quarta-feira, 14 de março de 2012

No dia 14 de março comemora-se...

O DIA DO PI
Convencionou-se que o dia 14 de março é o dia do número Pi (3.14 - indicação da data na língua inglesa,  ou seja, o valor aproximado de Pi. A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu no museu Exploratorium, de São Francisco, em 1988, com público e funcionários marchando em torno de um dos espaços circulares do museu.
O fundador do Dia do Pi foi Larry Shaw, o “Príncipe do Pi”.
O auge das comemorações acontece à 1:59 da tarde (porque 3,14159 = π arredondado até a 5ª casa decimal).

O número Pi é uma dízima infinita não periódica e um número irracional. Trata-se de um número obtido a partir da relação entre o perímetro e o diâmetro de uma circunferência. Os babilónios, Arquimedes, Ptolomeu, sábios chineses e muitos outros apresentaram-no de diversos modos e com diversos valores, desde cerca de 4000 anos antes de Cristo até ao final do século XX.
Atualmente, já se conhecem, graças a métodos de supercomputação, mais de 10 000 000 000 000 de dígitos.
Algumas curiosidades
«Em inglês, o nome da constante (pi) e a palavra tarte (pie) têm pronúncia idêntica. Existe, por isso,  a tradição de comer tartes nesse dia. Como a constante tem íntima relação com as medidas do círculo, são aceites quaisquer outros pratos preparados em forma redonda.».

Encontram outras curiosidades aqui e aqui.
Conhecem a canção do Pi?

Podem também gostar de ler o poema "A história infinita do Π", que encontram, na Biblioteca, em "O Pequeno Livro de Desmatemática", de Manuel António Pina.

NASCIMENTO DE EINSTEIN
No dia 14 de março, assinala-se também o nascimento de Albert Einstein, que ocorreu em 1879.
Albert Einstein foi distinguido com o Nobel de Física, em 1921. O trabalho que desenvolveu no seu tempo viria, mais tarde, a possibilitar o desenvolvimento da energia atómica.
Foi a teoria da relatividade que tornou Einstein mundialmente famoso – o seu nome passou a ser sinónimo de “génio”. Em 2005 celebrou-se o Ano Internacional da Física, em comemoração aos 100 anos do chamado ‘annus mirabilis’ (ano miraculoso) de Einstein, em que o filósofo publicou quatro dos mais fundamentais artigos científicos da física do século XX.
Ler + 
Mais informações aqui.