Embora a leitura induzida pelo trabalho
escolar seja muito importante, não se revela suficiente para que cada pessoa
venha a atingir um elevado nível de literacia, sendo essencial que os docentes
estimulem sistematicamente a leitura por iniciativa própria.
Foi no mês de outubro que a biblioteca iniciou a dinamização desta
atividade que está a cargo das professoras Isabel Neto e Antónia Santos.
Os livros apresentados foram “Hipopótimos,
uma história de amor” de Álvaro Magalhães (5ºano), “Alex Ponto Com”, de José
Fanha (6ºano), “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” de Luís
Sepúlveda (7ºano) e “Diário secreto de Adrian Mole aos 13 anos e ¾” de Sue
Townsend (8ºano). Esta atividade deu oportunidade aos alunos de encontrarem
nestes livros motivos de interesse e envolvimento e de contactarem com obras
que a biblioteca escolar disponibiliza para empréstimo domiciliário.
Para
comemorar o
Dia de Reis,
e integrada na temática de "Palavras do Mundo" foi lida a
lenda italiana "A Bruxa Befana e os Três Reis Magos", do
livro de contos tradicionais de Natal adaptados por Denise
Despeyroux. Trata-se de uma lenda italiana, pelo que a tradição de
oferecer doces neste dia foi explicada aos alunos, num powerpoint com
fotografias de Itália e dos festejos, em que surgem várias pessoas
vestidas de bruxa Befana nas ruas. A lenda aborda a temática da
mentira e do arrependimento, o que suscitou alguma reflexão nos
alunos.
Na
biblioteca divulgamos a Lenda de S. Martinho e apresentamos aos
alunos alguns provérbios relacionados com os costumes associados a
esta comemoração.
No
dia de S. Martinho, recebemos os alunos da educação especial que
apresentaram, para algumas turmas do 1º ciclo do ensino básico, a
dramatização da “Lenda de S. Martinho” utilizando adereços e
personagens em cartolina realizados por eles mesmo.
Para terminar em grande
o mês de outubro, “vestimos” a biblioteca com uma decoração arrepiante e divertimos
os alunos com a dinamização de histórias relacionadas com o Halloween.
Estiveram
em exposição na biblioteca escolar alguns dos trabalhos da turma 5º7
resultantes da sua participação no Projeto Anual com Escolas, dedicado à
Fundação de Serralves, com o tema “Serralves no Bolso”. Os alunos tiveram
oportunidade de conhecer a arquitetura, a arte e o parque do museu, sendo
posteriormente desafiados a refletir, imaginar e representar, nos seus
trabalhos, estas experiências vividas. A realização destes trabalhos foi
orientada pela professora Lúcia Ferreira.
A literacia de informação é um conjunto de competências de
aprendizagem e pensamento crítico necessárias para aceder, avaliar, e usar a
informação de forma eficiente.
A Biblioteca ofereceu aos alunos sessões de formação ao nível
da pesquisa, localização, seleção e utilização da informação. Estas sessões de formação forneceram
competências práticas e conhecimentos sobre a temática “Como fazer um trabalho
de pesquisa”.
Através de uma formação eficiente em literacia de informação,
o risco de plágio diminui e a confiança dos alunos nas suas capacidades de
utilizar recursos de informação aumenta. O
resultado? Trabalhos de maior qualidade e uma participação mais ativa nas
aulas, assim como uma melhor integração entre os materiais das aulas e as
várias fontes de informação.
Foi com o conto “O INCRÍVEL RAPAZ QUE COMIA LIVROS”de Oliver Jeffers que as professoras
bibliotecárias despertaram nos alunos do Jardim de Infância e 1º ciclo o
apetite para saborearem o prazer de ouvir uma excelente história.
Este livro
conta a suculenta história de um rapaz com um apetite
insaciável por livros.
O Henrique adorava livros… mas não exatamente
como nós adoramos livros. O Henrique adorava comer livros! Primeiro uma
palavra, depois uma frase, e não tardou já se empanturrava com três ou quatro
livros de uma vez só. Quanto mais livros comia, mais esperto ficava. Até que um
dia as coisas começaram a correr mal…
Um livro tão tentador que já houve quem não
resistisse a dar uma dentada na contracapa!
No âmbito da comemoração do Mês Internacional das
Bibliotecas Escolares (MIBE), os alunos da EB1 da Praia escutaram a
história "O Meu Livro" de Pedro Reisinho. Ao visualizarem um
powerpoint com as ilustrações, os alunos ficaram mais motivados para a leitura,
partilhando ideias sobre a definição de livro e opiniões sobre os seus livros
favoritos.
Os alunos que requisitam gostam de sugerir aos colegas as
suas leituras favoritas; para este efeito foi criado um espaço apropriado mural
tanto na EB1 de Corpo Santo como na EB1 da Praia.
Na biblioteca escolar da escola sede
os alunos também têm à sua disposição os impressos para registarem a sua
opinião sobre os livros requisitados para leitura domiciliária.
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.
Mensagem para o Dia Mundial do Professor 2014 dos representantes da UNESCO, OIT, UNICEF, PNUD e Education International:
O dia 5 de outubro de 2014 marca o 20º aniversário do Dia Mundial do Professor.
Um sistema educacional somente pode ser tão bom quanto seus professores. Os professores são essenciais para uma educação universal e de qualidade para todos: eles são fundamentais na formação das mentes e das atitudes das próximas gerações, para lidar com os novos desafios e oportunidades mundiais. Um ensino inovador, inclusivo e com foco nos resultados é essencial para 2015 e além, se desejarmos oferecer as melhores oportunidades possíveis para milhões de crianças, jovens e adultos em todo o mundo.
Em muitos países, a qualidade da educação é reduzida por um déficit de professores. É necessário um acréscimo de 1,4 milhão de professores nas salas de aula de todo o mundo, para que se consiga alcançar a educação primária universal até 2015, e mais 3,4 milhões desses profissionais serão necessários até 2030, de acordo com o Instituto de Estatística da UNESCO.
Além do desafio dos números, existe a questão da qualidade. Com muita frequência, os professores trabalham sem recursos ou sem formação adequada. Os desafios atuais são enormes: nós enfrentamos uma crise mundial da aprendizagem, com 250 milhões de crianças que não aprendem o básico, mesmo que mais da metade delas tenha passado quatro anos na escola.
Portanto, capacitar os professores para que tenham sucesso é uma prioridade. Isso significa formação rigorosa, melhores condições de trabalho, treinamento com base na qualidade, desenvolvimento de carreira bem planejado e atração de novos professores e novos talentos, especialmente jovens e mulheres de comunidades sub-representadas.
Neste 5 de Outubro de 2014, Dia Mundial do Professor queremos dar os parabéns a todos os que continuam heroicamente a ser professores.
"O dia dos professores que, de formas tão diferentes, foram decisivos para dizermos alguns dos “sins” e dos “nãos” que nos fizeram ser as pessoas que somos. O dia dos professores que hoje, em condições difíceis e desgastantes, procuram fazer das crianças e dos jovens deste país os cidadãos daquele país que temos de continuar a sonhar. O dia dos professores que apesar deste presente desencorajador continuam a ser os artesãos do futuro, as pessoas que nunca se conformam com os que os seus alunos são mas sempre os procuram acompanhar para se transcenderem, para serem melhores."
A Biblioteca Escolar (BE) da escola sede realizou, a partir de uma apresentação multimédia, uma formação ao utilizador para todas as turmas do 5º ano de escolaridade intitulada "À Descoberta da Biblioteca Escolar".
Esta atividade teve como objetivo, apresentar os serviços e recursos disponíveis, informar sobre o modo como os documentos estão organizados, sensibilizar para a utilização da biblioteca quer no âmbito do desenvolvimentos curricular, quer na ocupação dos tempos livres e dar a conhecer as diferentes áreas e principais regras de funcionamento. Esta visita à biblioteca decorreu nas últimas semanas de setembro e está inserida nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares que se comemora em outubro.
O ano escolar começou no dia 15 de setembro com as boas-vindas aos alunos dos vários anos de escolaridade.
Aos alunos do 5ºano de escolaridade a visita guiada aos diversos espaços da escola incluiu, como não podia deixar de ser, uma visita guiada à Biblioteca Escolar.
Os Diretores de Turma, pais e encarregados de educação acompanharam os curiosos e expectantes recém-chegados, na tentativa de os integrarem na nova realidade.
A exposição de imagens dos principais eventos da Biblioteca Escolar (BE) em 2013-2014 ede livros, dirigidos ao ensino básico, em diversos campos do saber, serviram de pano de fundo e de acolhimento.
Distribuímos a todos os presentes um folheto sobre o funcionamento da biblioteca escolar.
A todos a BE deseja um bom ano letivo, com sucesso educativo e boa integração!
terça-feira, 16 de setembro de 2014
Olá a todos! Estamos de volta...
Um novo ano se avizinha e estamos ansiosos por começar!
Desejamos que o novo ano seja excelente para todos: alunos, professores, auxiliares, pais e encarregados de educação.
A equipa das Professoras Bibliotecárias da Biblioteca Escolar do AE Eng. Fernando Pinto de Oliveira deseja a toda a comunidade educativa umas excelentes férias.
Esta é a altura para esquecer os problemas e relaxar. Aproveitar todo o tempo disponível e descansar. Afinal, momentos como estes são escassos nas nossas vidas.
Vivam as férias intensamente acompanhados de boas leituras!
terça-feira, 1 de julho de 2014
3º período | Atividades das Bibliotecas Escolares do Agrupamento
Já saíram os resultados da 5ª edição do concurso de podcasts "Conta-nos uma história". Poderão ver os premiados nas diferentes categorias no seguinte link:
Apesar de nenhuma das turmas participantes do nosso agrupamento ter sido premiada, estão todas de parabéns por terem respondido ao desafio proposto com empenho.
terça-feira, 15 de abril de 2014
2º período | Atividades das Bibliotecas Escolares do Agrupamento
Foram várias as turmas do nosso Agrupamento que concorreram à 5.ª Edição do concurso "Conta-nos uma história!" - Podcast na educação. Os respetivos docentes titulares desenvolveram um projeto que envolve a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.
Através de um trabalho colaborativo entre docentes titulares, docentes das AEC e professoras bibliotecárias foram concebidos e desenvolvidos recursos digitais de áudio e vídeo a partir de histórias originais criadas pelos alunos e de recontos de histórias tradicionais portuguesas.
Com a realização deste projeto foram concretizados vários objetivos como: desenvolver a leitura expressiva e a criatividade dos alunos, promover a apropriação da tecnologia digital no desenvolvimento das literacias e fomentar a utilização dos recursos educativos da biblioteca escolar. Os podcasts concebidos pelas turmas nas duas categorias estão disponíveis no blogue da biblioteca para serem partilhados com toda a comunidade educativa.
Durante a Semana da Leitura os alunos da Escola Básica da Amorosa e do Jardim de Infância de Monte Espinho tiveram a oportunidade de conhecer a contadora de histórias Virgínia Millefiori.
A contadora apresentou-lhes várias histórias e livros em formatos especiais e os alunos deliciaram-se.
O Plano Nacional de Leitura propôs a todas as escolas que organizassem atividades educativas para comemorar a Semana da Leitura 2014 que irá decorrer de 17 a 21 de Março de 2014, em todo o país.
Esta 8ª edição da Semana da Leitura tem como tema central a Língua Portuguesa, que celebra os 800 anos do conhecimento dos seus textos mais antigos.
As atividades dinamizadas farão o cruzamento de iniciativas ligadas à escrita, à leitura e à fala em Língua Portuguesa com outros projetos em desenvolvimento nas escolas/ agrupamento, mobilizando diversos saberes na abordagem de temáticas transversais: Ciência, Comunicação, Arte, Cultura, Mundo, Povos, Globalização, Saúde... Este é o nosso cartaz! Realizado pela designer Marta Borges com muita criatividade.
Para assinalar esta data a Biblioteca Escolar associou-se à campanha "É preciso falar do cancro!" promovida pelo Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro – NRN.
Neste âmbito, disponibilizamos no balcão da biblioteca, uma caixa para os alunos colocarem perguntas sobre o cancro.
A Associação Europeia Contra o Cancro do Colo do Útero (ECCA) assinalou, entre 18 e 24 de Janeiro, a 3.ª Semana Europeia de Prevenção Contra o Cancro do Colo do Útero. Em Portugal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) juntou-se às comemorações com atividades educativas e de sensibilização.
Esta iniciativa pretendeu elevar a consciencialização e conhecimento social sobre o cancro do colo do útero e as suas formas de prevenção.
Na biblioteca escolar destacamos esta temática através da construção de um cartaz informativo para sensibilização dos alunos em relação à problemática do cancro do colo do útero e da distribuição, aos utilizadores e às turmas, que aí se deslocaram durante a semana, dos folhetos informativos recebidos da Liga Portuguesa contra o Cancro.
quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
1º período | Atividades das Bibliotecas Escolares do Agrupamento