terça-feira, 10 de abril de 2012

Alexandre Parafita na BE, dia 12 de abril

É já na próxima quinta-feira, dia 12 de abril, que o escritor Alexandre Parafita virá à Biblioteca da EB de Leça da Palmeira para mais um "Encontro com escritores", atividade inserida no Projeto aLeR+, em parceria com a Trampolim Edições.

Alexandre Parafita já esteve na E.B. 2, 3 de Leça da Palmeira em março de 2008, tendo sensibilizado, de forma muito especial, os alunos presentes para a importância da preservação do nosso património oral.

«Se perdermos a nossa cultura ficaremos ocos e secos como bugalhos.»

Desta vez, vem apresentar-nos um dos seus livros mais recentes "Contos de Animais" e partilhar connosco a sua longa experiência como escritor e investigador.

«As histórias deste livro fazem parte da tradição oral. As versões aqui apresentadas são recontadas e recriadas a partir dos documentos originais, incluídos numa vasta colecção de literatura oral tradicional transmontana que o autor tem vindo a compilar e a estudar.»

«A tradição oral é a transmissão de saberes feita oralmente, pelo povo, de geração em geração, isto é, de pais para filhos ou de avós para netos. Estes saberes tanto podem ser os usos e costumes das comunidades, como podem ser os contos populares, as lendas, os mitos e muitos outros textos que o povo guarda na memória (provérbios, orações, lengalengas, adivinhas, cancioneiros, romanceiros, etc.). Também são conhecidos como património oral ou património imaterial. Através deles cada povo marca a sua diferença e encontra-se com as suas raízes, isto é, revela e assume a sua identidade cultural.»
 (in Alexandre Parafita “Histórias de arte e manhas”, Texto Editores, Lisboa, 2005, p. 30)

As turmas que vão participar  neste Encontro ultimam, com entusiasmo, os preparativos para a receção ao escritor.