
A) Este bolo de chocolate leva cerca de duzentos gramas de farinha.
Repara:
   A palavra grama, de origem grega, é do género masculino. A atribuição incorreta do género feminino deve-se ao facto de terminar em -a. O género de uma palavra não depende da sua terminação.
Ex: a tribo

VENCEDORES:



Pontapés na Gramática – 2º ciclo 1ª Fase Questão nº 1


Questão nº 1 – 2º ciclo
1ª Fase – 2018/19
O QUE ESTÁ CORRETO?
A) Sophia de Mello Breyner Andresen foi uma grande poetisa portuguesa.
OU
B) Sophia de Mello Breyner Andresen foi uma grande poeta portuguesa.
Solução:
A) Sophia de Mello Breyner Andresen foi uma grande poetisa portuguesa.
Repara:
Ø Normalmente, os nomes masculinos terminados em -o formam o feminino substituindo essa vogal por um -a.
        Ex: gato /gata
Ø Porém, há alguns nomes masculinos terminados em -a que formam o feminino acrescentando o sufixo -isa.
        Ex: profeta/profetisa

VENCEDORES:
Turma
Nome
5º1
11
Iara Lopes
5º1
27
Sara Azevedo
5º1
9
Gustavo Oliveira
5º1
7
Guilherme Machado
5º2
10
Guilherme Miranda
5º2
9
Francisco Trindade
5º4
11
Guilherme Carvalho
5º4
12
Gustavo Abecasis
5º9
6
Hugo Filipe
5º9
15
Sandra Freitas
5º10
6
Bernardo Antunes
5º11
10
José Pedro Cardeal
5º11
12
José Pedro
6º1
21
Mariana Araújo
6º1
2
Ana Raquel
6º1
13
Lara Neves
6º1
12
Inês Soares
6º1
5
Diogo Castro
6º1
26
Rute Sá
6º2
22
Matilde Fernandes
6º3
3
Beatriz Carvalho
6º4
11
Iris Couto
6º4
9
Francisca Lançós
6º4
3
Bianca Rodrigues

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Resultados Quiz Desporto nº 1



Tema: Atletismo



Carlos Lopes foi o 1º campeão olímpico português.
1- Em que especialidade ele conseguiu a medalha de ouro?
2- Em que Olimpíada, conseguiu tal feito?
3- Que clube representava na altura?

Respostas: 1- Maratona; 2- 1984 Los Angeles; 3- Sporting CP.


Resultados da semana de 22 a 26 de Outubro



Alunos
Pontos
Iara Lopes 5º1 nº11
3
Sara Azevedo 5º1 nº27
3
Francisco Trindade 5º2 nº9
3
Guilherme Miranda 5º2 nº10
3
Constança Fonseca 5º7 nº5
3
Hugo Santos 5º9 nº6
3
Diogo Castro 6º1 nº5
3
Inês Correia 6º1 nº12
3
Lara Neves 6º1 nº13
3
Rute Sá 6º1 nº26
3
Ariana Arantes 6º10 nº2
3
Iris Rajão 6º10 nº10
3
Leonor Teixeira 6º10 nº13
3
Luana Sá 6º11 nº11
3
Gabriel Martinho 7ºA nº7
3
Érica Matos 8ºA nº7
3
Ivan Silva 8ºA nº13
3
Maria João Lopes 8ºA nº22
3

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Encontro com Pedro Seromenho

No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, as escolas básicas da Viscondessa e da Portela, receberam hoje a visita do escritor Pedro Seromenho.
Numa sessão muito interativa, o escritor viajou pelas histórias de alguns dos seus livros, desenhando em simultâneo alguns dos momentos que narrava e os alunos ficaram maravilhados com a sua expressividade e capacidade para o desenho.

Trabalhos dos alunos da EB da Portela:



quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Bibliopaper


No intervalo grande da manhã de segunda feira, dia da Biblioteca Escolar, 22 de outubro de 2018, decorreu mais uma edição do Concurso Bibliopaper, À Descoberta da Biblioteca Escolar. Os alunos do 2º e 3º ciclos previamente inscritos responderam por escrito a um inquérito relacionado com a Biblioteca.


Os vencedores foram:


terça-feira, 23 de outubro de 2018

Daniel Completo

Nos dias 22 e 23 de outubro, no âmbito das comemorações do Mês das Bibliotecas Escolares, recebemos no auditório da escola básica Eng. Fernando Pinto de Oliveira o músico Daniel Completo.
Daniel Completo já fez parte do conhecido grupo de música tradicional portuguesa "Ronda dos Quatro Caminhos" e dedica-se agora a musicar poemas dos grandes escritores: Luísa Ducla Soares, José Jorge Letria e José Fanha, com quem tem vários livros em parceria.
Os alunos do primeiro ciclo e pré-escolar das escolas básicas da Amorosa, do Corpo Santo, da Nogueira Pinto e da escola sede, distribuídos por quatro sessões, encheram o nosso auditório.
O músico tocou e cantou poemas dos livros Uma vida de papel, Quem dá asas às palavras, Três amigos muito divertidos e Quem não Trabuca não Manduca.
Viveu-se um ambiente de alegria, diversão e, muita, muita animação. 
O Daniel conseguiu captar a atenção de miúdos e graúdos e todos cantamos com muita vontade as poesias apresentadas.





Eis um pequeno vídeo ilustrativo:

https://www.youtube.com/watch?v=kOMCvPPx05g

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

PARAR PARA LER


Eis alguns dos trabalhos elaborados pelos alunos do 5º ano de "Oficinas da Arte" acerca do poema: "A Árvore e os Livros":





A Professora Bibliotecária leu o mesmo poema na Biblioteca:




Eis o vídeo:


sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Dia das Bibliotecas Escolares

O mês de outubro é o mês Internacional das Bibliotecas Escolares definido pelo Internacional Association of School Libraries (IASL). 
Este ano o lema definido é "Eu gosto da biblioteca escolar".
Na segunda-feira, dia 22 de outubro, celebra-se em Portugal o Dia das Bibliotecas Escolares. 
Para assinalar esta data realizaremos a atividade "Parar Para Ler".
Assim, na segunda-feira, dia 22 de outubro, às 10:25, nas salas de aula será lido o poema:

As árvores e os livros

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.
VAMOS TODOS PARAR PARA LER durante 10 minutos.

Saudação da Doutora Teresa Calçada

Saudação da Dra. Teresa Calçada a todos os agentes que trabalham nas Bibliotecas Escolares e aos docentes que com ela articulam e colaboram, enviada a propósito do MIBE/ DNBE-22 de outubro.

A biblioteca escolar destaca-se pela sua centralidade física e simbólica, constitui-se como um espaço físico e digital aberto, onde todos são bem-vindos, incrementando a ideia de uma cultura de leitura e escrita nas escolas.

Aprender a ler e ler para aprender são processos fundadores indissociáveis da ideia de educação. É necessário que na escola se leia de todas as maneiras, de forma autónoma e orientada, individualmente, a par e em grupo, em voz alta e silenciosamente, de forma extensiva e intensiva, sempre e em todo o lado, para aprender a manejar a informação de forma ética e crítica, estruturar o conhecimento, melhorar a aprendizagem e aumentar o sucesso educativo.

Com o objetivo de dar resposta a esta necessidade, o Plano Nacional de Leitura e as bibliotecas escolares juntam esforços para, colaborativamente, promoverem:

- a inclusão de períodos diários para a prática individual da leitura pelos alunos, com a iniciativa "10 minutos a ler";

- a gestão e o empréstimo às turmas de caixas com conjuntos de livros iguais para serem lidos sob a orientação do professor;

- a celebração de contratos de leitura autónoma com os alunos, tendo em conta as recomendações e as sugestões do Plano Nacional de Leitura 2027;

- o empréstimo e a circulação de livros entre a escola e a casa dos alunos para a leitura em familia;

- concursos, projetos, iniciativas várias que contribuem para fazer leitores.

1. É essencial que existam espaços, tempos e oportunidades nas escolas para estimular o prazer de ler. A aquisição de hábitos de leitura e do prazer de ler exige uma prática regular da leitura, o envolvimento emocional e a motivação pessoal dos leitores através de um exercício livre e voluntário. O acesso facilitado a um espaço de liberdade, de leitura independente, de iniciativas diversificadas de caráter informal concorre para estimular o prazer de ler e formar leitores para a vida. Sendo também um espaço para brincar e aprender de forma recreativa, a biblioteca escolar desenvolve, através dessa diversão em grupo, as capacidades intelectuais, linguísticas e socioafetivas dos alunos.


2. Hoje não basta saber ler. É necessário ler muito bem, independentemente do que lemos, das razões por que lemos, das linguagens, dos textos, dos meios, dos suportes e dos lugares físicos ou virtuais em que nos encontramos, e para isso é exigida uma competência muito sólida em leitura e escrita. Esta exigência de aquisição de uma nova competência leitora e de novas literacias implica repensar os ambientes e os modos de aprendizagem atuais. As bibliotecas escolares têm, neste contexto, um papel catalisador.


3. A biblioteca escolar é um espaço de leitura funcional e informativa, autónoma, onde se descobre e se sustenta o gosto pelo saber, onde é possível ler, investigar e usar de forma livre e com segurança todo o tipo de recursos, impressos e digitais, independentemente do seu formato e da forma de acesso, presencial ou online.


4. Como não só de literacia verbal se faz hoje a leitura, é também possível na biblioteca desenvolver muitas outras formas multissensoriais que se combinam cada vez mais com a palavra escrita e oral, dando lugar a uma nova multialfabetização ou transalfabetização que também a biblioteca deve acolher.

5. A escrita hoje, induzida por novos ambientes digitais e dispositivos móveis, faz-se maioritariamente em ecrãs, associando-se cada vez mais à oralidade e a outras linguagens e formas gráficas e visuais de comunicar, através do Facebook, do Youtube, do Instagram e de outras redes sociais. Por exemplo, como estratégia de motivação e pretexto para o exercício criativo da leitura e da escrita, pode recorrer-se às práticas correntes de escrita dos jovens em plataformas de Fanfic, grupos de leitura e escrita no GoodReads e Wattpad, produção de booktrailers, aplicações de storytelling, etc.

6. Hoje em dia, não só consumimos mas também produzimos informação. As bibliotecas são um espaço de produção e comunicação da imagem e da palavra, onde é possível aprender a trabalhar com tecnologias, plataformas e ferramentas digitais para a criação, a representação e a partilha da informação e do saber, independentemente da sua natureza, suporte ou formato.

7. A leitura é uma atividade social e as bibliotecas, um espaço público comunitário de encontro, empatia e inclusão, onde é possível socializarmo-nos e abrirmo-nos a outros olhares, realidades e modos de viver, ler e sentir.

8. As bibliotecas escolares são, igualmente, um espaço performativo de fruição estética e expressão cultural, onde se pode participar em atividades festivas, eventos artísticos e experiências vivas de leitura explorando a dimensão ostensiva, cénica e pragmática da leitura e dos textos.

Aos professores bibliotecários, aos coordenadores interconcelhios, aos docentes e a todos aqueles que, todos os dias, constroem leitores nas e com as bibliotecas escolares, uma saudação especial no Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.