quinta-feira, 19 de abril de 2012

Passatempo "Avô, como era no teu tempo?"


Comemora-se a 23 de abril, o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, proclamado pela Conferência Geral da UNESCO, em 1995, com o objetivo de promover uma maior consciencialização sobre a importância dos livros na nossa sociedade.

Nesta data celebra-se também o Direito de Autor, um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem. O Direito de Autor funciona também como garantia do património e dos valores culturais.

No presente ano, a Unesco agrega  às comemorações do Dia do livro e do Direito de Autor o 80.º aniversário do Index Translationum.

«O Index constitui um instrumento excecional, contém mais de 2.000.000 de resumos bibliográficos em todas as disciplinas, para observar e avaliar os fluxos de tradução em todos os países membros da UNESCO, além de ser uma base indispensável para a elaboração de políticas culturais no âmbito do livro.»


Em Portugal, a Direção Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) criou o passatempo "AVÔ, COMO ERA NO TEU TEMPO?", associando a comemoração do Dia Mundial do Livro às comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações 2012.

Este passatempo dirige-se a alunos entre os 9 e os 13 anos e pretende estimular o diálogo entre gerações, visando ao mesmo tempo a recolha de memórias dos mais velhos através do olhar dos jovens.
REGULAMENTO
1. Podem concorrer a este passatempo jovens entre os 9 e os 13 anos, que deverão recolher, junto de um avô, avó ou de outro idoso que com eles conviva, uma história de tempos antigos. O tema é livre, podendo estar relacionado com a escola, a culinária, o amor, os transportes, a casa, etc.
2. A história recolhida deve ser apresentada em texto, num máximo de uma folha A4, podendo ser enviada uma fotografia ou ilustração, ou ainda um documento vídeo ou áudio.
3. O texto deve ser acompanhado dos seguintes elementos: tema escolhido, nome do jovem, morada, telefone, escola, biblioteca municipal, nome do idoso e tipo de parentesco com o aluno.
4. Os trabalhos deverão ser enviados por e-mail (dsl@dglb.pt) ou pelos CTT (Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade, 1649-010 Lisboa) até 31 de Julho de 2012.
5. Um júri, constituído por elementos da DGLB e do Plano Nacional de Leitura, selecionará os 5 melhores trabalhos. Os vencedores receberão prémios em Livros.

 «Os livros testemunham a capacidade humana de invocar mundos reais e imaginários e de os fazer falar. São os melhores mensageiros da tolerância. Vibrantes sinais de esperança. Os livros são os pilares das sociedades livres e abertas.»
Irina Bokova