O Gabinete Municipal de História e Arqueologia de Matosinhos visitou o nosso agrupamento promovendo sessões sobre o Património de Leça da Palmeira. A dra Conceição Pires dinamizou estas sessões, que decorreram nas nossas bibliotecas no mês de abril. Os alunos ficaram a conhecer melhor alguns sítios de interesse arqueológico e a explicação da existência de determinados monumentos em Leça da Palmeira.
quarta-feira, 22 de abril de 2015
FASE DISTRITAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
Como é habitual a escola EB Eng. Fernando Pinto de Oliveira participou na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura que decorreu ontem, dia 21 de abril na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto. As alunas que participaram: Leonor Justo Fernandes do 7º A e Ana Luís Marinheiro e Maria Teresa Alves ambas do 8ºA representaram com muita dignidade a nossa escola, tendo obtido pontuações bastantes altas na prova escrita.
Uma das nossas alunas foi selecionada para o grupo dos cinco alunos finalistas do 3º ciclo que passaram à prova oral e, como tal, a Ana Luís Marinheiro do 8ºA está duplamente de PARABÉNS.
sexta-feira, 17 de abril de 2015
Animação da Leitura
Durante o 2º período, a professora bibliotecária deu continuidade às leituras enquadradas
nas Metas da Educação Literária. Na EB1 de Corpo Santo e da Praia
foram abordadas as seguintes obras: "Aquela
Nuvem e Outras" de
Eugénio de Andrade, "Bichos,
Bichinhos e Bicharocos" de
Sidónio Muralha, "Têpluquê"
de
Manuel António Pina, "João
Pateta"
de Guerra Junqueiro, "A
Arca do Tesouro"
de Alice Vieira, "O
Beijo da Palavrinha" de
Mia Couto.
Após
a audição da história "A
Arca do Tesouro" foi
lançado, aos alunos do 3º ano, o desafio de construírem a sua
própria arca com o seu conteúdo preferido.
quinta-feira, 16 de abril de 2015
Animação da Leitura
Na
abordagem da obra de Eugénio de Andrade "Aquela
Nuvem e Outras", os
alunos do 1º ano escolheram uma personagem dos poemas lidos e
desenharam-na numa nuvem.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
“O ECO DOS CONTOS DE GRIMM” – TRABALHO COLABORATIVO BIBLIOTECA ESCOLAR/SALA DE AULA
A biblioteca escolar é o cenário ideal para aprender e desenvolver as competências das literacias. Integrar a biblioteca escolar nas práticas letivas, articulando-a com o currículo e colocando-a ao serviço do processo formativo e das aprendizagens é imprescindível para a formação de alunos aos quais se exige um conjunto de literacias associadas à aprendizagem e ao sucesso educativo.
Nesta
perspetiva, a biblioteca escolar desenvolveu um projeto de colaboração com os
docentes de português do 6ºano de escolaridade.
As turmas do 6º3, 6º4,
6º5, 6º6, 6º10 e 6º11 foram à biblioteca ouvir ler o conto “Jorinda e
Joringuel” dos irmãos Grimm. Tiveram oportunidade de visualizar outras versões
do mesmo conto e de analisar e debater semelhanças e diferenças entre todas
elas. Identificaram-se alguns elementos das narrativas do
fantástico/maravilhoso e para finalizar, os alunos ouviram a canção de Jorinda.
Posteriormente
propôs-se aos alunos que através de uma pesquisa baseada no modelo de pesquisa
Big 6 apresentassem a biografia dos irmãos Grimm.
No Tapete Mágico
Através do texto
introdutório do livro “Robertices”, a autora Luísa Dacosta
partilhou as saudades do seu tempo de infância, quando assistia ao espetáculo
dos robertos que “…debruçados do varandim
de estopa da barraquinha faziam momices com as suas cabeças de pau, sem rosto,
vestidos com balandrauzinhos de chita…”. Os alunos do 3º. ano de
escolaridade observaram fotografias antigas da barraquinha de estopa do Teatro
dos Robertos rodeada por crianças e viram uma gravação da peça o “Freguês Caloteiro”.
Depois da leitura da peça da “Carochinha” do mesmo livro e reflexão sobre o enredo, os alunos recontaram a história através do teatro de fantoches partilhando com entusiasmo as emoções do texto.
No Tapete Mágico



As turmas do pré e do 1º
ano das escolas abordaram “O Coelhinho
Branco”, de António Torrado. Os alunos ouviram o conto e depois
recontaram a história usando as máscaras de cada uma das personagens. Num
segundo momento recortaram e construíram uma máscara de coelhinho.
O projeto Amostras para ler+,
resultante de uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de
Leitura, tem por finalidade promover a leitura pessoal e autónoma
nas escolas.
Embora a leitura induzida pelo trabalho
escolar seja muito importante, não se revela suficiente para que cada pessoa
venha a atingir um elevado nível de literacia, sendo essencial que os docentes
estimulem sistematicamente a leitura por iniciativa própria.
Foi no mês de outubro que a biblioteca iniciou a dinamização desta
atividade que está a cargo das professoras Isabel Neto e Antónia Santos.
Os livros apresentados foram “Hipopótimos,
uma história de amor” de Álvaro Magalhães (5ºano), “Alex Ponto Com”, de José
Fanha (6ºano), “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” de Luís
Sepúlveda (7ºano) e “Diário secreto de Adrian Mole aos 13 anos e ¾” de Sue
Townsend (8ºano). Esta atividade deu oportunidade aos alunos de encontrarem
nestes livros motivos de interesse e envolvimento e de contactarem com obras
que a biblioteca escolar disponibiliza para empréstimo domiciliário.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
sexta-feira, 16 de janeiro de 2015
terça-feira, 6 de janeiro de 2015
HISTÓRIAS À SOLTA
Para
comemorar o
Dia de Reis,
e integrada na temática de "Palavras do Mundo" foi lida a
lenda italiana "A Bruxa Befana e os Três Reis Magos", do
livro de contos tradicionais de Natal adaptados por Denise
Despeyroux. Trata-se de uma lenda italiana, pelo que a tradição de
oferecer doces neste dia foi explicada aos alunos, num powerpoint com
fotografias de Itália e dos festejos, em que surgem várias pessoas
vestidas de bruxa Befana nas ruas. A lenda aborda a temática da
mentira e do arrependimento, o que suscitou alguma reflexão nos
alunos.
terça-feira, 11 de novembro de 2014
São Martinho
Na
biblioteca divulgamos a Lenda de S. Martinho e apresentamos aos
alunos alguns provérbios relacionados com os costumes associados a
esta comemoração.
No
dia de S. Martinho, recebemos os alunos da educação especial que
apresentaram, para algumas turmas do 1º ciclo do ensino básico, a
dramatização da “Lenda de S. Martinho” utilizando adereços e
personagens em cartolina realizados por eles mesmo.
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
HALLOWEEN
Para terminar em grande
o mês de outubro, “vestimos” a biblioteca com uma decoração arrepiante e divertimos
os alunos com a dinamização de histórias relacionadas com o Halloween.
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
“SERRALVES NO BOLSO"
Estiveram
em exposição na biblioteca escolar alguns dos trabalhos da turma 5º7
resultantes da sua participação no Projeto Anual com Escolas, dedicado à
Fundação de Serralves, com o tema “Serralves no Bolso”. Os alunos tiveram
oportunidade de conhecer a arquitetura, a arte e o parque do museu, sendo
posteriormente desafiados a refletir, imaginar e representar, nos seus
trabalhos, estas experiências vividas. A realização destes trabalhos foi
orientada pela professora Lúcia Ferreira.
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
"FORMAÇÃO EM LITERACIA DA INFORMAÇÃO “COMO FAZER UM TRABALHO”
A literacia de informação é um conjunto de competências de
aprendizagem e pensamento crítico necessárias para aceder, avaliar, e usar a
informação de forma eficiente.
A Biblioteca ofereceu aos alunos sessões de formação ao nível
da pesquisa, localização, seleção e utilização da informação. Estas sessões de formação forneceram
competências práticas e conhecimentos sobre a temática “Como fazer um trabalho
de pesquisa”.
Através de uma formação eficiente em literacia de informação,
o risco de plágio diminui e a confiança dos alunos nas suas capacidades de
utilizar recursos de informação aumenta. O
resultado? Trabalhos de maior qualidade e uma participação mais ativa nas
aulas, assim como uma melhor integração entre os materiais das aulas e as
várias fontes de informação.
terça-feira, 28 de outubro de 2014
HISTÓRIAS À SOLTA
Este livro
conta a suculenta história de um rapaz com um apetite
insaciável por livros.
O Henrique adorava livros… mas não exatamente
como nós adoramos livros. O Henrique adorava comer livros! Primeiro uma
palavra, depois uma frase, e não tardou já se empanturrava com três ou quatro
livros de uma vez só. Quanto mais livros comia, mais esperto ficava. Até que um
dia as coisas começaram a correr mal…
Um livro tão tentador que já houve quem não
resistisse a dar uma dentada na contracapa!
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
LI, GOSTEI E RECOMENDO
Na biblioteca escolar da escola sede
os alunos também têm à sua disposição os impressos para registarem a sua
opinião sobre os livros requisitados para leitura domiciliária.
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
27 de outubro - Dia da Biblioteca Escolar
O Gabinete
da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu a próxima segunda-feira dia 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar.
Espreitem o programa que a equipa da biblioteca escolar preparou para esta comemoração.
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
Participa nos concursos da Biblioteca
Os concursos semanais estão de volta à Biblioteca.
Este ano temos novidades.
As questões do concurso "Pontapés na Gramática" são sempre duas: uma direcionada ao 2ºciclo e outra direcionada ao 3ºciclo.
E um novo concurso "Viagens no espaço e no tempo"!
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.
A International Association of School Librarianship (IASL) propôs, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE).
domingo, 5 de outubro de 2014
Dia Mundial do Professor 2014
Mensagem para o Dia Mundial do Professor 2014 dos representantes da UNESCO, OIT, UNICEF, PNUD e Education International:
O dia 5 de outubro de 2014 marca o 20º aniversário do Dia Mundial do Professor.
Um sistema educacional somente pode ser tão bom quanto seus professores. Os professores são essenciais para uma educação universal e de qualidade para todos: eles são fundamentais na formação das mentes e das atitudes das próximas gerações, para lidar com os novos desafios e oportunidades mundiais. Um ensino inovador, inclusivo e com foco nos resultados é essencial para 2015 e além, se desejarmos oferecer as melhores oportunidades possíveis para milhões de crianças, jovens e adultos em todo o mundo.
Em muitos países, a qualidade da educação é reduzida por um déficit de professores. É necessário um acréscimo de 1,4 milhão de professores nas salas de aula de todo o mundo, para que se consiga alcançar a educação primária universal até 2015, e mais 3,4 milhões desses profissionais serão necessários até 2030, de acordo com o Instituto de Estatística da UNESCO.
Além do desafio dos números, existe a questão da qualidade. Com muita frequência, os professores trabalham sem recursos ou sem formação adequada. Os desafios atuais são enormes: nós enfrentamos uma crise mundial da aprendizagem, com 250 milhões de crianças que não aprendem o básico, mesmo que mais da metade delas tenha passado quatro anos na escola.
Portanto, capacitar os professores para que tenham sucesso é uma prioridade. Isso significa formação rigorosa, melhores condições de trabalho, treinamento com base na qualidade, desenvolvimento de carreira bem planejado e atração de novos professores e novos talentos, especialmente jovens e mulheres de comunidades sub-representadas.
Neste 5 de Outubro de 2014, Dia Mundial do Professor queremos dar os parabéns a todos os que continuam heroicamente a ser professores.
"O dia dos professores que, de formas tão diferentes, foram decisivos para dizermos alguns dos “sins” e dos “nãos” que nos fizeram ser as pessoas que somos. O dia dos professores que hoje, em condições difíceis e desgastantes, procuram fazer das crianças e dos jovens deste país os cidadãos daquele país que temos de continuar a sonhar. O dia dos professores que apesar deste presente desencorajador continuam a ser os artesãos do futuro, as pessoas que nunca se conformam com os que os seus alunos são mas sempre os procuram acompanhar para se transcenderem, para serem melhores."
Opinião de DAVID RODRIGUES em
Subscrever:
Mensagens (Atom)