quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

“O ECO DOS CONTOS DE GRIMM” – TRABALHO COLABORATIVO BIBLIOTECA ESCOLAR/SALA DE AULA


A biblioteca escolar é o cenário ideal para aprender e desenvolver as competências das literacias. Integrar a biblioteca escolar nas práticas letivas, articulando-a com o currículo e colocando-a ao serviço do processo formativo e das aprendizagens é imprescindível para a formação de alunos aos quais se exige um conjunto de literacias associadas à aprendizagem e ao sucesso educativo.
Nesta perspetiva, a biblioteca escolar desenvolveu um projeto de colaboração com os docentes de português do 6ºano de escolaridade.

As turmas do 6º3, 6º4, 6º5, 6º6, 6º10 e 6º11 foram à biblioteca ouvir ler o conto “Jorinda e Joringuel” dos irmãos Grimm. Tiveram oportunidade de visualizar outras versões do mesmo conto e de analisar e debater semelhanças e diferenças entre todas elas. Identificaram-se alguns elementos das narrativas do fantástico/maravilhoso e para finalizar, os alunos ouviram a canção de Jorinda.

Posteriormente propôs-se aos alunos que através de uma pesquisa baseada no modelo de pesquisa Big 6 apresentassem a biografia dos irmãos Grimm.


Sem comentários:

Enviar um comentário