sábado, 19 de fevereiro de 2011

DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA

Celebra-se, a 21 de Fevereiro, o Dia Interncional da Língua Materna.
Proclamado pela Conferência Geral da UNESCO, em Novembro de 1999, desde Fevereiro de 2000 que se comemora este Dia Internacional, com o objectivo de promover a diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo.
Este ano, a UNESCO organiza, na sua sede em Paris, uma conferência internacional, tendo por tema as línguas e o ciberespaço.

Estima-se que, das 6000 línguas faladas no mundo, cerca de metade está à beira da extinção. Neste contexto, a UNESCO propõe que a Internet contribua para a recuperação das línguas ameaçadas.
Segundo o último guia interativo online de línguas sob o risco de extinção, lançado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura - Unesco, só o Brasil tem 190 idiomas em perigo, muitos em áreas indígenas.

O atlas mostra que dos cerca de 6 mil idiomas no mundo, 200 já foram extintos nas últimas três gerações. Índia, Estados Unidos, Brasil, Indonésia e México são os países com maior diversidade linguística e com maior probabilidade de idiomas em extinção.
O português não faz parte deste conjunto, dado que se crê ocupar a 6.ª posição na lista dos idiomas mais falados no mundo.
 
Museu da Língua Portuguesa
 

 
"Língua (Vidas em Português)" -  uma sequência de depoimentos muito interessantes de Mia Couto, José Saramago, Teresa Salgueiro e Pedro Ayres Magalhães (Madredeus), João Ubaldo Ribeiro, Martinho da Vila e, outra vez, Saramago, extraídos do filme de Victor Lopes.



 Caetano Veloso: "Língua"

Sem comentários:

Enviar um comentário