A E.B. 2, 3 de Leça da Palmeira levou à cena, no Teatro Maria Matos, no dia 31 de Maio, a adaptação do capítulo 6 do livro “Uma Aventura no Alto Mar”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Tudo começou quando as monitoras da Biblioteca, Margarida Magalhães, do 7ºD, e Maria Monteiro, do 9ºD, participaram no Concurso Uma Aventura… Literária 2011, na modalidade Teatro, e foram premiadas pela Editora Caminho, graças à qualidade do trabalho apresentado, colocando a nossa escola entre as 7 vencedoras. PARABÉNS! A Caminho recebeu este ano, nas várias modalidades, mais de 10 mil e 500 trabalhos individuais e de grupo de muitas centenas de escolas.
Foi, pois, com agradável surpresa e sentida alegria que recebemos a notícia e o convite da Dra Ana Maria Magalhães para apresentarmos, em público, o trabalho premiado.
O desafio estava lançado. A Maria e a Margarida foram imparáveis e não descansaram enquanto não convenceram um grupo de colegas, que já tinham dado provas do seu talento na Semana da Leitura, a integrar o elenco. Foi ainda necessário abrir um concurso para “caçar” novos talentos, entre os alunos do 3º Ciclo, e, após as audições, o júri, constituído para o efeito, seleccionou os elementos que faltavam, embora essa tarefa não tenha sido nada fácil, dada a qualidade dos candidatos.
Formado o grupo cénico, seguiram-se os ensaios à segunda-feira, a preparação dos cenários e isto e aquilo… enfim, todos os preparativos para o grande dia, em que os nossos “artistas” pisariam o palco do Teatro Maria Matos. Que azáfama!
No dia marcado, bem cedinho, partimos rumo à capital e aí, de forma inequívoca, o grupo mostrou o seu valor e, para além dos prémios e certificados entregues às autoras do texto encenado, a Escola foi contemplada com o prémio de “Melhor Encenação” e os alunos Nuno Oliveira, 9ºD, e Diogo Rebelo, 9ºB receberam o prémio de “Melhores Actores Secundários”.
Parabéns a todos: Sofia Beco, Inês Gonçalinho, Renato Oliveira, Nuno Oliveira, Diogo Rebelo, Diogo Ferreira, Maria Monteiro, Patrícia Bastos, Margarida Magalhães, Vasco Pina e Maria João Coimbra. Foram fantásticos!
Parabéns também a todos os alunos do 7ºD, 9ºA e 9ºD que nos acompanharam a Lisboa, apoiando e incentivando os colegas. Foi muito importante a vossa presença, bem como a dos pais e familiares que puderam deslocar-se a Lisboa para assistir à apresentação. As professoras Ermelinda Ferreira e Manuela Ferreira foram também imprescindíveis no acompanhamento da “claque”.
De realçar, a colaboração valiosíssima do professor de Expressão Dramática da EB1/JI da Amorosa (AEC), William Gavião, como encenador e coreógrafo, coadjuvado pelo professor António Salvador, que integra a equipa da Biblioteca. Durante o espectáculo, nos bastidores, foi muito importante o trabalho dos dois professores, bem como o do professor Mário Pereira, na cabine de luz e som.
De referir também a disponibilidade da professora de Educação Tecnológica, Susana Monteiro, na cedência de momentos lectivos para que os alunos do 7ºD e do 9ºD, sob a sua orientação, preparassem os cenários, tão simples, mas muito originais e “ecológicos”, que foram, aliás, muito apreciados pela Dra Ana Maria Magalhães.
Os nossos agradecimentos às professoras de Língua Portuguesa, Ana Maria Soares, Esperança Guimarães e Maria João Pinto, pelo incentivo dado aos alunos actores. Agradecimentos também às Directoras de Turma do 7ºC, 7ºD, 9ºA, 9ºB e 9ºD por toda a colaboração prestada, bem como aos professores que, com bastante simpatia e compreensão, afastaram todos os obstáculos que poderiam dificultar a participação dos alunos nesta actividade.
O nosso obrigado à professora Lúcia Camejo que, gentilmente, nos cedeu o som, misto de mar, vento e gaivotas, que serviu de fundo à nossa peça, e a todos os que, de algum modo, disponibilizaram alguns dos adereços que levámos.
De realçar ainda o contributo da Associação de Pais e da Direcção da Escola que suportaram a despesa da viagem a Lisboa.
Valeu a pena todo o envolvimento e investimento nesta actividade.
Saiu reforçado o trabalho de equipa, entre alunos e entre professores. De uma forma ou de outra, todos contribuíram para o êxito alcançado.
Mais uma vez, PARABÉNS à Maria e à Margarida. Sem elas, não teria sido possível esta experiência.
Sem comentários:
Enviar um comentário