segunda-feira, 16 de abril de 2012

Encontro com... Alexandre Parafita

No dia 12 de abril de 2012, como já tinha sido divulgado, a Biblioteca da EB de Leça da Palmeira recebeu, com grande prazer, o escritor Alexandre Parafita.
António Salvador
Os alunos das turmas 5º8, 5º4 e 5º5 estiveram presentes neste Encontro e intervieram, com grande entusiasmo, apresentando as atividades que tinham preparado para a receção ao escritor.

Na 1ª sessão, a turma do 5º8 surpreendeu todos com a leitura encenada do conto "O pato que ia para a festa de São Gabarito", apresentada pelos três alunos autistas que integram a turma, com a colaboração das professoras de apoio aos alunos com NEE e a respetiva assistente operacional, bem como a Diretora de Turma. 
Os restantes alunos da turma apresentaram, de seguida, uma leitura dramatizada da mesma história.


Estão de parabéns os alunos e os professores envolvidos nesta atividade (Língua Portuguesa, Estudo Acompanhado, EVT e Diretora de Turma).
Alexandre Parafita felicitou os alunos pelas atividades apresentadas e manifestou a sua surpresa pelo trabalho realizado com os alunos autistas, tendo sido a primeira vez que assistia a uma experiência destas. Revelou ainda que são situações deste género que continuam a incentivá-lo a escrever para crianças.   

Na 2ª sessão intervieram, mais uma vez o 5º8 que apresentou às turmas presentes a leitura dramatizada da história "O pato que ia para a festa de São Gabarito" e as turmas do 5º4 e do 5º5. Estas turmas tinham também preparado algumas "surpresas", incentivadas pela professora de Língua Portuguesa e pela Diretora de Turma, nomeadamente:
  - Leitura expressiva de poemas, criados pelos alunos, a partir da leitura da obra "Contos de Animais"- 5º4



 - Poema musicado "Os livros, companheiros leais", pelas alunas Caetana, Maria Sequeira, Maria Salgado, Francisco Martins e João Teixeira e cantado por vários alunos da turma (5º5).


- Marcador

De seguida, Alexandre Parafita respondeu às perguntas que os alunos lhe foram colocando.
Falou-lhes do seu trabalho como escritor e investigador, da importância dos contos tradicionais e da preservação e divulgação do património imaterial.  
Agradeceu aos alunos e aos professores presentes, pelas atividades apresentadas, que equivalem a verdadeiras ações de formação. Estes encontros nas escolas com os pequenos e jovens leitores são muitas vezes  inspiradores para um novo livro.
Felicitou ainda os alunos do 5º5 pela iniciativa que tiveram em musicaram o poema que introduz a obra "Contos de Animais", referindo que ficou verdadeiramente "tocado" pela música.
No final, seguiu-se uma sessão de autógrafos.

Aqui fica o registo de alguns dos momentos mais marcantes deste Encontro com... Alexandre Parafita.



Por lapso onde se lê 5º6 deverá ler-se 5º8, pelo facto pedimos desculpa.
Podem contactar diretamente com o autor através do Facebook.